-
Os vulcões escureceram o céu do mundo inteiro, mataram 82.000 pessoas e soterraram cidades e civilizações inteiras. Apesar dos avanços científicos, os vulcões continuam sendo imprevisíveis e nos últimos anos as erupções tornaram-se mais recorrentes. Somente em 2021 vulcões como Etna na Itália, Fagradalsfjall na Islândia, La Soufrière no Caribe e Cumbre Vieja na La Palma (Ilhas Canárias) de registraram atividade.
A pandemia de COVID-19 deixou milhões de contágios e centenas de milhares de falecidos, além de confinar a maioria da população mundial, mas também reduziu consideravelmente as emissões diárias de CO2, — um 17 % de acordo com um relatório publicado pela revista Nature Climate Change —. A dúvida que surge agora é se uma vez superada a crise serão mantidos os compromissos assumidos na luta contra as mudanças climáticas, e tudo parece indicar que sim.
-
Pensando nas férias? Cada vez mais pessoas se inclinam a favor do ecoturismo: um turismo que respeite a biodiversidade, o meio ambiente e seja comprometido com o desenvolvimento da região.
Ao longo de todas as Conferências das Partes — conhecidas como COP — foram sendo introduzidos novos elementos na arquitetura internacional das negociações sobre as mudanças climáticas. Tais elementos permitem enfrentar desafios concretos como financiar a mitigação e adaptação às mudanças climáticas ou a transferência tecnológica.
- Facebook As negociações climáticas: 25 anos em busca de consensos para combater as mudanças climáticas
- Twitter As negociações climáticas: 25 anos em busca de consensos para combater as mudanças climáticas
- Linkedin As negociações climáticas: 25 anos em busca de consensos para combater as mudanças climáticas
-
Você tem certeza de que sabe como preservar o meio ambiente? Muitas pessoas acreditam que têm uma convivência respeitosa com a natureza, mas nossos hábitos de consumo revelam o contrário. Muitos de nossos costumes corriqueiros parecem sustentáveis, mas, na realidade, poluem. Conheça os cinco erros mais prejudiciais para a saúde de nosso planeta.
O aumento do nível do mar provocado pelo aquecimento global poderia chegar aos 2 metros de altura no final do século XXI. Esta subida dos oceanos deixaria milhares de quilômetros de costas sujeitas à mercê das inundações, comprometendo a segurança de 745 milhões de pessoas em todo o mundo.
-
O armazenamento eficiente de energia é um pilar fundamental da transição energética: permite flexibilizar a produção de energia renovável e garantir sua integração no sistema. Saiba quais sistemas de armazenamento são os mais eficientes e qual deles promete promover com mais força a tão necessária transição para um sistema elétrico descarbonizado.