Países mais afetados pelas mudanças climáticas

Quais são os países mais ameaçados e vulneráveis pelas mudanças climáticas?

Natureza Sociedade

Durante a COP27, foi realizado um estudo para definir quais são os países mais vulneráveis às mudanças climáticas. Chade, Somália e Síria são os que contam com o maior risco potencial de sofrer as consequências deste problema ambiental.

Paises_Amenazados
O risco climático reflete a vulnerabilidade dos países diante das consequências diretas dos fenômenos meteorológicos extremos.

Nas últimas semanas do 2019, temos visto um país inteiro queimando-se (Austrália) que, em só quatro meses, perdeu 8,4 milhões de hectares, mais de 1.300 moradias, 27 vidas humanas e, conforme estimativas da Universidade de Sidney, cerca de 1 bilhão de animais: tudo isto por um dos piores incêndios da sua história. Quem são os culpados? A seca extrema e o intenso calor causados nesta região pelas mudanças climáticas.

As dificuldades em medir por países

Nos últimos años, foram feitas diversas tentativas para calcular como as mudanças  climáticas afetam cada um dos países. No entanto, o problema está relacionado a quais países são considerados vulneráveis, um debate que foi realizado durante a COP27. Os critérios de vulnerabilidade provocaram controvérsia entre um lado, constituído pela China e países emergentes, e o outro, formado pela União Europeia. O problema existia no conceito do que era considerado vulnerável aos efeitos das mudanças climáticas e, portanto, quem deveria receber apoio da comunidade internacional.

Devido a este debate, é necessário investigar quais países são mais prováveis de serem afetados no caso de um desastre climático sem chance de recuperação. Alguns casos são os Estados Unidos ou a Austrália, onde os fenômenos geralmente causam efeitos adversos, mas por serem países com capacidade de reação, foram descartados dos estudos relacionados à vulnerabilidade. Estes são os 10 países mais afetados atualmente:

1. ChadeHADE

 É considerado o país mais vulnerável do planeta de acordo com os estudos da Universidade de Notre Dame Link externo, abra em uma nova aba. de vulnerabilidade por países, devido às enchentes, ao aumento do confronto militar e à fome que afetam todo o país.

2. Somália

 Devido à seca e aos problemas políticos no país, o IRC (Comitê Internacional de Resgate) espera que mais de oito milhões de somalis possam sofrer com a fome durante o ano.

3. Síria

 Após uma década de guerra, a seca e o terremoto em fevereiro de 2023 fizeram com que o país do Oriente Médio fosse considerado como um dos países com maiores problemas para lidar com os problemas relacionados ao clima.

4. República Democrática do Congo

 Com mais de 100 grupos armados lutando pelo controle do país, múltiplas doenças como a malária e o vírus Ebola têm afetado grandes partes do país. A fome se expandiu ainda mais com o aumento das enchentes nos últimos meses.

5. Afeganistão

 Desde o retorno ao poder do regime talibã, a ajuda internacional desapareceu em um contexto em que o país enfrenta problemas com a seca há três anos, enquanto o resto do Afeganistão vem sofrendo com as inundações.

Paises_Afetados
Os 10 países mais vulneráveis pelas mudanças climáticas no século XXI.

 VER INFOGRÁFICO: Os 10 países mais vulneráveis pelas mudanças climáticas no século XXI. [PDF]

6. Sudão do Sul

 Um dos países mais jovens do mundo, criado em 2018, sofre grandes complicações devido às graves inundações no final de 2022, que afetaram mais de 900.000 pessoas.

7. República centro-africana

 A crise política levou a graves problemas de saúde, com a população sendo afetada por doenças como a meningite e a malária. Mas a maior preocupação é em relação à água potável, já que foram encontradas doenças como a cólera em seus reservatórios.

8. Nigéria

 Em 2022, um total de 2,5 milhões de pessoas foram afetadas pelas enchentes no país, algo que acabou destruindo grande parte dos cultivos pelo caminho. Devido a essa tragédia e a aos problemas políticos, espera-se que 25 milhões de pessoas sofram com a fome em um dos países mais populosos da África.

9. Etiópia

 A seca atinge atualmente 24 milhões de etíopes no que é o sexto ano sem uma estação chuvosa.

10. Bangladesh

 O país asiático sofreu mais de 185 eventos climáticos adversos durante os últimos 20 anos. 75% do país está tecnicamente submerso e, portanto, qualquer elevação do nível do mar afetaria severamente a habitabilidade de Bangladesh.