5 de junho: Dia Mundial do Meio Ambiente
Avançamos rumo à transição energética e à neutralidade climática, essenciais para a restauração dos ecossistemas
Natureza Eventos Energias renováveis
O Dia Mundial do Meio Ambiente 2024, celebrado no dia 5 de junho, faz parte da Década das Nações Unidas da Restauração de Ecossistemas, uma iniciativa global para prevenir, deter e reverter a degradação dos ecossistemas em todo o mundo. Plenamente alinhado com esse objetivo, o Grupo Iberdrola trabalha para ajudar a preservar ecossistemas saudáveis nas regiões onde desenvolve sua atividade.
Mais de 20 anos trabalhando com uma missão: deixar para nossas crianças um lugar melhor para viver (vídeo em espanhol)
No Dia Mundial do Meio Ambiente, reafirmamos nossos compromissos ambientais.
A transição energética, no centro de nossa ação climática
O compromisso da Iberdrola com a proteção e conservação das áreas naturais é desenvolvido de acordo com os princípios estabelecidos em sua primeira política de biodiversidade, criada em 2007 e renovada em 2024, e se baseia em anos de trabalho para integrar a consideração da biodiversidade na gestão e tomada de decisões do Grupo.
Neste sentido, há anos a Iberdrola tem implementado um plano de ação de biodiversidade baseado em quatro princípios de ação prioritários definidos na Política de Biodiversidade:
Proteger a biodiversidade e fazer um uso sustentável do capital natural, adotando uma hierarquia de conservação.
Promover o conhecimento dos ecossistemas para identificar, quantificar e valorizar os impactos das atividades do Grupo.
Colaborar com os Stakeholders, considerando suas necessidades de biodiversidade e participar em projetos de melhoria da biodiversidade.
Destacar e conscientizar sobre a importância da proteção e conservação da biodiversidade através de atividades de treinamento.
Energías renováveis para preservar os ecossistemas
A Iberdrola integra a conservação e promoção da biodiversidade em sua estratégia e promove as energias limpas responsáveis com a natureza como fonte de desenvolvimento sustentável. Um compromisso que se materializa em sua Política de biodiversidade e que a levou a estabelecer um ambicioso objetivo: alcançar zero perda líquida de biodiversidade em 2030, apostando, sempre que possível, no impacto líquido positivo nos novos desenvolvimentos de infraestruturas.
Entre 2022 e 2023, a empresa realizou mais de 1.600 ações de proteção da biodiversidade em todo o mundo, de acordo com o último Relatório de Biodiversidade 2024 [PDF] (versão em espanhol), combinando a instalação de projetos de energias renováveis com a conservação da diversidade biológica dos ecossistemas, cuidados da flora, da fauna e do patrimônio natural. A visão do Grupo é construir um modelo energético em harmonia com a natureza e a humanidade.
Instalação de colmeias nos arredores das usinas fotovoltaicas.
Os 'Start-up Challenge' para solucionar desafios
A Iberdrola promove regularmente desafios conhecidos como 'Start-up Challenges' com o objetivo de proteger o meio ambiente. Consulte os últimos projetos neste link
Nosso objetivo de reflorestamento: 20 milhões de árvores em 2030
A Iberdrola conta com seu Programa Árvores, através do qual promove o plantio de 20 milhões de árvores durante esta década, o que permitirá capturar aproximadamente 6 milhões de toneladas de CO2 em 30 anos. Até o momento, já plantamos 3,4 milhões de árvores, e esperamos chegar a 8 milhões de plantios até 2025.
O programa de Árvores tem três vertentes:
Conservação do patrimônio natural, visando mitigar e compensar os habitats afetados pela implantação de novas infraestruturas.
Regeneração e criação de valor natural, com a finalidade de reverter a perda de massa florestal mediante a promoção de iniciativas que permitirão plantar em terrenos próprios ou de terceiros.
Pesquisa e conscientização, através do Programa de Voluntariado da companhia e do apoio a projetos de P&D.
VER INFOGRÁFICO: Programa de Árvores da Iberdrola [PDF] Link externo, abra em uma nova aba.
Comprometidos com o meio ambiente e os ecossistemas
Liderando a transição energética
Compromisso com um modelo de negócio limpo, confiável e inteligente.
Referência em ação climática
A luta contra as mudanças climáticas tem estado no centro de nossa estratégia.
Respeitamos o meio ambiente
Apoiamos nosso modelo de negócio sustentável na economia circular.
Protegemos os ecossistemas naturais
Integramos o ODS 14 e o ODS 15, dedicados à preservação da vida terrestre e marinha.
TAMBÉM PODE LHE INTERESSAR...
Biodiversidade e saúde
A ONU alerta sobre a importância de valorizar o papel protetor da biodiversidade diante do risco de doenças infecciosas como a COVID-19.
As mudanças climáticas aceleram a sexta extinção
Mais de 25.000 espécies, quase um terço das conhecidas, estão em perigo de extinção. As mudanças climáticas serão responsáveis por 8 % delas.
A chuva ácida, um perigo real para os seres vivos
A chuva ácida provoca a acidificação do solo e das águas superficiais, o que tem efeitos devastadores nos ecossistemas e seres vivos.
Exploração excessiva dos recursos naturais
Os recursos naturais são imprescindíveis para a subsistência, mas se forem consumidos a uma velocidade maior do que a de sua regeneração natural, podem esgotar-se.
As florestas, em perigo por causa do desmatamento
O desmatamento coloca em perigo determinados ecossistemas dos quais dependem a riqueza natural do planeta e sua capacidade para enfrentar as mudanças climáticas.
Os polinizadores naturais estão desaparecendo
A grande maioria dos cultivos de alimentos do mundo depende dessas espécies, ameaçadas pela agricultura intensiva, agrotóxicos, poluição e mudanças climáticas.
As mudanças climáticas ameaçam os recifes de corais
Os cientistas calculam que quase 90 % desses superecossistemas poderiam se extinguir até 2050.
Proteger os países megadiversos
10 % da superfície mundial abrange 70 % da diversidade biológica terrestre do planeta. É vital proteger esses países megadiversos.
Espécies exóticas invasoras
Estas espécies, que se introduzem em um meio que não é o seu até acabar colonizando-o, significam a segunda causa de perda de biodiversidade no mundo.
Animais salvos da extinção
99 % dos animais que alguma vez habitaram o planeta já não existem. Porém, o conservacionismo ambiental conseguiu que algumas espécies sobrevivam.
Como será a Terra em 2030?
As mudanças climáticas ameaçam o futuro de nosso planeta, mas ainda há tempo para nos adaptar a elas e mitigar seus efeitos.
Toda la información sobre el día mundial del medio ambiente
¿Qué es el Día mundial del Medio Ambiente y por qué se celebra?
El Día Mundial del Medio Ambiente es la fecha más importante dentro del calendario oficial de la Organización de Naciones Unidas (ONU) para promover la conciencia y la acción ambiental a nivel mundial. Consiste en una plataforma global de divulgación pública que reúne a gobiernos, empresas, expertos y ciudadanos de más de 150 países en torno a un asunto ambiental urgente y relevante.
La importancia del Día Mundial del Medio Ambiente: ¿cuál es su objetivo?
El Día Mundial del Medio Ambiente es una plataforma poderosa para acelerar la acción ambiental. Su objetivo es impulsar a los gobiernos a tomar medidas para preservar los espacios silvestres, concienciar a las empresas de la necesidad de desarrollar modelos más ecológicos, instar a los agricultores y fabricantes a producir de manera más sostenible y hacer un llamamiento a la sociedad en general para reflexionar sobre la forma en que consumimos y sobre cómo podemos avanzar hacia un futuro verde.
¿En qué fecha se celebra y cuándo se celebró el primero?
El Día Mundial del Medio Ambiente se conmemora cada 5 de junio desde 1974. La fecha coincide con el inicio de la Conferencia de Naciones Unidas sobre el Medio Ambiente Humano (CNUMAH) —también conocida como Conferencia de Estocolmo—, celebrada entre el 5 y el 16 de junio de 1972. La celebración del Día Mundial del Medio Ambiente 2024 tiene lugar 52 años después de este encuentro que fue la primera gran cumbre sobre temas medioambientales y supuso un punto de inflexión para el desarrollo de las políticas internacionales de medio ambiente.
¿Quién creó el Día Mundial del Medio Ambiente?
La ONU proclamó el 5 de junio como Día Mundial del Medio Ambiente, meses después de la Conferencia de Estocolmo de 1972.
¿Cuál es el tema de este año?
El tema del Día Mundial del Medio Ambiente 2024 está centrado en la desertificación, la recuperación de la tierra y la resistencia contra la sequía.
¿Dónde y cómo se celebra? Actividades del Día Mundial del Medio Ambiente 2024
El Día Mundial del Medio Ambiente se conmemora en todo el mundo a través de diversos eventos y actividades. A través de las redes sociales, puedes participar siguiendo y utilizando el hashtag #GeneraciónRestauración
¿Hay algún país anfitrión cada año?
En 2024, el país anfitrión del Día Mundial del Medio Ambiente es Arabia Saudí, apoyado por el Programa de las Naciones Unidas para el Medio Ambiente (PNUMA).