-
Além de causar danos à saúde do planeta, o abusivo e insustentável uso dos recursos naturais também arrasa espécies inteiras, fazendo com que desapareçam para sempre. A frenética perda de biodiversidade ameaça atualmente um milhão de animais e plantas. Outras espécies tiveram um destino pior. A seguir, mencionamos algumas das espécies extintas que ficaram apenas na lembrança.
A Conferência do Clima de Madri (COP25) terminou no domingo, dia 15 de dezembro (e não na sexta-feira, dia 13, como estava previsto, o que a torna a mais longa de todas as COP) com resultados 'tênues' em termos de negociações, apesar do seu grande impacto no tocante à mobilização da sociedade civil em geral.
-
"Os recifes de corais estão sendo fervidos vivos." Essa afirmação, feita por Gabriel Grimsditch, membro da divisão de ecossistemas marinhos do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), ativou os sinais de alerta. O panorama para os corais não é muito animador: os cientistas calculam que quase 90 % desses superecossistemas poderiam se extinguir até 2050.
Os vulcões escureceram o céu do mundo inteiro, mataram 82.000 pessoas e soterraram cidades e civilizações inteiras. Apesar dos avanços científicos, os vulcões continuam sendo imprevisíveis e nos últimos anos as erupções tornaram-se mais recorrentes. Somente em 2021 vulcões como Etna na Itália, Fagradalsfjall na Islândia, La Soufrière no Caribe e Cumbre Vieja na La Palma (Ilhas Canárias) de registraram atividade.
-
A pandemia de COVID-19 deixou milhões de contágios e centenas de milhares de falecidos, além de confinar a maioria da população mundial, mas também reduziu consideravelmente as emissões diárias de CO2, — um 17 % de acordo com um relatório publicado pela revista Nature Climate Change —. A dúvida que surge agora é se uma vez superada a crise serão mantidos os compromissos assumidos na luta contra as mudanças climáticas, e tudo parece indicar que sim.
Pensando nas férias? Cada vez mais pessoas se inclinam a favor do ecoturismo: um turismo que respeite a biodiversidade, o meio ambiente e seja comprometido com o desenvolvimento da região.
-
Ao longo de todas as Conferências das Partes — conhecidas como COP — foram sendo introduzidos novos elementos na arquitetura internacional das negociações sobre as mudanças climáticas. Tais elementos permitem enfrentar desafios concretos como financiar a mitigação e adaptação às mudanças climáticas ou a transferência tecnológica.
-
Facebook As negociações climáticas: mais de três décadas em busca de consensos para combater as mudanças climáticas
-
Twitter As negociações climáticas: mais de três décadas em busca de consensos para combater as mudanças climáticas
-
Linkedin As negociações climáticas: mais de três décadas em busca de consensos para combater as mudanças climáticas
-
Whatsapp
Você tem certeza de que sabe como preservar o meio ambiente? Muitas pessoas acreditam que têm uma convivência respeitosa com a natureza, mas nossos hábitos de consumo revelam o contrário. Muitos de nossos costumes corriqueiros parecem sustentáveis, mas, na realidade, poluem. Conheça os cinco erros mais prejudiciais para a saúde de nosso planeta.
-