Notícia
2025-02-06 18:54:00.0Neoenergia vende usina hidrelétrica de Baixo Iguaçu para EDF e STOA
- A subsidiária da Iberdrola no Brasil, que controla 70% da usina hidrelétrica de Baixo Iguaçu, no Paraná, tem uma capacidade instalada de 350 MW e 172 MWm de energia assegurada.
- Essa transação reforça a estratégia de rotação de ativos da Iberdrola, focada na otimização do portfólio com criação de valor, disciplina de capital e simplificação de sua estrutura.
A Iberdrola vendeu a usina hidrelétrica de Baixo Iguaçu para a empresa francesa de eletricidade EDF e para o fundo de investimento francês STOA.
Por meio de sua subsidiária brasileira, a Neoenergia, a empresa dirigida por Ignacio Galán controlava 70% da usina hidrelétrica de Baixo Iguaçu, localizada no Paraná. Essa usina tem uma capacidade instalada de 350 MW e 172 MWm de energia assegurada.
A transação está avaliada em 1,43 bilhão de reais brasileiros (aproximadamente 240 milhões de euros). O preço está sujeito aos ajustes usuais nesse tipo de transação.
Essa transação reforça a estratégia de rotação de ativos da Iberdrola, focada na otimização do portfólio com criação de valor, disciplina de capital e simplificação de sua estrutura.
Parcerias para o crescimento
A Iberdrola fechou recentemente várias alianças de longo prazo para acelerar seu crescimento e impulsionar a descarbonização da economia, mantendo sua solidez financeira, entre elas:
- A Iberdrola deu à Kansai uma participação no projeto eólico offshore alemão Windanker, no valor de 1,28 bilhão de euros.
- A Iberdrola fechou em outubro passado a compra da empresa britânica ENW para continuar expandindo seus negócios de rede, com a Kansai como parceira.
- Em janeiro de 2023, ela assinou uma aliança Norges Bank para co-investir em energias renováveis com o que, após sua expansão, chegará a 2.500 MW.
- Em dezembro de 2023, a Iberdrola fechou um acordo com a Masdar para co-investir até US$ 15 bilhões em energia eólica offshore e hidrogênio verde na Alemanha, no Reino Unido e nos EUA, cujo primeiro marco foi o acordo anunciado em julho para o parque eólico offshore Baltic Eagle, na Alemanha.
- Em setembro de 2023, a empresa fechou uma parceria com a GIC para a expansão das redes de transmissão no Brasil por 430 milhões de euros.
- A empresa vendeu mais de 8.400 MW de usinas a gás de ciclo combinado no México em fevereiro passado por US$ 6,2 bilhões.
- A Iberdrola e a BP lançaram uma joint venture em março de 2023 para implantar 11.700 pontos de carregamento rápido na Espanha e em Portugal e formaram uma joint venture 50/50 para desenvolver um projeto de hidrogênio verde de 25 MW, a maior usina da Espanha.
- A Iberdrola e a MAPFRE fizeram mais progressos em sua aliança estratégica ao incorporar 150 novos MW por meio de uma joint venture, que já conta com 450 MW.
- Além disso, a Iberdrola firmou uma aliança com a Energy Infrastructure Partners para co-investir no parque eólico offshore de Wikinger e aprimorar seu portfólio eólico offshore.