Notícia
2021-11-19 00:00:00.0Três novas usinas fotovoltaicas fornecerão cerca de 118.000 casas
- A Iberdrola emprega mais de meio milhar de pessoas durante a construção de várias usinas fotovoltaicas
- A usina fotovoltaica de Arenales terá uma potência de 150 MW e outras duas em Almaraz totalizarão 80 MW
- A construção e a manutenção criaram centenas de postos de trabalho e evitarão milhares de toneladas de CO2 na atmosfera
A província de Cáceres passou a ser um dos epicentros da energia solar com a implementação de vários projetos da Iberdrola. A usina fotovoltaica de Arenales possui uma potência de 150 MW, além dos 80 MW que se somam com as duas instalações de Almaraz. Somente durante a construção foram criados e serão criados mais de 700 de postos de trabalho.
No âmbito do compromisso global de redução de emissões e combate contra as mudanças climáticas, estas instalações evitarão o lançamento na atmosfera de mais de 55.500 toneladas de CO2/ano.
A usina fotovoltaica de Arenales começa a funcionar
A instalação de Arenales, localizada em Cáceres, recebeu autorização para iniciar o processo de colocação em funcionamento. Com uma potência de 150 MW, Arenales será capaz de fornecer energia renovável para, aproximadamente, 82.000 residências. Conta com 391.580 módulos que evitarão verter na atmosfera 38.500 toneladas de dióxido de carbono. Todos eles foram colocados sobre estruturas com seguidores solares que permitirão uma produção energética superior.
Foi construída em sete meses e meio, criando 430 empregos nos momentos de mais atividade, dos quais mais de 60 % foram locais. Igualmente, construiu-se uma subestação de transformação, uma de interconexão e uma linha de 12 quilômetros com 43 postes.
Participaram da construção trabalhadores do projeto Ilunion (Fundação ONCE) e do centro especial de emprego La Hormiga Verde, com um claro compromisso de ajudar pessoas com deficiências, as quais podem ter oportunidades de trabalho nesses projetos inovadores. Além disso, durante todo o processo esteve presente uma equipe de bombeiros.
Fornecedores regionais como IMEDEXA, no município de Casar de Cáceres, e FARAMAX, no de Malpartida de Plasencia, participaram do projeto, criando empregos e desenvolvimento econômico em outros pontos.
A localidade de Almaraz (Cáceres) somará outros dois complexos fotovoltaicos
Também acabam de começar as obras de duas usinas fotovoltaicas em Almaraz (província de Cáceres) de 50 MW e 30 MW, respectivamente, apesar da crise de suprimentos e graças a uma adequada e adiantada gestão do projeto e a uma robusta cadeia de provisões.
As estruturas metálicas estão sendo fabricadas pela CAMETO, una empresa da localidade de Tomelloso (província de Ciudad Real), onde a Companhia também possui outras promoções fotovoltaicas. Parte da estrutura metálica é de “aço verde”, fabricado pela empresa Arcelor MITTAL, certificado por uma empresa de prestígio, com métodos de manipulação do ferro que têm uma considerável redução da pegada de carbono
Esses projetos continuarão criando empregos de caráter local nos próximos meses e atividades econômicas regionais com a fabricação de equipamentos e materiais, além de gerarem riqueza municipal com o pagamento de tributos, o que seguirá ajudando as economias da região.
A Iberdrola também divulgou em setembro a implementação, na localidade de Romangordo (Cáceres), da usina fotovoltaica de Arañuelo III (40 MW), a qual supunha ser a primeira da Espanha que incluía um sistema de armazenamento (neste caso, uma bateria de 3 MW de potência e 9 MWh de capacidade para armazenar).
Esta instalação faz parte do complexo de Campo Arañuelo, situado na comarca de Almaraz, estando integrado pelas usinas fotovoltaicas Arañuelo I, II e III, que totalizam uma capacidade instalada de 143 MW.
Comprometidos com o ambiente rural e natural
A Iberdrola possui outros projetos fotovoltaicos na Estremadura espanhola, como a usina de Núñez de Balboa em Usagre (Badajoz), onde mais de 1.200 ovelhas pastam nos terrenos dessa instalação de 500 MW de potência. É a maior da Europa, sendo também a maior do mundo que a Iberdrola tem em funcionamento.
A usina possui um plano de integração no meio ambiente que permite o uso dos terrenos como pasto para a criação de ovinos. Um espaço compartilhado pela natureza, gado, pastores e a usina fotovoltaica.