ODS 5: Igualdade de gênero
A Iberdrola e seu firme compromisso com a igualdade de gênero
Mulheres Igualdade de gênero Transformação social ODS
Iberdrola está firmemente comprometida em alcançar o objetivo estipulado pelas Nações Unidas em relação à igualdade de gênero e ao empoderamento de todas as mulheres e meninas. Pelo sexto ano consecutivo, a companhia foi reconhecida por suas políticas de igualdade de oportunidades e de gênero de acordo com o índice Gender-Equality Index da Bloomberg.
Objetivo 5: Igualdade de gênero. Locução do vídeo (versão em espanhol) [PDF]
ODS 5: Igualdade de gênero. O que é e por que é tão importante?
O ODS 5 busca alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas. A igualdade de gênero é um direito humano fundamental, assim como é um dos fundamentos essenciais para continuar construindo um mundo pacífico, próspero e sustentável, tal como afirma a ONU.
Durante as últimas décadas houve alguns avanços, tal como a escolarização paulatina de mais meninas, o que se traduz na redução de casamentos precoces ou na presença de mais mulheres em cargos parlamentares ou cargos de direção. Nesse sentido, as leis estão sendo reformuladas para incentivar a igualdade de gênero.
Apesar disso, ainda existem dificuldades e dados que indicam que resta muito caminho a percorrer. No ritmo atual, a previsão é que sejam necessários 300 anos para erradicar o casamento infantil, 286 anos para eliminar as leis discriminatórias, 140 anos para que as mulheres estejam igualmente representadas em espaços de poder e liderança e 47 anos para alcançar a igualdade de representação nos parlamentos nacionais.
Baseando-se nos dados da ONU, o sexo feminino representa a metade da população mundial, o que significa a metade do potencial humano mundial. Se conseguíssemos melhorar a qualidade de vida e uma igualdade de gênero real, teríamos vários benefícios que repercutiriam globalmente em toda a sociedade.
Um trabalho decente, direitos básicos e uma série de regulamentações com base no salário levariam a uma melhoria na educação e na saúde, algo que no longo prazo teria reflexos positivos nas meninas e naqueles que dependem delas (ODS 2, 3 e 4).
A Iberdrola com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Fatores-chave para entender a desigualdade de gênero no mundo
- Violência contra a mulher Em todo o mundo, cerca de 736 milhões de mulheres já foram vítimas deviolência física ou sexual pelo menos uma vez ao longo da vida.
- Casamento infantil Uma em cada cinco mulheres entre 20 e 24 anos se casa antes de completar 18 anos.
- Desigualdade de gênero 178 países ainda mantêm barreiras legais para a plena participação econômica das mulheres.
Como se distribui no mundo?
Os 10 países com maior desigualdade de gênero ficam no norte da África e no Oriente Médio, seguidos pelo sul da Ásia e pela África Subsaariana.
- Afeganistão 0,405
- Chade 0,570
- Argélia 0,573
- Irã 0,575
- Paquistão 0,575
- Mali 0,605
- R.D.Congo 0,612
- Omã 0,614
- Benin 0,616
- Guiné 0,617
-
* Pontuação máxima: 1
Principais causas
As medidas de austeridade causadas pela crise econômica, os cortes no setor público e o desequilíbrio na distribuição das responsabilidades familiares e domésticas recaem sobretudo nas mulheres.
Como podemos acabar com ela?
Devemos aumentar o apoio financeiro para promover políticas de igualdade em âmbito regional, nacional e mundial, criar leis que promovam a igualdade de gênero e reforçaras opiniões e a visibilidade das mulheres e meninas.
Fontes: ONU,Fórum Econômico MundialeGlobal Gender Gap Index (2023).
Metas para a igualdade de gênero
Em âmbito mundial, como sociedade, conseguimos uma série de avanços em relação à igualdade de gênero desde o começo do século, no entanto, ainda resta muito trabalho a fazer. Por isso, as metas para 2030 são:
- Eliminar todas as formas de violência contra as mulheres e meninas, como o tráfico, a exploração sexual, o casamento infantil e a mutilação genital feminina.
- Reconhecer e valorizar o trabalho doméstico não remunerado mediante serviços públicos, infraestruturas e políticas de proteção social.
- Garantir a participação plena e efetiva das mulheres e a igualdade de oportunidades de liderança em todos os níveis de decisão na vida política, econômica e pública.
- Aprovar e reforçar políticas e leis para promover a igualdade de gênero e o empoderamento de todas as mulheres e meninas em todos os níveis.
Nossa contribuição para a igualdade de gênero
Manter um compromisso firme com nosso capital humano como principal ativo.
Manter um âmbito favorável nas relações trabalhistas, tomando como base a igualdade de oportunidades, a não discriminação e o respeito pela diversidade.
Promover a igualdade salarial entre homens e mulheres, contemplando uma remuneração idêntica pelo mesmo trabalho desempenhado e fazendo a revisão salarial com critérios comuns para ambos os gêneros. Em 2022, a relação entre a remuneração média de homens e mulheres é de 94,8 %, inclusive no cálculo, além da remuneração fixa, variável e pagamentos de bônus. no cálculo, além do salário fixo, o salário variável e os suplementos salariais.
Apoio financeiro que promova políticas de igualdade em âmbito regional.
Ampliação do Programa Universo Mulher Link externo, abra em uma nova aba. para promover e desenvolver o esporte praticado por mulheres.
Promovemos a conciliação da vida profissional e familiar de nossos funcionários e estamos na vanguarda das empresas espanholas.
É uma é uma empresa de referência no Ibex 35 em presença de mulheres no Conselho de Administração.
Publicação anual, a partir de 2020, de um Relatório de Diversidade e Inclusão Link externo, abra em uma nova aba. com o objetivo de contribuir para o dividendo social da companhia e avançar rumo a uma sociedade mais justa e igualitária.
Aderida desde 2019 aos Princípios de Empoderamento das Mulheres Link externo, abra em uma nova aba. (Women's Empowerment Principles) da ONU.
Reconhecida por suas políticas de igualdade de oportunidades e de gênero de acordo com o índice Gender-Equality Index 2023 da Bloomberg, pelo sexto ano consecutivo.