Eficiência energética

O que é eficiência energética e como alcançá-la em nossa vida cotidiana?

Eficiência energética Transição energética

A economia de energia tornou-se particularmente importante nos últimos anos para proteger o meio ambiente e manter as contas baixas, e é ainda mais essencial em tempos de escassez ou instabilidade. Aqui estão os segredos para contribuir com a eficiência energética em casa.

Eficiencia energética

A eficiência energética não é mais uma opção, mas uma necessidade. Economizar energia para garantir a estabilidade do abastecimento em qualquer território é um objetivo que precisa da participação de todos, seja em casa, em nossos locais de trabalho, meios de transporte, destinos de férias ou locais e hábitos de lazer. Mas o que implica a eficiência energética?

Eficiência energética: significado e implicações

O conceito de eficiência energética se refere ao conjunto de ações que otimizam a relação entre a quantidade de energia consumida e os produtos ou serviços finais obtidos. Em outras palavras, ela visa fazer o melhor uso possível da energia para não gastá-la desnecessariamente e economizar o máximo possível sem perder qualidade de vida ou de produção. 

Além de ajudar a garantir o abastecimento, esse tipo de economia ajuda a reduzir as contas de energia utilizando apenas os recursos necessários e contribui para a sustentabilidade do planeta ao reduzir a pegada de carbono.

Isso pode ser alcançado através de várias medidas tecnológicas, por exemplo, mas também através de algumas mudanças em nossos hábitos diários.

O que é eficiência energética e como alcançá-la em nossa vida cotidiana?

 VER INFOGRÁFICO: O que é eficiência energética e como alcançá-la? [PDF] 

Dicas para economizar energia em casa

Todos nós podemos contribuir para economizar energia com pequenos gestos cotidianos. Estas são algumas das recomendações incluídas em nosso Decálogo de economia de energia em casa:

   Desconecte os dispositivos desnecessários
Apague as luzes e os aparelhos dispensáveis ao sair dos quartos. Uma maneira simples de eliminar essa despesa é conectar os dispositivos a um filtro de linha para desligá-los em um único movimento. 

   Um compromisso com a luz sustentável
Quase um quarto do gasto de energia de uma casa é destino à iluminação, portanto, lâmpadas econômicas e LEDs são a melhor maneira de reduzi-la. Essas lâmpadas de baixo consumo podem economizar entre 50-80% de energia em comparação com as lâmpadas convencionais, além de ser mais duradouras.

   Regule a calefação

A recomendação é manter a casa a uma temperatura máxima de 21 ºC quando estiver frio, um limite que também deve ser aplicado em estabelecimentos, empresas e prédios públicos. Em caso de estar fora de casa, é preferível reduzir o termostato para 15ºC para evitar o desperdício de energia. Outras recomendações são: desligar o calefação quando estiver dormindo, ventilar pela manhã antes de ligá-la, evitar cobrir os radiadores e fechar as persianas à noite para manter a temperatura. Lembre-se de ajustar o sistema: limpe os radiadores no início da estação mais fria e instale válvulas termostáticas nos radiadores ou termostatos programáveis.

   Use o ar-condicionado com moderação

O uso do ar-condicionado é um dos principais gastos de energia em residências durante as estações mais quentes. Várias empresas privadas e instituições públicas já estabeleceram limites mínimos de temperatura (como 27 ºC) em que o ar pode ser programado em seus edifícios, e o fato é que, para cada grau que aumentamos o ar-condicionado, economizamos até 10% na conta final. Portanto, o ar deve ser utilizado com moderação, somente quando necessário e em uma temperatura moderada.

Outras dicas simples são manter as portas fechadas para evitar que o frio escape, verificar regularmente os aparelhos de climatização ou escolher os mais eficientes no momento da compra.

   A ventilação natural como primeira opção
Uma recomendação, sempre que possível, é gerar correntes de ar fresco e fechar portas e janelas para manter a temperatura quando for apropriada. As persianas podem ajudar a ventilar a casa sem deixar que o sol entre.

   Roupas apropriadas para a estação do ano
Escolha roupas que sejam confortáveis e que esteja de acordo com a época do ano e o clima. Lembre-se: cada pequeno gesto ajuda a reduzir o consumo de eletricidade.

   Priorize eletrodomésticos eficientes
A previsão é uma virtude: ao comprar um eletrodoméstico, escolha aqueles com uma boa classificação energética - a mais alta é A+++, enquanto a mais baixa, e portanto a menos eficiente, é D.

   Fugir do standby
O modo standby é responsável por até 10% do consumo doméstico total. Evite esse modo e desligue completamente os aparelhos que você não está usando. Nesse caso, o uso de temporizadores pode ser muito útil.

   Atenção à geladeira
De todos os eletrodomésticos que temos em casa, a geladeira absorve 30,6% de todo o consumo de eletricidade, segundo o IDAE (Instituto para a Diversificação e Economia de Energia), pois está sempre conectada e funcionando 24 horas por dia e sete dias por semana. Invista em uma com boa eficiência energética e certifique-se de que o tamanho não exceda suas necessidades. Os especialistas recomendam limpar e descongelar a geladeira periodicamente, já que a camada de gelo de dentro a torna menos eficiente. Também aconselham não colocá-la perto de fontes de calor como o forno ou micro-ondas e evitar deixar a porta aberta por muito tempo. 

   Lavar de forma sustentável
Tente usar a máquina de lavar até sua capacidade máxima de carga, use o programa ECO e opte pela lavagem a baixa temperatura se a roupa não estiver muito suja. Aproveite os dias ensolarados para secar as roupas e deixe a máquina de secar roupa para os dias frios e chuvosos, pois consome o dobro de energia que a máquina de lavar roupa.

   Consulte e se informe
Você pode consultar seu consumo e gerenciar sua energia entrando em contato com sua empresa de distribuição ou revendedor. Conhecer a evolução de seu gasto energético é essencial para evitar gastos desnecessários.