Notícia

O investimento total do Grupo nesse negócio chegará a 25 bilhões de euros em 2029 com os projetos em construção.

2024-09-19 12:34:00.0 - 2024-09-19 12:34:00.0 UTC +02:00

Reforçamos liderança em energia eólica 'offshore' com Saint-Brieuc após investir 2,4 bilhões de euros

  • Com uma potência de 496 megawatts, o projeto é um dos dois primeiros parques eólicos offshore em operação na França e atenderá a quase 1 milhão de pessoas na região da Bretanha.
  • Mais de 150 empresas europeias, sendo 60 delas espanholas, participaram das obras de construção do parque, incluindo a Navantia-Windar e a Siemens Gamesa.
  • Saint-Brieuc é uma prova da capacidade da Iberdrola de enfrentar com sucesso os desafios de construção (fundo do mar de basalto duro), da cadeia de suprimentos e ambientais e sociais.
  • O presidente executivo da Iberdrola, Ignacio Galán, afirmou: "Este projeto estabelece as bases para o setor eólico offshore na França e demonstra o potencial dessa tecnologia para promover a autonomia energética, a competitividade e a reindustrialização da Europa, além de contribuir para as metas climáticas, de acordo com o relatório Draghi".
     

A Iberdrola inaugurou na manhã desta quinta-feira (19), na Bretanha, o parque eólico de Saint-Brieuc, na França, um dos dois primeiros do país, com 496 MW de capacidade e uma produção anual de 2 milhões de megawatts-hora (GWh). O projeto fornecerá energia segura, local e livre de emissões para abastecer o consumo de quase um milhão de pessoas. 

Com um investimento de 2,4 bilhões de euros, o projeto começou a ser desenvolvido em 2012 e entrou em plena operação em 2024, após três anos de construção. Saint-Brieuc consiste em 62 turbinas de 8 MW cada, sendo os aerogeradores mais potentes instaladas na França até o momento.  

O trabalho de construção gerou mais de 1.700 empregos, dos quais 500 são locais, e contou com a participação de empresas líderes como a Siemens-Gamesa (responsável pela fabricação das turbinas eólicas), o consórcio Navantia Windar (fundações e peças de transição), Haizea (torres), Prysmian (cabeamento) e Van Oord (instalação). No total, mais de 150 empresas europeias, sendo 60 delas espanholas, participaram das obras do empreendimento. 

O parque eólico de Saint-Brieuc também representa um grande avanço para o setor eólico offshore na França, já que, para sua construção, foram criadas uma fábrica de turbinas eólicas em Le Havre, de propriedade da Siemens Gamesa, e outra em Brest, da Navantia-Windar, dedicada a fundações.

Com sua inauguração, Saint-Brieuc demonstrou as capacidades da Iberdrola em tecnologia eólica offshore, tanto na busca de soluções técnicas para os desafios impostos pela dureza do leito marinho (composto de rocha basáltica) e pelas grandes marés na região, quanto na mobilização da cadeia de suprimentos.  

Liderando a energia eólica 'offshore' no mundo

Saint-Brieuc é o quarto parque eólico offshore da Iberdrola em operação, depois de West of Duddon Sands (Reino Unido), localizado no Mar da Irlanda; Wikinger (Alemanha), no Mar Báltico, e East Anglia One (Reino Unido), um dos maiores parques eólicos offshore do mundo, localizado no Mar do Norte. 

A Iberdrola também conta com outros quatro parques eólicos em construção: em 2025, entrarão em operação os parques de Baltic Eagle, na Alemanha, e Vineyard Wind One (que será o primeiro parque eólico de grande escala nos Estados Unidos); e em 2026, iniciarão sua produção de energia os parques East Anglia Three (Reino Unido) e Windanker (Alemanha).

O investimento em parques eólicos em operação e em construção já chega a 15 bilhões de euros.

Além disso, no último mês, a Iberdrola recebeu dois novos projetos: East Anglia Two, no Reino Unido; e New England Wind 1, no estado de Massachusetts (EUA).

Uma vez concluído, o investimento total do grupo em energia eólica offshore ultrapassará a marca de 25 bilhões de euros.

Por último, a empresa tem garantidos os direitos sobre o fundo do mar para futuros parques de geração eólica no Reino Unido, na Europa Continental, nos EUA, na Austrália ou no Japão.

Iberdrola na França

Além deste novo parque eólico offshore, a Iberdrola opera 11 projetos eólicos onshore na França e possui um portfólio de projetos eólicos e fotovoltaicos em diferentes estágios de desenvolvimento. A empresa conta com escritórios em Paris, Lyon, Nantes, Nancy, Bordeaux, Limoges e Marselha, além de instalações de operação e manutenção para seus diversos ativos, como o parque de Saint-Brieuc.