-
Um manejo sustentável dos recursos é imprescindível para minimizar o impacto das mudanças climáticas, sendo aplicável também às florestas, cuja saúde é preocupante diante do avanço do desmatamento. A FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação), especificamente, expõe que sua exploração deve ser realizada a um ritmo que permita manter sua biodiversidade, produtividade e capacidade de regeneração.
A mineração de criptomoedas é um processo que normalmente envolve alto consumo de energia, devido aos complexos níveis de computação necessários. A fim de minimizar a pegada de carbono associada às primeiras moedas digitais, foram desenvolvidos modelos alternativos com baixo impacto ambiental: as chamadas criptomoedas ecológicas.
-
As energias limpas se posicionam como uma energia em pleno desenvolvimento que estão vinculadas com a preocupação atual de preservar o ambiente e a crise das energias esgotáveis. Isentas de qualquer poluição e resíduos, as energias limpas têm diferenças com as energias renováveis, tal como veremos a seguir.
As mudanças climáticas estão minando a segurança alimentar em todo o mundo, assim como a segurança hídrica. Esse conceito, que se refere à capacidade de uma sociedade ter à sua disposição quantidade e qualidade suficientes de água, analisa o estado das águas superficiais e subterrâneas, assim como seus diferentes usos, com uma perspectiva territorial.
-
Além de piorarem a qualidade do ar, as emissões de dióxido de carbono (CO2) que lançamos na atmosfera também impactam na saúde dos oceanos. Mais concretamente, provocam um fenômeno conhecido como acidificação, que reduz o pH de suas águas, modificando sua composição química e afetando gravemente os organismos marinhos. As soluções passam por reduzir o uso de combustíveis fósseis em benefício de fontes renováveis.
A mudança de paradigma na mobilidade, que defende o uso de automóveis elétricos respeitosos com o meio ambiente, motiva a crescente propagação de pontos de recarga. Dessa forma, os também conhecidos como eletropostos para veículos elétricos começam a ser uma realidade cotidiana na paisagem de cidades e estradas. A seguir, explicamos o funcionamento dos diferentes tipos de recarga existentes.
- Facebook Estações de recarga de veículos elétricos, chave para o futuro da mobilidade sustentável
- Twitter Estações de recarga de veículos elétricos, chave para o futuro da mobilidade sustentável
- Linkedin Estações de recarga de veículos elétricos, chave para o futuro da mobilidade sustentável
-
A banquisa é uma camada de gelo flutuante que se forma nas regiões dos oceanos polares. Por exemplo, a sobrevivência dos ursos polares depende fundamentalmente da formação precoce desta superfície gelada, pois é através dela que transitam para caçar. De acordo com observações de satélites, que começaram em 1979, a média máxima alcançada pelo Ártico durante os meses de março está diminuindo década a década, confirmando uma tendência preocupante.
Um estudo publicado em 2020 na prestigiada revista 'The Lancet' contradizia de forma direta a previsão da Organização das Nações Unidas (ONU) em relação ao crescimento da população mundial. Na época, a ONU afirmou que em 2100 o planeta teria 11,2 bilhões de habitantes. A revista indica, por sua vez, que a tendência crescente alcançará seu pico em 2060 e, a partir desse momento, se reduziria até chegar a 8,8 bilhões até 2100, graças à melhoria do nível educacional das mulheres e um maior acesso a métodos contraceptivos.