Gestão sustentável de eventos
Somos pioneiros na gestão sustentável de eventos
Assembleia Geral de Acionistas Eventos Apresentação de resultados
A Iberdrola foi a primeira empresa do IBEX 35 (principal índice de referencia da bolsa espanhola) que ampliou o alcance de seu sistema de gestão de eventos sustentáveis sob o certificado ISO 20121 incluindo suas Apresentações de Resultados e o Capital Markets Day. A companhia já foi pioneira nesse âmbito em 2016, ao ser também a primeira empresa do IBEX 35 e a primeira empresa elétrica entre as dez maiores do mundo que obteve o selo da AENOR para seu sistema de gestão de eventos sustentáveis, que então abrangia apenas a Assembleia Geral de Acionistas e que, atualmente, inclui seus demais eventos corporativos.
Como sinal do nosso compromisso com a sustentabilidade e a melhoria contínua, em 2024, ampliamos mais uma vez o sistema de gestão de eventos sustentáveis, incluindo o 1º Fórum de Assessores Jurídicos Sustentáveis promovido pela Iberdrola. Assim, esse fórum se torna o primeiro evento desse tipo a ser certificado como um evento sustentável.
A Associação Espanhola de Padronização e Certificação (AENOR) outorgou o certificado ISO 20121:2012 de eventos sustentáveis [PDF] Link externo, abra em uma nova aba. à Assembleia Geral de Acionistas, as Apresentações de Resultados, Capital Markets & ESG Day e ao Fórum de Assessores Jurídicos Sustentáveis promovido pela Iberdrola. Deste modo, a companhia se torna a primeira empresa que certifica pela AENOR esses eventos corporativos sob um mesmo sistema de gestão.
Este reconhecimento certifica que os eventos da Iberdrola, em todo seu alcance, maximizam os impactos positivos nos três âmbitos da sustentabilidade: econômico, social e ambiental. Assim, através de seu sistema de gestão sustentável, a companhia procura que seus principais eventos corporativos gerem lucros econômicos, sociais e ambientais para a comunidade.
Além disso, essa certificação responde a sua Política de gestão sustentável, na qual estabelece que os eventos do grupo deverão cumprir escrupulosamente todos os requisitos aplicáveis em cada caso — incluindo, especialmente, a legislação sobre segurança e saúde, ruídos, resíduos, privacidade e proteção de dados de caráter pessoal —, bem como promover a acessibilidade, a inclusão e a não-discriminação em seu planejamento e execução.
A Iberdrola continua, desta maneira, com o intuito de cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas. Um caminho que começou em 2016, ano em que a Iberdrola foi pioneira em adotar a norma ISO 20121 e implementá-la na Assembleia Geral de Acionistas.
Certificado de Eventos Sustentáveis Iberdrola
A Iberdrola foi pioneira ao adotar a norma ISO 20121 em 2016 e implementá-la na Assembleia Geral de Acionistas desse mesmo ano
-
2016 A Iberdrola foi a primeira empresa do Ibex-35 a certificar sua Assembleia Geral de Acionistas como um evento sustentável
-
2019 A Iberdrola foi a primeira empresa a renovar o certificado
-
2020 A Iberdrola foi a primeira empresa a incluir a Assembleia Geral de Acionistas, a Apresentação de Resultados e o Capital Markets Day em um único certificado de evento sustentável
-
2022 A Iberdrola renova seu certificado pela segunda vez e amplia o alcance do certificado para os eventos da Assembleia Geral de Acionistas e do Capital Markets & ESG Day
-
2023 Iberdrola amplía el sistema de gestión de eventos sostenibles, incluyendo el 1º Fórum de Assessores Jurídicos Sustentáveis promovido pela Iberdrola
VER INFOGRÁFICO: Certificado de eventos sustentáveis Iberdrola [PDF]
O qué é a norma ISO 20121?
Independentemente de seu caráter, todos os eventos causam um impacto ambiental, econômico e social nas comunidades onde ocorrem. O lado positivo dos eventos é sua notável contribuição para a economia local. Do outro lado da moeda, o alto consumo de energia e água nesse tipo de acontecimento, assim como a grande quantidade de resíduos gerados pela organização e pelos participantes representam seu impacto mais negativo.
Para resolver tal problema, a maior desenvolvedora mundial de normas internacionais, a International Organization for Standardization (ISO), publicou por ocasião dos Jogos Olímpicos de Londres — concretamente no dia 15 de junho de 2012 — a norma ISO 20121:2012: Sistemas de Gestão da Sustentabilidade de Eventos. Trata-se de uma norma voluntária criada para ajudar os organizadores de eventos a melhorar sua sustentabilidade ao longo de cada etapa: projeto, planejamento, realização, implementação, revisão e atividades posteriores ao evento sustentável.
A finalidade dessa norma não é certificar um evento em si, mas sim o sistema de gestão da empresa que o organiza para garantir que este seja efetuado seguindo critérios de sustentabilidade. Para conceder a certificação, a ISO verifica se o sistema de gestão de eventos de uma empresa foi concebido de acordo com a norma ISO 20121 e se funciona de forma eficiente.
Benefícios da certificação ISO 20121
Entre os benefícios intrínsecos à certificação ISO 20121 cabe destacar:
Ajuda a diminuir a pegada de carbono do evento.
Reduz os custos do evento graças à otimização do consumo de recursos.
Melhora a reputação corporativa.
O compromisso com o meio ambiente motiva os empregados e atrai e retém o talento.
Melhora o controle da cadeia de valor.
Contribui para a economia local.
Como tornamos nossos eventos mais sustentáveis?
Trabalhamos sobre os três pilares da sustentabilidade: social, econômico e ambiental. Para isso, estabelecemos diretrizes e objetivos para garantir que a cada ano os impactos dos nossos eventos sejam os mais benéficos possíveis. Dentro desses objetivos, propomos ações de acessibilidade, meio ambiente, sensibilização e participação, e apoio à comunidade local.
Dependendo do evento, do público-alvo e do objetivo do evento, são definidas as ações de sustentabilidade mais adequadas ao evento. Entre elas estão as seguintes:
Melhoria da acessibilidade
- Multi-idioma
- Transmissão ao vivo
- Incentivo à participação à distância
- Localização 100% acessível
- Língua de sinais, legenda e audiodescrição
Minimizar o impacto ambiental
- Critérios de compra verde
- Reutilização de materiais
- Separação e reavaliação de resíduos
- Projeto de compensação de emissões
Aumentar a conscientização sobre questões de sustentabilidade
- Tração para os principais fornecedores
- Análise e comunicação do impacto ambiental dos eventos
- Sensibilização de fornecedores e participantes do evento
- Campanhas de comunicação dirigidas a funcionários
Apoio à comunidade local
- Promoção da entrada de jovens no mercado de trabalho
- Promoção da contratação igualitária de pessoal
Sistema de gestão sustentável de eventos 2023
Total de emissões: 28.828 Kg CO2 eq.
Projeto para a instalação de fogões a lenha de alta eficiência em Malawi
Total de emissões: 28.298 Kg CO2 eq.
Absorção de 27 toneladas de CO2 (Além de interromper o desmatamento no Malaui, ele também reduz os riscos à saúde decorrentes da poluição da fumaça em ambientes fechados)
Pegada ambiental2 Maneiras de reduzi-la
- 2.822 Pts Assembleia Geral de Acionistas
- 44 Pts Apresentações de Resultados
Uso de energia certificada 100% renovável
Reutilização de 99% dos móveis
- Separação de resíduos durante a montagem, a desmontagem e a realização do evento
- Uso de equipamentos com selo de eficiência energética
- Distribuição de embalagens sustentáveis para água
Total dos 2 tipos de eventos 2.866 Pts O objetivo estabelecido foi alcançado
Outras formas de reforçar a sustentabilidade de nossos eventos
- Evento 100% acessível Mais de 20 ações para garantir a acessibilidade de nossos eventos
- Ajuda à comunidade local Promovemos a empregabilidade dos jovens e asseguramos critérios de igualdade de oportunidades e inclusão
- Fomento à conscientização Em termos de sustentabilidade a toda a equipe envolvida no evento
(¹) A pegada de carbono mede a quantidade de emissões de CO₂ – e outros gases de efeito estufa – equivalente ao efeito causado por um evento, direta ou indiretamente, no aquecimento global. Esses gases incluem metano (CH4), óxido nitroso (N2O), hidrofluorocarbonetos (HFCs) e dióxido de carbono (CO₂). Para contabilizar a pegada, foi estabelecida a unidade de medida CO₂ equivalente (CO₂ eq), que corresponde à emissão de todos os gases de efeito estufa mencionados acima.
(²) A pegada ambiental se refere ao impacto indireto que um evento gera no meio ambiente durante todo o seu ciclo de vida. Ela é medida por meio de uma ferramenta de cálculo chamada unidades ambientais (UMAS), que leva em conta vários efeitos, como a pegada hídrica, atmosférica ou de resíduos. Trata-se de uma quantidade sem dimensão e, portanto, é medida em pontos (Pt).
VER INFOGRÁFICO: Sistema de gestão sustentável de eventos 2022 [PDF]
Para qualquer tipo de dúvida, consulta ou sugestão sobre nossa atividade de gestão de eventos sustentáveis, entre em contato conosco através do endereço de e-mail sustainable.events@iberdrola.com