Dia Internacional da Energia Limpa: 26 de janeiro

Dia Internacional da Energia Limpa: conheça sua história

Transição energética Energias renováveis

O Dia Internacional da Energia Limpa é celebrado em 26 de janeiro com o objetivo de aumentar a conscientização e mobilizar ações para uma transição justa e inclusiva para as energias limpas, em benefício das pessoas e do planeta. Em linha com nosso compromisso com a sustentabilidade e a ação climática, na Iberdrola trabalhamos para promover um modelo energético sustentável e eficiente para todos.

 Parque eólico offshore de Wikinger. Versão em espanhol.

A crise climática é uma das maiores ameaças que os seres humanos enfrentam no século XXI, um momento em que a transição energética surge como o caminho a seguir para alcançar um modelo de energia limpa, sustentável e segura. É nosso dever, como sociedade, encontrar soluções e construir um sistema regulatório que aborde a questão climática e prepare o caminho para a transformação energética. A comunidade internacional aponta que a adoção de energias limpas será um fator essencial para garantir um futuro mais sustentável.

Em que dia se comemora o Dia Internacional da Energia Limpa?

O Dia Internacional da Energia Limpa, comemorado todo dia 26 de janeiro, tem como objetivo conscientizar, reivindicar e mobilizar a sociedade para o desenvolvimento, a implantação e o uso de energias limpas, buscando garantir uma transição justa e inclusiva para um modelo sustentável para todos. 

A Assembleia Geral da ONU escolheu esse dia para comemorar a data de fundação da Agência Internacional de Energia Renovável (IRENA) em 2009. Sua conexão é clara: trata-se de um organismo intergovernamental global criado para apoiar os países em seu progresso rumo à transição energética, assim como para se tornar uma plataforma de cooperação internacional e uma entidade de referência em análises estatísticas sobre tecnologias de energia limpa, inovação ou investimento, entre outras coisas. 

Como comemorar o Dia da Energia Limpa?

O Dia Internacional da Energia Limpa representa uma oportunidade para repensar o futuro do planeta e tomar medidas para garantir um futuro mais sustentável. Durante esse dia, são realizados eventos em nível internacional, nacional e até mesmo regional. Instituições e organizações planejam conferências, painéis e workshops sobre a importância das energias limpas; campanhas de conscientização sobre seu papel fundamental para a sociedade; e exposições sobre os diferentes tipos de tecnologias do setor. Em alguns casos, são realizados shows e eventos culturais, além do anúncio de novas iniciativas.

Qualquer pessoa pode fazer parte da celebração deste dia reivindicando a importância das tecnologias limpas, participando desses eventos, divulgando seu uso nas redes sociais e se comprometendo a adotar novos hábitos sustentáveis que promovam seu uso.

História da energia limpa: conheça sua evolução

As primeiras formas de energia limpa remontam aos tempos antigos, na forma de moinhos de vento ou de água em civilizações como a persa, a egípcia e a romana. Esses usos aproveitavam os recursos naturais para realizar tarefas mecânicas, como lavagem, curtimento, moagem de grãos ou prensagem de matérias-primas. A produção de energia para distribuição veio séculos depois e, durante a Revolução Industrial no século XVIII, os combustíveis fósseis – principalmente o carvão – substituíram quase completamente essas formas primitivas de energia limpa devido à sua ampla disponibilidade.

O ponto de virada ocorreu na década de 1970 com a crise energética que fez com que o preço do petróleo disparasse. Muitos países sentiram a necessidade de buscar formas alternativas de energia para reduzir sua dependência de combustíveis fósseis. Nesse contexto, surgiram os primeiros desenvolvimentos em energias limpas e renováveis, em especial as modernas tecnologias eólica e solar.

"Não há dúvidas de que estamos avançando em um ritmo muito lento. Já quase atingimos os níveis de temperatura que esperávamos para 2050. Ainda estamos a tempo se triplicarmos as energias renováveis até 2030 e reduzirmos o consumo de combustíveis fósseis"

Ignacio S. Galán

Presidente executivo da Iberdrola

O século XXI chegou com grande preocupação em relação às mudanças climáticas, o que levou a um protagonismo mundial das energias limpas como solução para a transição para um modelo mais sustentável. A evolução tecnológica e as políticas internacionais de redução de emissões, tendo como principais expoentes o Protocolo de Kyoto (1997) e o Acordo de Paris (2015), se concentraram nesse tipo de tecnologia e promoveram avanços importantes na eficiência, inovação e rentabilidade dessas fontes. A energia limpa é hoje uma alternativa real, viável e escalável para transformar a forma como produzimos e distribuímos energia.

Quais são os tipos de energias limpas? Exploramos suas fontes

As energias limpas consistem em sistemas de produção de energia que excluem qualquer tipo de poluição, principalmente por emissão de gases de efeito estufa, como o CO2, causadores das mudanças climáticas. Em outras palavras, esse tipo de tecnologia não causa impactos negativos no meio ambiente durante sua produção ou consumo. Portanto, as energias limpas –em pleno desenvolvimento– promovem os esforços de preservação do meio ambiente e mitigação da crise das energias esgotáveis, como é o caso do gás ou do petróleo.  

Energia limpa e energia renovável são dois conceitos que costumam estar interligados, mas não têm o mesmo significado. A principal diferença está no impacto ambiental. As energias renováveis, por surpreendente que possa parecer, podem causar poluição. Pode ser definida pelo fato de que elas se renovam naturalmente em um curto período de tempo em comparação com os combustíveis fósseis. Embora sejam sustentáveis a longo prazo e quase sempre limpas, elas podem causar alguns impactos ambientais durante sua exploração.  

O biogás ou o biodiesel, por exemplo, são fontes de energia renováveis por, entre outras coisas, terem suas origens de fontes naturais e inesgotáveis. Porém, diferentemente da maioria das energias renováveis, eles poluem com sua combustão, emitindo gases de efeito estufa.

Por outro lado, as energias limpas têm um impacto ambiental mínimo e não poluem. Portanto, podemos afirmar que a maioria das fontes de energia renovável também é limpa e vice-versa. Estas são algumas das energias limpas mais comuns:

Energia eólica

Esta forma de energia limpa e renovável aproveita a força do vento para mover as pás de uma turbina eólica e, assim, gerar eletricidade. Trata-se de uma das tecnologias renováveis mais avançadas que existe. Existem dois tipos de energia eólica, em função do lugar onde são instalados os aerogeradores: a energia eólica onshore, que aproveita as correntes de ar em terra firme, e a energia eólica offshore, obtida através da força do vento em alto-mar.

Energia solar

A energia solar, outra fonte de energia limpa e renovável, capta a radiação do sol por meio de painéis solares ou usinas térmicas solares para gerar eletricidade ou calor sem emissões poluentes. De todas as energias limpas, é uma das mais acessíveis e versáteis.

Energia hidrelétrica

A energia hidrelétrica é uma fonte limpa e renovável que aproveita a força da água em movimento – por meio da queda d'água ou do desnível de um reservatório em relação a outro – para gerar energia elétrica. Dentro dessa tecnologia, as usinas hidrelétricas de bombeamento representam o sistema de armazenamento de energia em larga escala mais eficiente que existe atualmente.

Energia de hidrogênio verde

O hidrogênio verde consiste na geração de hidrogênio por meio de um processo químico conhecido como eletrólise. Este método utiliza corrente elétrica para separar o hidrogênio do oxigênio que existe na água. Por isso, se essa energia for obtida de fontes renováveis, então produziremos energia sem emitir dióxido de carbono na atmosfera.

Energia geotérmica

Esse tipo de energia limpa e renovável extrai o calor do interior da Terra, geralmente em áreas vulcânicas ou geologicamente ativas, para gerar eletricidade ou calor. A energia geotérmica é uma fonte muito eficiente se for localizada em zonas adequadas.

Energia de biomassa

Essa fonte de geração limpa e renovável produz energia por meio da queima de matéria orgânica procedente da natureza ou de resíduos orgânicos derivados de atividades humanas.

Para que serve a energia limpa?

A comunidade científica internacional concorda que é preciso reduzir as emissões quase pela metade até 2030 e chegar a zero emissões líquidas até 2050 para evitar os piores impactos das mudanças climáticas. Os combustíveis fósseis, que são os principais causadores dessa variação do clima do planeta, são responsáveis por mais de 75% das emissões globais de gases de efeito estufa e por aproximadamente 90% de todas as emissões de dióxido de carbono do planeta, de acordo dados da Organização das Nações Unidas (ONU).

Além disso, a Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que a poluição do ar cause cerca de 7 milhões de mortes por ano, sendo que muitas delas estão diretamente ligadas à queima de combustíveis fósseis. 

A substituição do carvão e do petróleo por fontes limpas pode, portanto, reduzir significativamente a emissão de partículas nocivas na atmosfera e melhorar a saúde da população. O Dia da Energia Limpa reivindica a necessidade de acelerar a transição para um modelo mais saudável, verde e resiliente.

Características da energia limpa

As energias limpas têm algumas características importantes que fazem com que sejam fundamentais para um futuro energético sustentável:

Baixas ou nulas emissões de carbono

A energia limpa gera eletricidade ou calor sem emitir gases de efeito estufa, como o CO2, o que ajuda a reduzir o impacto das mudanças climáticas.

Uso de fontes abundantes e naturais

As energias limpas geralmente aproveitam recursos naturais inesgotáveis ou de geração rápida, como o sol, o vento e a água, que estão disponíveis em abundância e não se esgotam no curto prazo.

Contribuição para a segurança energética

Esse tipo de energia reduz a dependência de combustíveis fósseis importados, o que favorece a segurança e a economia dos países que a produzem. Uma produção limpa a partir de recursos naturais disponíveis no nosso planeta permite que as regiões possam desenvolver suas próprias tecnologias e sistemas de geração.

Diversificação e descentralização da energia

Por não depender de um único recurso ou região, as energias limpas permitem uma distribuição de energia mais equilibrada e resiliente. Essas tecnologias podem ser instaladas em diversos espaços e em diferentes tamanhos, desde instalações residenciais até grandes empreendimentos.

Promoção do emprego e da economia local

A maioria dos projetos de energia limpa exige muita mão de obra para construir, manter e operar suas instalações, o que cria empregos e promove a economia do país.

Uso de energias limpas: a energia do futuro

O uso de fontes de energia limpa é fundamental para lidar com os futuros aumentos da demanda global de energia, assim como para mitigar as mudanças climáticas. De acordo com a Agência Internacional de Energia (AIE), o consumo global de energia pode aumentar em 25% até 2040 devido ao crescimento populacional e à expansão econômica, principalmente nos países em desenvolvimento. Sem uma transição para fontes limpas, esse aumento poderia se transformar em emissões mais altas de gases de efeito estufa provenientes do uso de combustíveis fósseis.

Além disso, o Acordo de Paris estabelece a meta de limitar o aquecimento global a 1,5°C para evitar danos irreversíveis ao meio ambiente. Se essa transição não for realizada, o mundo enfrentará eventos climáticos extremos cada vez mais frequentes. Para atingir esse objetivo, as emissões de carbono devem ser reduzidas a zero líquido até 2050, o que exige que as energias limpas sejam responsáveis por quase 90% da geração global de eletricidade até esse ano. Adotar energias limpas em larga escala possibilitará atender à atual demanda em crescimento de forma sustentável e reduzirá os efeitos negativos das energias poluentes

Liderança da Iberdrola em energias limpas

No Grupo Iberdrola, somos líderes mundiais em fontes de energia renováveis e lideramos a transição energética para uma economia de baixas emissões. Esses tipos de tecnologias são nossos pilares fundamentais para construir um modelo de negócios limpo, confiável e inteligente.

Esse compromisso está refletido na prática em nosso Plano Estratégico 2024-2026, que prevê realizar grandes investimos no negócio de energia renovável para desenvolver tecnologias flexíveis e armazenamento.