-
As abelhas e outros insetos e animais fazem um trabalho silencioso, mas fundamental para nossa sobrevivência. A maior parte do cultivo de alimentos do mundo depende da polinização natural realizada por essas espécies, agora ameaçadas em virtude da agricultura intensiva, dos pesticidas, da poluição e da mudança climática.
O histórico Acordo de Paris, aprovado por 195 nações durante a COP21 (2015), incluiu o objetivo de reforçar a resposta mundial à ameaça da mudança climática e, para tal, manter o aumento da temperatura média mundial muito abaixo dos 2 °C em relação aos níveis pré-industriais e prosseguir com os esforços para limitar esse aumento da temperatura a 1,5 °C. Um novo relatório publicado pelo Grupo Intergovernamental de Especialistas sobre a Mudança Climática (IPCC) reafirma a necessidade urgente de avançar para um cenário de 1,5 °C.
-
Facebook Compartilhamos a necessidade de avançar para um cenário de 1,5 ºC com políticas robustas
-
Twitter Compartilhamos a necessidade de avançar para um cenário de 1,5 ºC com políticas robustas
-
Linkedin Compartilhamos a necessidade de avançar para um cenário de 1,5 ºC com políticas robustas
-
Whatsapp
-
-
A energia eólica offshore é a fonte de energia limpa e renovável que se obtém aproveitando a força do vento que sopra em alto-mar, onde este alcança uma velocidade maior e mais constante, devido à inexistência de barreiras. Para explorar ao máximo esse recurso, são desenvolvidas megaestruturas assentadas sobre o leito marinho e dotadas das últimas inovações técnicas. Descubra como são e como funcionam esses autênticos colossos do mar.
No âmbito do evento Mudança climática: desafios e oportunidades, a Iberdrola apresentou Vigilantes do planeta, um documentário realizado com a assessoria técnica da empresa, referência mundial na luta contra a mudança climática.
-
A proliferação dos plásticos e seu impacto no meio ambiente é um problema urgente para o planeta. A Iberdrola, em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), apresenta a iniciativa Capture o Lord Plastik com o objetivo de sensibilizar e conscientizar sobre esse problema.
A população mundial chega a 8 bilhões de habitantes (ONU, 2022). Grande parte dessa população se concentra nas cidades, que são, ao mesmo tempo, as que mais contribuem para as emissões de gases de efeito estufa (GEE) e as que mais oferecem esperança para reduzir os impactos ambientais em escala global.
-
Conforme estimativas do projeto The New Climate Economy, o mundo precisa investir 90 bilhões de dólares em infraestruturas sustentáveis até 2030. Esses investimentos são imprescindíveis tanto para renovar os antigos equipamentos dos países desenvolvidos e alinhá-los à luta contra as mudanças climáticas quanto para reforçar um crescimento econômico verde nos mercados emergentes e nos países em vias de desenvolvimento.
Em 5 de julho de 2021, a Europa baniu a venda de plástico de uso único em seu território, tais como canudinhos, talheres ou cotonetes. Esta e outras medidas similares estão expandindo-se por todo o planeta para reverter uma situação que acumula quase 90.000 toneladas de lixo só no oceano Pacífico.