Notícia
A Iberdrola é uma das duas empresas de energia elétrica do mundo que receberam esse selo
Recebemos o certificado internacional EDGE, o principal parâmetro em diversidade, igualdade e inclusão
- Entre as instituições certificadas pelo EDGE (Equity, Diversity, and Gender Equality) estão as Nações Unidas, a OCDE e o Banco Mundial.
- A empresa obteve o selo EDGE Move (o segundo na escala de 3 possíveis, algo excepcional para empresas em seu primeiro ano) e está comprometida em obter a certificação EDGEplus, a mais alta, em 2026.
- Nas últimas duas décadas, a Iberdrola dobrou a porcentagem de mulheres em sua força de trabalho.
A Iberdrola recebeu a certificação EDGE (Equity, Diversity, and Gender Equality), o principal método de avaliação do mundo que qualifica e certifica empresas e instituições por seus esforços para promover a igualdade de gênero no local de trabalho. Entre as instituições certificadas estão as Nações Unidas, a OCDE e o Banco Mundial.
Para obter essa certificação, foi realizada uma avaliação externa independente, na qual as políticas e práticas das empresas do Grupo foram revisadas de forma abrangente. Além disso, foram analisados dados estatísticos e realizadas pesquisas de percepção com os funcionários.
A Iberdrola obteve, em específico, o segundo nível de certificação (EDGE Move), que indica que a organização não apenas assumiu um compromisso com a igualdade de gênero, mas também tomou medidas concretas para transformar esse compromisso em ação. O reconhecimento também destaca que as práticas equitativas foram integradas de forma sustentável na organização e constituem uma área estratégica fundamental para seu sucesso futuro.
Não é comum que uma empresa obtenha esse segundo nível no primeiro ano em que solicita a certificação. Além disso, a Iberdrola está comprometida em obter a máxima certificação EDGEplus em 2026, que também valoriza o compromisso com a diversidade de gênero, etnia, identidade/orientação sexual, idade, deficiência e nacionalidade.
A Iberdrola é uma das três empresas de energia elétrica do mundo que atualmente possuem essa certificação, enquanto na Espanha é a única empresa do setor que conta com esse reconhecimento. Desde o lançamento dessa certificação no Fórum Econômico Mundial em 2011, apenas 750 empresas em 61 países receberam esse selo.
Ignacio S. Galán, presidente executivo da Iberdrola, destacou que "receber essa certificação é mais uma prova do nosso compromisso com a igualdade, a diversidade e a inclusão, que promovemos há décadas entre nossos mais de 40.000 funcionários e fora da empresa por meio de iniciativas como o incentivo ao esporte feminino. Nos últimos 20 anos, dobramos a porcentagem de mulheres em nossa força de trabalho, contamos com mais de 90 nacionalidades entre nossos funcionários e nossa meta é continuar avançando nesse caminho para contribuir para um mundo mais inclusivo e diversificado e, portanto, mais justo para todos".
Compromisso da Iberdrola com a igualdade, a diversidade e a inclusão
Há anos que a Iberdrola vem aprofundando seu compromisso com a diversidade e a inclusão em seu sentido mais amplo. Somente no último ano, a empresa aumentou em 8% a presença de mulheres na equipe, e a porcentagem de mulheres em cargos de responsabilidade chegou a 34,5%, um número que praticamente cumpre a meta de 2025. Nos últimos 20 anos, a Iberdrola duplicou a porcentagem de mulheres no quadro de funcionários.
E em termos de diversidade, a empresa conta atualmente com profissionais de 93 nacionalidades no Grupo e avançou no equilíbrio geracional graças à promoção e ao desenvolvimento do emprego de jovens. A Iberdrola conta com um Comitê Global e com comitês locais de Diversidade e Inclusão que garantem que todas as iniciativas sejam implementadas de acordo com as particularidades e necessidades de cada território.
Entre outros prêmios nessa área, a Iberdrola foi selecionada pelo sexto ano consecutivo para formar parte do Índice de Igualdade de Gênero da Bloomberg, e a Forbes posicionou a empresa entre as dez melhores do mundo em termos de integração das mulheres como parte de seu índice World's Top Female Friendly Companies.