Notícia
2024-11-12 12:28:00.0 - 2024-11-12 12:28:00.0 UTC +01:00ScottishPower e Siemens Gamesa fecham acordo de turbinas eólicas 'offshore' no valor de 1 bi de libras
- A ScottishPower obtém contrato de turbinas eólicas, no valor de mais de 1 bilhão de libras, para seu parque offshore East Anglia TWO apenas algumas semanas após a celebração de leilão de energias renováveis.
- O acordo representa um avanço para a indústria no Reino Unido, já que serão fabricadas pás eólicas para 64 turbinas na fábrica da Siemens Gamesa em Hull, criando 1.300 empregos locais.
- O parque eólico, que receberá investimentos de 4 bilhões de libras, produzirá energia limpa suficiente para abastecer o equivalente a quase 1 milhão de residências.
As pás das turbinas do parque eólico offshore East Anglia TWO, empreendimento da ScottishPower com um plano de investimento total de 4 bilhões de libras, serão fabricadas na cidade de Hull, depois que a empresa de energia verde formalizou um acordo de fornecimento de aerogeradores com a Siemens Gamesa no valor de mais de 1 bilhão de libra.
Com o acordo, a Siemens Gamesa fornecerá 64 unidades de sua turbina eólica offshore SG 14-236 DD*, que têm um diâmetro de rotor de 236 metros – quase a mesma altura do mirante do Edifício Shard –, para o terceiro projeto eólico em alto-mar da ScottishPower, localizado no sul do Mar do Norte.
Situado a quase 33 quilômetros da costa de Suffolk, o East Anglia TWO terá uma capacidade instalada de até 960 MW, o suficiente para abastecer o equivalente a quase um milhão de residências com energia elétrica verde.
As pás de 115 metros de comprimento serão fabricadas na fábrica de pás eólicas da Siemens Gamesa em Hull, que atualmente emprega cerca de 1.300 pessoas após contratar mais de 600 novos funcionários nos últimos 12 meses.
A assinatura do contrato ocorre logo após a ScottishPower anunciar seu propósito de dobrar os investimentos realizados no Reino Unido – de 12 para 24 bilhões de liras – entre 2024 e 2028.
O primeiro-ministro Keir Starmer afirmou: "Nossa missão de transformar a Grã-Bretanha em uma superpotência de energia limpa incentivará nossos centros industriais e acabará com os obstáculos ao crescimento que ainda existem em nossas cidades com mais trabalhos.
"Isso fortalecerá nossa segurança nacional, protegendo as futuras gerações da crise climática e do impacto que isso pode ter em suas prosperidades do futuro.
"Ao agir de forma decisiva e antecipada, o Reino Unido tem a oportunidade de liderar o mundo nos setores do futuro – trabalhando em parceria com empresas como a ScottishPower e a Siemens Energy – criando uma verdadeira segurança energética, reduzindo as contas de energia e criando empregos e cadeias de suprimentos no Reino Unido.
"Mas não podemos agir sozinhos e, na COP, liderarei os esforços para proteger a Grã-Bretanha das mudanças climáticas, trabalhando também com outros países para acelerar a transição limpa no mundo com o objetivo de combater as causas em sua raiz."
O Secretário de Energia, Ed Miliband, afirmou: "Esse investimento é um grande voto de confiança no crescente setor de energias renováveis do Reino Unido e incentivará nosso futuro com energia limpa, criando empregos qualificados e promovendo o crescimento verde em Hull e outras cidades.
"A energia eólica offshore é a espinha dorsal da nossa missão de energia limpa para 2030; cada nova turbina em nossas águas nos ajuda a aumentar a segurança energética, proteger os consumidores e enfrentar a crise climática.
"Estamos transformando o Reino Unido em uma superpotência de energia limpa, apoiando o setor para criar cadeias de suprimentos globais mais limpas e fomentar o investimento em nosso país."
Keith Anderson, CEO da ScottishPower, afirmou: "O dia de hoje é uma prova tangível da importância da Missão de Energia Limpa da Grã-Bretanha – nossos projetos do East Anglia estão gerando empregos, contratos de cadeia de suprimentos e energia verde no Reino Unido.
"Fazer com que mais projetos como o East Anglia TWO saiam do papel de maneira rápida promoverá a cadeia de suprimentos do Reino Unido, dando a empresas como a Siemens Gamesa a confiança para investir em instalações como esta fábrica de pás eólicas em Hull.
"As metas de energia limpa da Grã-Bretanha são factíveis, mas exigentes. Dobramos nosso investimento e estamos prontos para fazer a nossa parte com o governo à medida que acabe com as barreiras para construir mais projetos como esse, juntamente com as linhas elétricas necessárias para transmitir energia verde e local para todo o país."
A Siemens Gamesa é a empresa eólica de propriedade integral da Siemens Energy, com mais de 6.000 funcionários no Reino Unido. Darren Davidson, vice-presidente da Siemens Energy e da Siemens Gamesa no Reino Unido e na Irlanda, afirmou: "O Reino Unido é o primeiro país industrial líder a eliminar simultaneamente a energia a carvão e ser líder em energia eólica offshore. Se quisermos atingir nossas metas de zero emissões líquidas, é fundamental manter esse incentivo. Além de fornecer as pás para avançar com a transição energética do Reino Unido, nossa fábrica em Hull está agindo como um catalisador para o crescimento econômico e a criação de empregos verdes em toda a região".
O sucesso do projeto East Anglia TWO na sexta rodada de alocação de Contratos por Diferença (CFDs) do governo do Reino Unido, em setembro de 2024, ocorre 14 anos depois que os direitos sobre o leito marinho para o parque eólico foram concedidos pelo último governo trabalhista do ex-primeiro-ministro Gordon Brown e quando Ed Miliband era Secretário de Energia.
Fazer com que projetos como o East Anglia TWO avance mais rápido foi uma das principais conclusões da recente Cúpula de Investimento Internacional* do governo do Reino Unido, em que o primeiro-ministro Keir Starmer declarou que o país precisa "acabar com a burocracia que bloqueia o investimento" em projetos de energia limpa.
East Anglia é o coração das operações de energia eólica offshore da ScottishPower no Reino Unido, com East Anglia ONE em operação, East Anglia THREE em construção e uma cadeia de suprimentos sendo implementada para East Anglia TWO.
Em seu conjunto, esses parques eólicos – todos eles equipados com turbinas da Siemens Gamesa – produzirão eletricidade limpa e verde suficiente para abastecer o equivalente a mais de três milhões de residências.