Notícia

2025-02-06 18:54:00.0

Neoenergia vende usina hidrelétrica de Baixo Iguaçu para EDF e STOA

  • A subsidiária da Iberdrola no Brasil, que controla 70% da usina hidrelétrica de Baixo Iguaçu, no Paraná, tem uma capacidade instalada de 350 MW e 172 MWm de energia assegurada. 
  • Essa transação reforça a estratégia de rotação de ativos da Iberdrola, focada na otimização do portfólio com criação de valor, disciplina de capital e simplificação de sua estrutura.

A Iberdrola vendeu a usina hidrelétrica de Baixo Iguaçu para a empresa francesa de eletricidade EDF e para o fundo de investimento francês STOA.

Por meio de sua subsidiária brasileira, a Neoenergia, a empresa dirigida por Ignacio Galán controlava 70% da usina hidrelétrica de Baixo Iguaçu, localizada no Paraná. Essa usina tem uma capacidade instalada de 350 MW e 172 MWm de energia assegurada.

A transação está avaliada em 1,43 bilhão de reais brasileiros (aproximadamente 240 milhões de euros). O preço está sujeito aos ajustes usuais nesse tipo de transação.

Essa transação reforça a estratégia de rotação de ativos da Iberdrola, focada na otimização do portfólio com criação de valor, disciplina de capital e simplificação de sua estrutura.

Parcerias para o crescimento

A Iberdrola fechou recentemente várias alianças de longo prazo para acelerar seu crescimento e impulsionar a descarbonização da economia, mantendo sua solidez financeira, entre elas: