-
Em um mundo ameaçado pelas mudanças climáticas, impulsionar uma economia mais respeitosa com o meio ambiente não é uma opção: é uma obrigação. Para chegar a esse desenvolvimento sustentável, a bioeconomia, que a FAO define como "a aplicação de conhecimentos biológicos, em um ambiente sustentável, para produtos competitivos e com agregação de operações econômicas", torna-se fundamental.
Considerada el pulmón del mundo, la selva amazónica ha perdido desde 1970 una superficie forestal superior al tamaño de Francia, según datos de Greenpeace. Detrás de esta desaparición masiva de bosque tropical se encuentra la deforestación, en gran medida ocasionada por la mano del hombre. A continuación, exponemos los preocupantes datos, las consecuencias para el planeta y el ser humano y qué soluciones se plantean.
-
O eletrolisador é um dispositivo que permite produzir hidrogênio por meio de um processo químico (eletrólise) capaz de quebrar as moléculas da água em hidrogênio e oxigênio através da eletricidade. O hidrogênio produzido dessa forma sustentável, ou seja, sem emitir dióxido de carbono na atmosfera, pode ser a base de uma economia descarbonizada.
Toneladas de foguetes, naves e satélites foram lançados no espaço desde 1957, início da era espacial, no entanto, ninguém foi capaz de prever o que fazer com eles no final de sua vida útil. A Agência Espacial Europeia (ESA) estima que existem cerca de 900.000 objetos com dimensões superiores a um centímetro sem qualquer utilidade em órbita ao redor da Terra. Segundo a ONU, tal fato coloca em perigo futuras missões e, inclusive, as comunicações terrestres.
-
Por que faz mais calor em uma grande cidade do que em um lugarejo situado a só alguns quilômetros? A resposta está nas conhecidas ilhas de calor. Este fenômeno de origem térmica, que eleva a temperatura em áreas urbanas —especialmente durante a noite—, se deve a diversos fatores: os elementos que emitem calor, como os sistemas de climatização, ou materiais como o asfalto, entre outros. Além disso, esse problema agrava as mudanças climáticas e afeta a saúde.
As espécies que habitam a Terra, após séculos de pesquisa, são largamente conhecidas, pelo menos aquelas que estão ao nosso alcance. Existem outras espécies, presentes em lugares recônditos e praticamente inacessíveis, que são grandes desconhecidas. Entre elas, estão as que se alojam nas profundidades marinhas. A seguir, visitaremos a criaturas abissais que habitam os mares e oceanos de nosso planeta.
-
A indústria do aço gera 8 % das emissões de CO2 provocadas pelo homem no mundo. Por essa razão, urge iniciar um processo de descarbonização que, além disso, possa se converter em uma grande oportunidade econômica. A Iberdrola, em sua aposta em um mundo mais sustentável, já está trabalhando junto a agentes do setor do aço em projetos pensados para minimizar seu impacto.
- Facebook O aço verde: um material para iniciar sua descarbonização industrial e aumentar as fronteiras da eletrificação
- Twitter O aço verde: um material para iniciar sua descarbonização industrial e aumentar as fronteiras da eletrificação
- Linkedin O aço verde: um material para iniciar sua descarbonização industrial e aumentar as fronteiras da eletrificação
As águas subterrâneas são aquelas que estão abaixo da superfície da terra e são fundamentais porque abastecem um terço da população mundial. Da mesma forma que outros elementos de nosso planeta, também estão ameaçadas pela poluição. De fato, um recente estudo elaborado pela Universidade Albert-Ludwigs de Freiburg (Alemanha) alerta de que os níveis de contaminação poderiam ser superiores aos inicialmente previstos.