Notícia

2024-06-12 09:00:00.0 - 2024-06-12 09:00:00.0 UTC +02:00

Recebemos prêmio da Ofiso pela melhor trajetória em financiamento sustentável

  • Jesus Martínez, diretor de financiamento e tesouraria do Grupo Iberdrola, foi premiado pelo Observatório Espanhol de Financiamento Sustentável (Ofiso) por seu trabalho ao longo dos anos para o desenvolvimento do financiamento verde. 

O Observatório Espanhol de Financiamento Sustentável (Ofiso) quis destacar o bom trabalho da Iberdrola, graças à sua visão pioneira no financiamento sustentável. A Iberdrola se estabeleceu como uma referência em financiamento sustentável, sendo o primeiro grupo privado do mundo a emitir títulos verdes, depois de se tornar, em 2014, a primeira empresa espanhola e a segunda do mundo a emitir um título com essas características. Atualmente, o grupo conta com cerca de 21 bilhões de euros de bônus verdes em circulação.

No mercado bancário, em 2017, a empresa também assinou o primeiro empréstimo verde para uma empresa de energia no mundo, no valor de 500 milhões de euros. Após essa transação, foram realizadas várias operações de empréstimos bancários, com multilaterais e financiamento de projetos verdes, assim como linhas de crédito vinculadas a critérios de sustentabilidade.

Atualmente, o Grupo Iberdrola conta com operações de cerca de 60 bilhões de euros em financiamento sustentável, tanto em formato verde, com a utilização de fundos para investimentos específicos, quanto com operações vinculadas a critérios de sustentabilidade.

A liderança demonstrada no financiamento sustentável foi possível graças à estratégia pioneira do Grupo em seus investimentos para apoiar a transição energética, iniciada há mais de 20 anos.

Essa estratégia financeira (ESG+F) ganha força com o novo plano estratégico, que pretende investir 41 bilhões entre 2024 e 2026. O plano tem como objetivo promover a descarbonização e a eletrificação da economia.

O Observatório Espanhol de Financiamento Sustentável concede esses prêmios anuais a instituições financeiras, empresas ou instituições em reconhecimento à excelência no campo das finanças sustentáveis. 

O objetivo desse Observatório é dar visibilidade a soluções financeiras responsáveis, à adoção de práticas recomendadas e à influência e visibilidade dos profissionais do setor financeiro.