Manejo florestal sustentável
Manejo florestal sustentável: essencial para preservar o futuro das florestas
Um manejo sustentável dos recursos é imprescindível para minimizar o impacto das mudanças climáticas, sendo aplicável também às florestas, cuja saúde é preocupante diante do avanço do desmatamento. A FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação), especificamente, expõe que sua exploração deve ser realizada a um ritmo que permita manter sua biodiversidade, produtividade e capacidade de regeneração.
Quem não gosta de aproveitar o fim de semana para se afastar da cidade e passar algumas horas no campo? Respirar o ar puro proporcionado pelas árvores serve para "recarregar as energias" e ajuda enfrentar uma dura semana de trabalho. As florestas, por essa e muitas outras razões, são essenciais para o ser humano e para o resto do planeta. No entanto, podemos afirmar que a relação não é recíproca uma vez que nós não lhes fazemos o mesmo bem, muito pelo contrário.
As florestas, segundo a FAO, abrangem aproximadamente 31 % da superfície terrestre mundial, da qual apenas a metade está relativamente intacta. A degradação das florestas é causada, em grande medida, pelo desmatamento, avança a um ritmo alarmante, repercutindo de forma significativa na perda de biodiversidade. Atualmente, o mundo está muito longe de cumprir a meta do Plano estratégico da ONU para as florestas que propõe aumentar em 3 % a superfície florestal até 2030. Através do manejo florestal sustentável é possível corrigir essa trajetória.
As florestas sustentáveis
As florestas sustentáveis são aquelas cujo manejo permite a provisão de recursos preservando os restantes usos e serviços. A sustentabilidade garante sua regeneração sendo essencial para manter a atividade econômica ligada à sua exploração. Graças a essa forma de manejo, a infinidade de benefícios que as florestas trazem ao planeta estarão garantidos no futuro. A seguir, enumeramos alguns deles:
- Favorecem a conservação da biodiversidade, exercendo como lar de inúmeras espécies.
- Fornecem abundantes recursos essenciais para a atividade diária dos seres humanos.
- Ajudam a combater as mudanças climáticas ao atuarem como sumidouros de carbono e reguladores do clima.
- Facilitam a formação de solos e evitam sua erosão, provocada por fenômenos como a desertificação.
O que é o manejo florestal sustentável
O manejo florestal, segundo a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), é um processo de planejamento e execução de práticas para a administração e uso das florestas e de outros terrenos arborizados destinados a satisfazer objetivos ambientais, econômicos, sociais e culturais específicos. Em suma, pode ser considerado como o uso e a conservação sustentável das florestas com o objetivo de manter e melhorar seus inúmeros valores e satisfazer as diversas necessidades da sociedade, em perpetuidade, através da intervenção humana. Indica-se que é um conceito “dinâmico e evolutivo”, ou seja, que irá variar ao longo do tempo.
Àreas do manejo florestal sustentável
O manejo florestal sustentável (GFS) é um conceito multidimensional e polivalente composto por sete elementos temáticos ou áreas de gestão:
- Extensão dos recursos florestais
Refere-se à necessidade de manter os recursos florestais adequados para promover os objetivos sociais, econômicos e ambientais das florestas e a atividade florestal em um país ou região.
- Diversidade biológica das florestas
Diz respeito à preservação das diversas formas de vida existentes nas florestas, às funções ecológicas que estas realizam e à diversidade genética que contêm.
- Saúde e vitalidade das florestas
São fatores sujeitos às alterações decorrentes do clima. Especificamente, as mudanças climáticas afetarão sua frequência, intensidade ou duração e aumentarão a suscetibilidade das florestas às mesmas.
- Funções produtivas dos recursos das florestas
Proporcionam uma vasta gama de recursos florestais madeireiros e não madeireiros, razão pela qual a função produtiva é um elemento a considerar no momento de fazer as avaliações florestais.
- Funções protetoras dos recursos das florestas
Exercem funções de proteção e de prestação de serviços ambientais, que devem ser consideradas para uma ordenação florestal sustentável.
- Funções socioeconômicas dos recursos das florestas
Proporcionam diversos benefícios sociais e econômicos. Estes podem abranger valores econômicos facilmente quantificáveis, assim como valores de caráter intangível para a sociedade.
- Enquadramento jurídico, político e institucional
A ordenação florestal sustentável depende de um âmbito nacional criado com base em um consenso internacional, que é utilizado por muitos países para desenvolver e executar políticas.
A certificação florestal
A certificação florestal é um processo através do qual se certifica que o manejo de uma superfície florestal cumpre um conjunto de requisitos relacionados à sustentabilidade. Portanto, trata-se basicamente de um instrumento que garante ao consumidor, e também às empresas, que um produto foi elaborado com matérias-primas florestais provenientes de uma floresta com manejo sustentável e responsável.
VER INFOGRÁFICO: Quais os benefícios das florestas sustentáveis certificadas? [PDF]
Certificação PEFC
O Plano European Forest Certification (PEFC) promove objetivos relacionados à conservação do meio ambiente, à melhoria da produtividade e à promoção do desenvolvimento socioeconômico no meio rural. É uma organização sem fins lucrativos que surgiu a partir de uma iniciativa do setor privado florestal.
Certificação FSC
O Forest Stewardship Council (FSC) tem como principal objetivo promover um manejo florestal responsável do ponto de vista ambiental, assim como é socialmente benéfico e economicamente viável. De caráter independente e sem fins lucrativos, esta organização é apoiada por prestigiadas ONGs dedicadas à proteção do meio ambiente.