Ônibus elétricos
A revolução dos ônibus elétricos
Mobilidade elétrica Transporte
Nos últimos anos, os ônibus elétricos se tornaram cada vez mais importantes no processo de descarbonização da sociedade. Na busca por meios de transporte mais ecológicos, o transporte público é a melhor alternativa, principalmente o ônibus, uma vez que ajuda a descongestionar o tráfego e a reduzir as emissões relacionadas ao transporte.

Os ônibus são um dos meios de transporte mais importantes. Por ser capaz de transportar várias pessoas em cada viagem (até mais de 145 passageiros), o ônibus reduz significativamente o número de carros nas ruas. Isso por si só já era considerado uma maneira muito eficiente de ajudar na descarbonização, mas graças aos avanços na tecnologia de propulsão de veículos, o ônibus também passou por algumas mudanças.
Como resultado, nos últimos anos se avançou na implementação de ônibus com emissão zero. De acordo com dados da Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis (ACEA), os registros de ônibus que não emitem poluentes no continente cresceram 45% na primeira metade de 2024. Além disso, o ônibus elétrico demonstrou ser mais eficiente e de melhor desempenho em comparação com outras alternativas de transporte.`
O funcionamento dos ônibus elétricos
Apesar de seu tamanho, os ônibus elétricos não são diferentes dos carros, sendo necessário uma infraestrutura de recarga para conectar o veículo enquanto ele estiver parado, para que assim as baterias internas possam ser recarregadas. Uma vez carregadas, as baterias fornecem ao veículo energia suficiente para que ele possa realizar sua viagem sem a necessidade de parar novamente para recarregar.
A parte mais positiva e interessante é a facilidade com que a recarga pode ser planejada. Devido ao planejamento estabelecido das rotas e horários dos ônibus urbanos, é muito fácil estabelecer com antecedência a parada necessária para recarregar as baterias. Essas paradas podem ser feitas em pontos de recarga externos ou em infraestruturas de recarga privada exclusiva para ônibus, como a que está sendo desenvolvida pela Iberdrola.
Iberdrola e o ônibus elétrico
Na Iberdrola, estamos promovendo a implementação do ônibus elétrico com mais de 550 pontos de recarga já instalados, e pretendemos seguir contribuindo para a descarbonização de mais veículos no futuro como parte dos projetos de eletrificação do transporte urbano que estamos desenvolvendo. Além de estarmos presentes nas instalações dos principais operadores de transporte público da Espanha, também contamos com pontos de recarga administrados em Portugal, dentro do Transporte Urbano de Braga, e na Escócia, com pontos operacionais em Houston's, em Lockerbie.
Com o objetivo de promover a eletrificação do transporte público, nós da Iberdrola ajudamos os operadores com uma análise da viabilidade da eletrificação de linhas e um estudo da implementação de infraestruturas de recarga em suas bases. Por outro lado, analisamos a infraestrutura elétrica para poder implementar pontos de recarga em garagens, como foi feito em Madri (Espanha) para a EMT. Além disso, nossa proposta de valor inclui o fornecimento de energia renovável de longo prazo e um software de gestão inteligente para otimizar o tempo de recarga e as emissões.
Instalação de sistema de recarga inteligente para ônibus elétricos
1 Estudo de viabilidade
Antes de iniciar o projeto, é necessário confirmar se o local éadequado para as instalações
Instalação em garagens
As garagens estão equipadas com pontos de recarga e a infraestrutura necessária
2





Energia 100% verde
A eletricidade é gerada a partir de energias renováveis
4 Sistema de recarga inteligente
Permite ajustar a carga de acordo com suas necessidades, monitorar o estado da bateria e da rede elétrica e maximizar o uso de energia renovável
VER INFOGRÁFICO: Ônibus elétricos [PDF]
Vantagens e implantação do ônibus elétrico
A principal vantagem desses novos meios de transporte é a redução das emissões de CO2 e o menor custo operacional devido à diferença de preço entre os combustíveis tradicionais e a eletricidade, o que compensa os gastos iniciais mais altos de infraestrutura. Além disso, a ausência do ruído é um fator muito importante na redução da poluição sonora
Empresas como Volvo, Mercedes, Solaris e Irizar têm trabalhado em projetos para aumentar sua oferta de ônibus elétricos. Os avanços tecnológicos já possibilitam a operação de ônibus elétricos interurbanos no mercado, com mais de 100 veículos em circulação na Comunidade de Madri e outros 340 na capital espanhola. Além disso, alguns fabricantes estão trabalhado no desenvolvimento de ônibus elétricos para trajetos de longa distância.
No entanto, ainda existem desafios a serem superados, como o tempo necessário para a recarga das baterias e a autonomia em determinados casos. Por isso, além dos ônibus elétricos, na Iberdrola também apostamos no ônibus movido a hidrogênio. Fomos a primeira empresa a fornecer hidrogênio verde para o transporte coletivo graças à nossa instalação no Porto de Barcelona, com o objetivo de poder cobrir as necessidades de recarga de 60 ônibus, além de parte da frota diurna da rede de transporte da cidade.