Somalia
Chad
Rep.
Centroafricana
Sierra Leona
Mali
Mauritania
Nigeria
Benin
Lesoto
Rep. Dem.
del Congo
A Iberdrola busca a segurança e a saúde de seus funcionários, com o objetivo de registrar zero acidentes e tornar os locais de trabalho cada vez mais saudáveis. Para isso, contamos com um Plano Estratégico de Segurança e Saúde no Trabalho.
Objetivo 3: Saúde e bem-estar. Transcrição do vídeo (versão em espanhol) [PDF] Link externo, abra em uma nova aba.
Um dos objetivos do Plano Estratégico de Saúde e Segurança da Iberdrola é reduzir as taxas de acidentes nos negócios em nível global para registrar zero acidentes e tornar o local de trabalho um lugar mais saudável, promovendo ao mesmo tempo uma cultura de excelência.
Além disso, a Iberdrola se preocupa com os mais desfavorecidos e, por isso, incentivamos nossos funcionários a participarem de campanhas de arrecadação de produtos de primeira necessidade. Em 2023, mais de 810.000 refeições foram preparadas e distribuídos a famílias vulneráveis por meio de atividades de voluntariado.
O ODS 3 visa garantir uma vida saudável e promover o bem-estar para todas as pessoas de qualquer idade, garantindo assim o desenvolvimento sustentável. Entre suas várias metas merecem destaque a redução da taxa de mortalidade materna e acabar com as mortes evitáveis de recém-nascidos e crianças menores de 5 anos. Acabar com as epidemias e doenças transmissíveis e não transmissíveis com prevenção e tratamento.
Garantir uma vida saudável e promover o bem-estar de todos os habitantes do mundo é essencial para que existam sociedades prósperas. O acesso à saúde e bem-estar é um direito humano, no entanto, as desigualdades no acesso à assistência sanitária persistem e a cada ano morrem milhões de pessoas porque não recebem os cuidados necessários.
O Relatório sobre Mortalidade Infantil da ONU revela que 5 milhões de crianças morreram antes de completar cinco anos. Isso significa que 38 em cada 1.000 nascimentos terminam em morte, sendo que o lugar mais perigoso para nascer é a África Subsaariana, com 74 mortes em cada 1.000 nascimentos. Atualmente, o problema está concentrado nessa região e no sul da Ásia, com mais de 80% das mortes do mundo.
A taxa global de mortalidade neonatal diminuiu de 31 mortes por 1.000 nascidos vivos em 2000 para 18 mortes em 2021. A África Subsaariana é a região com a taxa mais alta: uma em cada 13 crianças morreu antes de completar cinco anos.
Para reduzir o número de falecimentos prematuros é necessário avanços no acesso à água potável e ao saneamento (ODS 6), que contribuam para diminuir as doenças letais e infecciosas como a malária e a tuberculose, e que diminua a propagação do HIV. O atendimento médico de qualidade e acessível, melhorar a nutrição e uma maior disponibilidade de vacinas também serão fundamentais para frear a mortalidade tanto infantil quanto materna.
Diante dessa situação, reduzir a taxa de mortalidade infantil e materna e acabar com as epidemias se tornou o ODS 3 dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, aprovados em setembro de 2015 durante a Cúpula de Desenvolvimento Sustentável, um encontro onde mais de 150 chefes de Estado e de Governo aprovaram a conhecida como Agenda 2030.
morreram em 2018.
como consequência de um nascimento prematuro, baixo peso, infecções, asfixia ou traumatismos derivados do parto.
ficam na África, onde por cada 1.000 crianças com idades inferiores a cinco anos que nascem vivas falecem — em milhares —:
150
120
90
60
30
0
As metas concretas fixadas para o ano 2030 são:
Reduzir a taxa mundial de mortalidade materna para menos de 70 falecidos por cada 100.000 nascidos vivos.
Conseguir que todos os países diminuam a mortalidade neonatal para pelo menos 12 por cada 1.000 nascidos vivos e a mortalidade de crianças menores de cinco anos para no mínimo 25 por cada 1.000 nascidos vivos.
Garantir o acesso universal aos serviços de saúde sexual e reprodutiva, incluindo os de planejamento familiar, informação e educação.
Reduzir o número de mortes e doenças causadas por produtos químicos perigosos e pela poluição do ar, água e solo.