Notícia

2024-11-12 20:41:00.0 - 2024-11-12 20:41:00.0 UTC +01:00

Valência é destaque na premiação dos fornecedores do ano da Iberdrola

  • Galán destaca a colaboração de técnicos de toda a Espanha desde o início da catástrofe causada pela tempestade DANA na região.

  • Os Prêmios ao Fornecedor do Ano 2024 tem como objetivo dar destaque à tecnologia espanhola e ressaltar sua posição de liderança internacional.

  • A cada ano, a empresa de energia elétrica realiza compras de mais de 2.600 milhões de euros de seus fornecedores espanhóis.
     

A Iberdrola entregou hoje seus Prêmios ao Fornecedor do Ano na Espanha, um reconhecimento que busca destacar o trabalho das empresas espanholas e ressaltar a importância de seu papel colaborativo para os projetos estratégicos da Iberdrola nos diferentes países em que está presente. Nesta edição, na qual a região de Valência foi a grande protagonista, os prêmios foram entregues a nove empresas parceiras que se destacaram por seu compromisso com a companhia. 

Com esses prêmios, a Iberdrola reconhece a importância de criar um ecossistema de fornecedores que trabalham com os mesmos objetivos. Todas as empresas reconhecidas compartilham valores como segurança, inovação, criação de empregos, diversidade, digitalização e sustentabilidade. Além disso, colaboram com a Iberdrola em sua estratégia rumo a uma economia descarbonizada, com base em seus investimentos em energias renováveis e redes de distribuição cada vez mais inteligentes, projetos de armazenamento em grande escala e seu compromisso com soluções inovadoras para seus clientes. 

A entrega destes prêmios, realizada esta tarde na Torre Iberdrola de Bilbao, foi presidida por Ignacio Galán, presidente executivo da Iberdrola, acompanhado pelo CEO da Iberdrola España, Mario Ruiz-Tagle, e pelo Diretor Global de Pessoas e Serviços e Delegado Institucional da Iberdrola no País Basco, Asís Canales. O evento também contou com a presença de vários representantes das empresas fornecedoras com as quais a Iberdrola colabora na Espanha. 

Ignacio Galán começou seu discurso transmitindo o seu apoio e o da família Iberdrola às empresas afetadas pela tragédia da semana passada em Valência. "Técnicos de toda a Espanha, do País Basco, Extremadura, Madri, Castilla y León, La Rioja, Castilla La Mancha.... Mais de 500 pessoas trabalharam desde o primeiro momento. Graças aos nossos fornecedores e às nossas equipes, conseguimos dar luz a muitas pessoas afetadas em tempo recorde", disse.

Em 2023, a Iberdrola realizou compras relacionadas a equipamentos, materiais, obras e serviços no valor de mais de 2,602 bilhões de euros de mais de 4.500 fornecedores na Espanha. No país ibérico, 91% dessas compras foram realizadas com fornecedores locais, sendo muitos deles pequenas e médias empresas (PMEs), uma porcentagem que supera a média do grupo no mundo. 

Durante os primeiros 10 meses de 2024, esse volume faturado pelos fornecedores na Espanha chegou a quase 1,95 bilhão de euros, números que reforçam o compromisso da empresa com o desenvolvimento de fornecedores locais e a criação de empregos indiretos.

De acordo com a perspectiva para 2024-2026, os investimentos ultrapassarão a barreira dos 41 bilhões de euros em três anos. Nesse período, serão feitas cerca de 30.000 novas contratações, o que aumentará o emprego sustentado por meio de fornecedores para mais de 500.000 empregos em todo o mundo. Desse número, mais de 125.000 serão na Espanha.  

Os Prêmios Iberdrola ao Fornecedor do Ano 2024 na Espanha foram compostos por nove categorias, que reconheceram as empresas por seu foco em inovação, digitalização e uso de novas tecnologias, diversidade, igualdade e inclusão, por sua geração de emprego e integração laboral, por sua sustentabilidade e contribuição para os ODS, por seu papel de liderança na transição energética e por sua qualidade de serviço. 

Nove empresas premiadas

O prêmio na categoria Fabricante de Equipamentos foi para a Power Electronics, sediada em Valência. Esse fornecedor se destaca pela alta confiabilidade de seus equipamentos, seus curtos prazos de entrega e seu excelente serviço pós-venda. Sua liderança em inversores solares para usinas fotovoltaicas e armazenamento de energia também se estende aos pontos de recarga ultrarrápida para veículos elétricos, segmento no qual tem um acordo com a aliança entre a Iberdrola e a bp pulse. 

A empresa premiada na categoria Obras e Serviços Técnicos foi a Tecinsa, de Salamanca, por sua ampla capacidade técnica, qualidade na execução de seus trabalhos, cumprimento rigoroso dos prazos de entrega e compromisso com a segurança e o meio ambiente. Em 2010, também foi reconhecida pela Iberdrola na 9ª edição dos Prêmios ao Fornecedor, na categoria de melhor PME de serviços.

O prêmio Transição Energética foi concedido à BCare de Vitoria-Gasteiz, uma start-up gerada no CIC Energigune, o centro de pesquisa de armazenamento de energia do Governo Basco, por sua proposta inovadora e seu compromisso com todos os projetos com os quais colabora. A companhia se dedica ao fornecimento de novas baterias de lítio (LFP, lítio-ferro-fosfato) para subestações transformadoras e dispositivos de corte da rede da empresa de distribuição i-DE.

Na categoria Geração de emprego e integração laboral, a Iberdrola reconheceu a filial espanhola do grupo francês Eiffage, cuja sede está localizada em Albacete, por ser a empresa que mais estágios e empregos ofereceu no âmbito da aliança assinada entre a Iberdrola e a Unicef, que oferece formação, estágios e empregos relacionados com a transição energética a jovens vulneráveis. Cabe destacar que a Eiffage foi premiada como Melhor Fornecedor do Ano na edição de 2019. 

Na categoria de Sustentabilidade e contribuição para os ODS, a Faramax, de Cáceres, foi reconhecida por sua criação de valor na Extremadura. Sua área de produção e capacidade de fabricação mais do que dobraram nos últimos quatro anos, criando empregos diretos e indiretos e promovendo a formação técnica em Extremadura e Castilla y León por meio de acordos com universidades, centros de treinamento vocacional e câmaras de comércio. A empresa também participa de iniciativas sociais, como o reagrupamento de famílias ucranianas. Vale a pena destacar também seus esforços realizados nos últimos anos: em 2021 era catalogada como uma empresa não sustentável e, depois de realizar um plano de melhoria, agora tem uma pontuação de 69 pontos. 

Na categoria Diversidade, Igualdade e Inclusão, a Iberdrola premiou a empresa Mecanizados Acebrón, com sede em A Coruña, por sua integração de mulheres nos níveis mais altos de responsabilidades executivas. Sua CEO, Rebeca Acebrón, também é vice-presidente da Asime (Associação de Indústrias Metalúrgicas e Tecnologias Associadas da Galícia). A empresa é fornecedora regular da Iberdrola de peças de aço de grande porte especiais, como portões, ensecadeiras, tubulações, suportes, entre outros, para instalações hidráulicas. Além disso, destaca-se pelo cumprimento rigoroso dos prazos exigidos e por realizar um grande trabalho de apoio à transição ecológica em muitos fóruns públicos e associações empresariais da Galícia.

Na categoria Inovação, digitalização e novas tecnologias, a vencedora foi a Innomerics, de Madri. Essa PME desenvolve software e instrumentação e serviços de engenharia especializados. Suas tecnologias inovadoras incluem gêmeos digitais para hidrogênio verde, redes de calor e bombeamento hidráulico.

Na categoria de Ética e Conformidade, a Iberdrola premiou a empresa Biscaia Idom. A empresa demonstrou um grande avanço nos últimos anos em termos de ética e compliance. Aliás, obteve um certificado na área de competência. 

Por fim, o prêmio de Melhor Fornecedor do Ano foi para a Ametel. O Prêmio Especial de 2024 foi concedido à empresa sevilhana por seu compromisso, flexibilidade e predisposição para a busca conjunta de soluções. A Ametel mantém um alto compromisso com a saúde e a segurança e desempenha um papel fundamental na conclusão das obras em que colabora, como é o caso do Acordo do Plano Madri, incluindo a desativação de linhas complexas na Casa de Campo e na A-5. Além disso, sempre demonstra um alto nível de disponibilidade de recursos e uma atitude excelente e proativa.