Notícia
2024-12-20 14:40:00.0 - 2024-12-20 14:40:00.0 UTC +01:00BEI assina empréstimo verde de 100 milhões de euros com a Iberdrola, com garantia da SACE, para uma nova usina fotovoltaica na Sicília
- A nova usina, que estará localizada nas províncias de Enna e Catania e entrará em operação até 2025, terá uma capacidade de produção estimada em 400 GWh por ano, o suficiente para atender às necessidades anuais de cerca de 154.000 residências italianas.
- Com este empréstimo coberto pela garantia SACE Archimede, o BEI contribui para a iniciativa.
O Banco Europeu de Investimento (BEI) e a Iberdrola, com a garantia Archimede da SACE, assinaram um novo contrato de empréstimo verde de 100 milhões de euros para a construção de uma nova usina fotovoltaica na Itália. Este investimento representa um passo importante para aumentar a produção de energia renovável no país e atingir as metas climáticas da União Europeia. Esta é a primeira operação do BEI com a Iberdrola com cobertura da SACE.
A nova usina fotovoltaica, que estará localizada nas províncias de Enna e Catania (Sicília) e entrará em operação até 2025, terá uma capacidade de geração de energia renovável de 242,78 MWp, o suficiente para atender às necessidades anuais de cerca de 154.000 residências italianas. O financiamento do BEI será coberto em 70% pela garantia Archimede da SACE, um instrumento de garantias concedidas em condições de mercado para financiamentos e títulos com duração de até 25 anos, com o objetivo de melhorar a competitividade do sistema nacional.
A Vice-Presidente do BEI, Gelsomina Vigliotti, afirmou: "O BEI continua sendo um parceiro estratégico para a Itália no setor das energias renováveis. O BEI desempenha um papel fundamental na atração de investidores estrangeiros para o país, a fim de promover a sustentabilidade ambiental, a coesão social e o crescimento econômico.
Alessandra Ricci, CEO da SACE, disse: "Estamos orgulhosos de fechar esta parceria com o BEI e a Iberdrola e realizar este investimento histórico no setor de energia renovável na Sicília, um projeto que não só aumentará a produtividade e a competitividade, mas também criará oportunidades de emprego. Com esse objetivo, desde o lançamento da garantia Archimede, em junho, já aprovamos mais de 4,9 bilhões em operações para promover o potencial de crescimento da Itália".
Valerio Faccenda, CEO da Iberdrola Italia: "Graças a este empréstimo do BEI e ao apoio da SACE à Iberdrola, continuaremos incentivando a transição energética da Itália com um projeto que levará energia limpa a 154.000 residências".
O projeto representa um modelo de desenvolvimento sustentável, combinando inovação tecnológica e respeito ao meio ambiente. A usina fotovoltaica usará tecnologias de ponta, garantindo assim alta eficiência energética e mínimo impacto ambiental. Além disso, a construção e a gestão da usina criarão oportunidades de emprego nas comunidades locais, o que contribui para o desenvolvimento econômico da região.
A operação marca o início de uma parceria entre o BEI, a SACE e a Iberdrola, abrindo a possibilidade de que essa transação seja repetida no futuro.
Banco Europeu de Investimento (BEI)
O Banco Europeu de Investimento (BEI) é a instituição de financiamento de longo prazo da União Europeia, cujos acionistas são seus Estados-Membros. O banco financia investimentos que contribuem para a consecução dos objetivos políticos da UE. Os projetos do BEI fomentam a competitividade, promovem a inovação, incentivam o desenvolvimento sustentável, reforçam a coesão social e territorial e apoiam uma transição justa e harmoniosa para a neutralidade climática. O Grupo BEI, que também inclui o Fundo Europeu de Investimento (FEI), assinou um total de 88 bilhões de euros em novos financiamentos para mais de 900 projetos até 2023. Espera-se que esses compromissos mobilizem cerca de 320 bilhões de euros em investimentos, apoiando 400.000 empresas e 5,4 milhões de empregos.
Nos últimos cinco anos, o Grupo BEI financiou projetos na Itália no valor de mais de 58 bilhões de euros. Todos os projetos financiados pelo Grupo BEI estão em conformidade com o Acordo de Paris. O Grupo BEI não financia investimentos em combustíveis fósseis. Estamos no caminho certo para cumprir nosso compromisso de mobilizar 1 trilhão de euros em investimentos para a ação climática e a sustentabilidade ambiental até 2030, conforme estabelecido no Climate Bank Roadmap.
Mais da metade do financiamento anual do Grupo BEI é destinada a projetos que contribuem diretamente para a adaptação às mudanças climáticas, a mitigação de seus efeitos e um meio ambiente mais sustentável. Cerca de metade do financiamento do BEI na União Europeia se destina às regiões de coesão, onde o rendimento per capita é mais baixo. Esse fato ressalta o compromisso do Banco em promover o crescimento inclusivo e a convergência dos padrões de vida.
SACE
A SACE é o grupo segurador-financeiro italiano, controlado diretamente pelo Ministério da Economia e Finanças, especializado em apoiar as empresas italianas e o tecido econômico nacional por meio de uma ampla gama de ferramentas e soluções destinadas a aumentar a competitividade na Itália e no mundo. Por mais de 45 anos, o Grupo SACE tem sido o parceiro de referência para empresas italianas que exportam e crescem em mercados estrangeiros. Além disso, a SACE apoia o sistema bancário, facilitando o acesso das empresas ao crédito com suas garantias financeiras, apoiando assim a liquidez e os investimentos em favor da competitividade e da sustentabilidade dentro da estrutura do Green New Deal italiano, começando pelo mercado interno. A SACE está presente em todo o mundo. Possui quatorze escritórios nos países-alvo de seus produtos fabricados internamente (Made in Italy), cuja função é estabelecer relacionamentos com importantes clientes locais e, por meio de instrumentos financeiros específicos, facilitar as operações com empresas italianas. Com um portfólio de operações seguradas e investimentos garantidos no valor de 260 bilhões de euros, a SACE apoia cerca de 50.000 empresas, principalmente PMEs, apoiando seu crescimento na Itália e em cerca de 200 países em todo o mundo.
Iberdrola e seu compromisso com o financiamento sustentável e a descarbonização do país
A Iberdrola continua avançando em seu compromisso com a sustentabilidade, baseado na eletrificação da economia, por meio de energias limpas, e voltado para a luta contra as mudanças climáticas e a criação de riqueza e emprego nas comunidades em que atua. No final do terceiro trimestre de 2024, o grupo já contava com financiamento verde ou vinculado a critérios de sustentabilidade por um valor superior a 57 bilhões de euros, dos quais cerca de 27 bilhões correspondem a bônus verdes.