Notícia
Don Felipe esteve acompanhado pelo presidente executivo da empresa, Ignacio Galán
Sua Majestade o Rei realiza entrega das bolsas de formação da Iberdrola para o desenvolvimento de ‘empregos verdes’
Sua Majestade o Rei, acompanhado pelo presidente executivo da Iberdrola, Ignacio Galán, participou de uma celebração de apoio ao talento jovem e à excelência, durante o qual apresentou as bolsas de estudo correspondentes a diferentes programas de formação promovidos pela Iberdrola e sua Fundação na Espanha para 2023-2024.
Durante o evento, Galán agradeceu a Sua Majestade o Rei por presidir esse ato com o qual "a cada ano somamos 1.300 jovens aos nossos esforços para transformar o setor energético, gerar mais indústria e emprego de qualidade". "Queremos convidar as novas gerações a liderar essa mudança para melhor e o modelo da Iberdrola pode ajudar a conseguir isso", afirmou.
Esta manhã, homens e mulheres que são exemplos de sucesso em diferentes áreas compartilharam suas experiências após se formarem graças às bolsas de mestrado da empresa e por meio do Programa Impulsa, da Escola de Eletricistas ou do acordo assinado entre a empresa de eletricidade e a UNICEF, entre outros.
Por último, os beneficiários receberam das mãos de Sua Majestade o Rei o diploma que certifica a concessão das diferentes bolsas criadas pela Iberdrola com o objetivo de promover o talento e incentivar a excelência na formação das novas gerações.
Trata-se dos seguintes programas:
- Programa Internacional de Bolsas de Mestrado da Iberdrola: com a atual chamada para Espanha (9 bolsas); Reino Unido (14 bolsas), Brasil e México, os jovens darão um impulso às suas carreiras profissionais graças a essa linha de ajuda financeira. Eles concluirão sua formação de pós-graduação em universidades de prestígio com oportunidades profissionais futuras.
- O Programa de pesquisa de pós-doutorado 'Energy for Future' (11 bolsas) beneficia pesquisadores de pós-doutorado por cinco anos que desenvolverão seus trabalhos em tecnologias associadas à transição energética (energia fotovoltaica e eólica, veículos elétricos, armazenamento de energia e redes inteligentes) em colaboração com universidades de prestígio na Espanha, Reino Unido, Alemanha, França, Estados Unidos e México.
- As Bolsas da Comissão Fulbright (2 bolsas), uma linha de bolsas de estudo de pós-graduação nos Estados Unidos em áreas relacionadas às atividades da Iberdrola, como energia, meio ambiente e tecnologia.
- Bolsas concedidas em colaboração com a Fundação Carolina (10 bolsas), um programa de bolsas de pós-graduação em universidades espanholas para promover os estudos de graduados universitários da América Latina em áreas relacionadas à energia e às mudanças climáticas.
- As Bolsas de Formação e Pesquisa em Restauração com o Museu de Belas Artes de Bilbao e do Prado (5 bolsas) para jovens restauradores nessas galerias de arte de renome internacional.
Além disso, Sua Majestade o Rei também concedeu diplomas a:
- Bolsas de fomento STEM (5 bolsas) para desenvolver jovens graduados ou profissionais com o objetivo de que eles possam ter um impacto positivo em estudantes de origens socioeconômicas vulneráveis.
- O programa de Bolsas ICAI (10 bolsas), destinado a financiar estudos universitários relacionados ao setor de energia para estudantes com recursos financeiros limitados; e
- Bolsas desenvolvidas em conjunto com o Comitê Paraolímpico Espanhol (13 bolsas), com o objetivo de facilitar a formação profissional de esportistas com vistas à sua integração no mercado de trabalho após o término da carreira esportiva.
Além disso, em um firme compromisso do Grupo Iberdrola com a promoção de jovens talentos, foram oferecidas 468 vagas nas três chamadas do seu Programa Internacional de Graduados (2021-2023). Neste evento, também serão entregues os diplomas a 14 representantes do grupo de graduados da edição de 2022.
Por outro lado, e como prova do interesse da Iberdrola na formação de jovens, em 2023 a empresa incorporou 1.011 jovens estagiários que puderam dar seus primeiros passos profissionais em uma empresa líder no setor energético e desenvolver novas competências e habilidades que os ajudarão a impulsionar seu futuro emprego.
Nesse sentido, mais de 30.000 jovens se incorporaram à Iberdrola na última década, sendo que alguns deles entraram na empresa graças a uma bolsa de estudos e, atualmente, já estão ocupando cargos importantes.
Além dos jovens bolsistas, participaram do evento o escritor Espido Freire e a astronauta espanhola Sara García Alonso. O evento também contou com a presença do Ministro do Interior, Fernando Grande-Marlaska; do embaixador do Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte na Espanha, Hugh Elliot; do embaixador da República Federativa do Brasil na Espanha, Orlando Leite, além de membros do Conselho de Administração e executivos da Iberdrola.
A Iberdrola continua exercendo um efeito de atração sobre milhares de fornecedores com seus investimentos e compras de cerca de 18 bilhões de euros, com os quais apoia mais de 400.000 empregos em toda a sua cadeia de valor. Além disso, por meio dessa atividade, continuou contribuindo com mais de 9,3 bilhões de euros para os cofres públicos em 2023. Na empresa, promovemos, atraímos, identificamos e orientamos o talento em diferentes processos e programas gerenciados por meio da nossa Fundação na Espanha e da área de Talento.