Projeto Kantauribai
Kantauribai: melhoria ecológica da rede fluvial Natura 2000 no Golfo de Biscaia
O projeto "KANTAURIBAI" recebe financiamento da Comissão Europeia no âmbito do programa LIFE.

LIFE KANTAURIBAI




A Iberdrola España, por meio de sua Divisão Hidroelétrica, confirma seu compromisso com o meio ambiente ao colaborar com o projeto LIFE KANTAURIBAI para a melhoria ecológica da rede fluvial Natura 2000 no Golfo de Biscaia. A iniciativa é promovida por um consórcio com 12 agentes, a maioria deles entidades públicas, como o Conselho Provincial de Gipuzkoa, a Agência Basca da Água (URA), a Confederação Hidrográfica Cantábrica ou as Prefeituras de Donostia, Errenteria e Hernani, entre outros, que participam de diversas ações, como a melhoria da conservação de espécies migratórias (salmão, enguia, sável, lampreia) e outras espécies nativas. A Iberdrola é a única empresa privada de energia que apoia essa iniciativa de proteção da biodiversidade.
Objetivo do projeto LIFE KANTAURIBAI
O LIFE KANTAURIBAI é um projeto europeu cujo objetivo geral é melhorar o estado de conservação de espécies e habitats ligados ao ecossistema fluvial em 15 locais da Rede Natura 2000, rios e afluentes que deságuam no Golfo de Biscaia em 5 bacias hidrográficas compartilhadas por 3 regiões (Navarra, Gipuzkoa e Aquitânia). Estes são seus objetivos específicos:
- Reduzir as principais ameaças ao salmão no âmbito do projeto
- Instalar um sistema automatizado de controle e monitoramento de peixes migratórios.
- Melhorar o estado de conservação da Margaritifera margaritifera, Galemys pyrenaicus e Mustela lutreola por meio de um programa de conservação ex situ e translocações.
- Controlar ou erradicar espécies exóticas invasoras (visão-americano, ratão-do-banhado, rato almiscarado e flora).
- Criar um órgão para permitir a coordenação internacional entre as três regiões.
- Ampliar a rede fluvial de áreas protegidas de modo a garantir a conservação da superfície útil para o salmão, a toupeira-da-água, o mexilhão-pérola-de-água-doce, o visão-europeu e o habitat 91E0* presente nos rios do Golfo de Biscaia.
A conclusão bem-sucedida do projeto reduzirá uma das maiores ameaças ao salmão do Atlântico e a outras espécies migratórias: a grande descontinuidade fluvial. Por meio da instalação de sistemas de controle e do rastreamento automatizado de espécies de peixes migratórios, o monitoramento será realizado com o mínimo de intervenção humana. Espera-se aumentar o tamanho das populações de salmão em 10%, de mexilhão-pérola-de-água-doce em 5%, e do visão-europeu e da toupeira-da-água em 10%.
O projeto também visa restaurar 100 hectares de bosques de amieiros atualmente ocupados por espécies de flora exóticas invasoras e reduzir em 90% as populações de espécies exóticas invasoras, como o visão-americano, o ratão-do-banhado e o rato almiscarado.
A IBERDROLA participa do projeto colaborando com a melhoria da conectividade fluvial do rio Urumea, na fronteira entre Navarra e o País Basco, com a construção de uma balança de peixes na mini-hidrelétrica de Santiago, no rio Urumea, e um sistema de visualização e contagem de peixes que permitirá monitorar o correto funcionamento da infraestrutura, assim como o comportamento das espécies de salmonídeos tão representativas da área.
Carteira de instalações hidrelétricas da Iberdrola
A IBERDROLA tem mais de 13.300 MW de capacidade instalada em todo o mundo e é líder em armazenamento de energia, com 4.000 MW de capacidade instalada por meio de usinas hidrelétricas de armazenamento por bombeamento. Isso confirma o comprometimento do grupo com esse tipo de usina – essencial para a transição energética –, o que contribui para a sustentabilidade e a coexistência com o meio ambiente onde estão localizadas.