Transição energética como serviço (ETaaS)

Seu aliado no caminho para a eletrificação industrial

Descarbonização Transição energética

O conceito de Transição Energética como um Serviço (ETaaS) se refere ao conjunto completo de soluções que oferecemos a corporações e empresas com atividades geralmente difíceis de descarbonizar. Nosso objetivo é ajudá-las na redução de sua pegada de carbono.

 

Na Iberdrola, queremos ser um aliado energético confiável e estratégico, fornecendo as soluções necessárias para que cada um de nossos clientes alcance seus objetivos de descarbonização. Nossos serviços abrangem todo o ciclo de atividade dos clientes comerciais e industriais, fazendo com que sejam os principais motores e protagonistas da eletrificação e da transição energética.

Como a indústria pode participar da transição energética?

Os clientes industriais ou comerciais não apenas podem participar da transição energética, mas, com a orientação correta, podem ter um impacto significativo na luta global contra as mudanças climáticas. Ao mesmo tempo, eles podem obter ganhos em eficiência e rentabilidade e ser uma peça-chave na construção de um futuro econômico sustentável

 Para isso, o principal objetivo do setor deve ser reduzir sua pegada de carbono por meio de diferentes iniciativas. Duas opções claras para essa descarbonização são: o uso de fontes de energia renováveis e a eletrificação de processos industriais, incluindo os setores considerados "difíceis de reduzir".

Fechar
1 Ícone

Com a assinatura de PPA

Uma das formas mais eficientes para reduzir a pegada de carbono do setor industrial, principalmente em termos de consumo de eletricidade, é garantir um fornecimento de energia totalmente renovável (eólica e solar fotovoltaica).

Essa evolução energética é possível por meio da assinatura de um PPA corporativo (Corporate Power Purchase Agreement, CPPA). Em outras palavras, trata-se de um acordo ou contrato de compra de energia de longo prazo pelo qual a Iberdrola se compromete a fornecer a uma empresa a energia elétrica produzida por uma de suas instalações renováveis.

2 Ícone

Autoconsumo

O autoconsumo fotovoltaico industrial é um modelo de autoconsumo voltado para grandes empresas e PMEs industriais. As instalações são semelhantes às de grandes usinas fotovoltaicas preparadas para a venda à rede, mas, nesse caso, os painéis são instalados em telhados e se destinam a gerar a energia que será consumida diretamente nas instalações da empresa. O autoconsumo industrial é considerado um ponto-chave na descarbonização industrial.

3 Ícone

Uso de bombas de calor

Essa opção prevê a substituição dos sistemas de climatização ou de geração de água quente dos processos industriais com emissões por outros baseados em bombas de calor. Essa máquina térmica permite que o calor seja bombeado de um ponto frio para um ponto quente, usando energias renováveis, como a energia térmica ambiente do ar, da água ou do solo, ou a energia residual da própria indústria.

Essa tecnologia pode ser aplicada em sistemas de calefação, ar condicionado e água doméstica, bem como em todos os processos industriais com temperaturas abaixo de 120 °C, como processos na indústria alimentícia, processos de secagem de tinta e outros.

A tecnologia de bombas de calor está se desenvolvendo e as temperaturas de trabalho estão aumentando constantemente, de modo que, em um futuro próximo, seja viável até mesmo projetos que gerem vapor de processo.

4 Ícone

Uso de baterias

Essa prática contempla a inclusão de sistemas de armazenamento de energia por bateria (BESS). Os benefícios dessa opção incluem eficiência, economia e sustentabilidade, permitindo fontes renováveis e consumo reduzido.

5 Ícone

Uso de hidrogênio verde

A incorporação do hidrogênio verde nos processos industriais abre caminho para uma produção mais sustentável: é uma fonte de energia limpa que emite apenas vapor de água e não deixa resíduos no ar, ao contrário do carvão e do petróleo. Sua produção economizaria as centenas de milhões de toneladas de CO2 emitidas anualmente por processos que ainda dependem de combustíveis fósseis.

Fechar
1 Ícone

Eletrificação de processos

Essa opção prevê a substituição de fontes de geração térmica com emissões por processos eletrificados (direta ou indiretamente através de hidrogênio verde) alimentados por energia renovável. Isso pode ocorrer tanto por meio de instalações de autoconsumo quanto por outras fontes de geração renovável conectadas à rede elétrica.

2 Ícone

Mobilidade elétrica

Trata-se de substituir os veículos a combustão por veículos elétricos, fornecendo a infraestrutura correspondente de estações de recarga e garantindo uma recarga com eletricidade 100% renovável. Esses automóveis emitem poucos resíduos poluentes e são uma opção mais eficiente para reduzir o tráfego nas cidades.

* Ícone

Na Iberdrola, buscamos transformar terrenos baldios ou abandonados, onde já não se realizam atividades industriais, em projetos renováveis (fotovoltaicos ou de armazenamento, entre outros).

Muitos desses locais representam um obstáculo no caminho rumo à transição energética devido aos custos de segurança, monitoramento e descontaminação. Reaproveitá-los permite reduzir o impacto ambiental e, ao mesmo tempo, promover um fornecimento energético local, sustentável e eficiente.

O papel da Iberdrola na eletrificação

Na Iberdrola, queremos desempenhar um papel fundamental na eletrificação da economia, promovendo processos mais sustentáveis e tecnologias mais eficientes, o que, por sua vez, nos permitirá alcançar preços mais competitivos para os consumidores e atrair a indústria que deseja eletrificar seu consumo de energia.

Esse compromisso é reafirmado com um investimento planejado de 41 bilhões de euros até 2026 para promover a eletrificação da economia, sendo que dois terços desse montante serão destinados à infraestrutura de rede. Além disso, com nosso serviço ETaaS, queremos nos posicionar como o aliado energético ideal para a transição eficiente e sustentável de nossos clientes.

Se quisermos fazer parte da transformação do nosso sistema de energia, é fundamental descarbonizar a geração de eletricidade e o maior número possível de processos de produção. Por isso, cada vez mais empresas responsáveis estão adotando modelos mais ecológicos e responsáveis, liderando o caminho para um futuro sustentável.

Para avançar nessa direção, é essencial contar com um marco regulatório sólido que permita a implementação de soluções livres de emissões de maneira eficiente e econômica. A Europa está na vanguarda da transição energética global com um ambicioso conjunto de metas e políticas ambientais, como o Pacto Verde Europeu. Essa estratégia, lançada em 2019, coloca a transição energética e verde no centro das políticas públicas, incentivando mudanças transformadoras para cidadãos e empresas.

Mais sobre a eletrificação da economia

AIE anuncia a "Era da Eletricidade"

A Agência Internacional de Energia (AIE) lançou o 'World Energy Outlook 2024', um relatório completo que destaca o papel da energia elétrica no novo cenário energético mundial.

World Energy Outlook