Notícia

Com o apoio da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (UNFCCC) e da própria Cúpula do Clima

2019-11-25 00:00:00.0

Moving for Climate NOW inicia sua rota ciclística em Salamanca com destino à COP25 de Madri

  • Meia centena de representantes de empresas, administrações e organizações sem fins lucrativos percorrem 500 quilômetros de bicicleta elétrica, com o objetivo de conscientizar sobre a importância de lutar contra as mudanças climáticas com ambição e urgência
  • Entregarão seu Manifesto para lutar contra as mudanças climáticasna Cúpula do Clima, que começa no dia 02 de dezembro em Madri, sob a presidência do Chile
  • A iniciativa Moving for Climate NOW está alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 das Nações Unidas, especialmente com o 13 ação contra a mudança global do clima e o 17 parcerias e meios de implementação

A expedição ciclística Moving for Climate NOW, promovida pela Iberdrola com o apoio da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (UNFCCC, em suas siglas em inglês) e da COP25, já iniciou sua quinta edição.

A equipe começou hoje a pedalar de bicicleta elétrica em Salamanca, a partir de onde percorrerão 500 quilômetros até a chegada no próximo domingo, 1.º de dezembro, a Madri, às vésperas do começo da Cúpula do Clima (COP25) na cidade. Ali entregarão seu Manifesto para lutar contra as mudanças climáticas, no qual expõem, ponto por ponto, os princípios fundamentais sobre os quais esta equipe considera que é preciso agir para enfrentar os desafios do clima e cumprir os objetivos do Acordo de Paris.

No evento da largada estiveram presentes, além do Diretor-geral de Qualidade e Sustentabilidade Ambiental do Governo Regional de Castela e Leão, Rubén Rodríguez; a vereadora responsável pelo Meio Ambiente da Prefeitura de Salamanca, Miryam Rodríguez; a Vice-reitora de Estudantes da USAL, Ana Belén Ríos; e o Diretor de Políticas Energéticas e Mudanças Climáticas da Iberdrola, Carlos Sallé.

Este ano a iniciativa será novamente integrada por uma equipe ciclística multidisciplinar formada por meia centena de pessoas, provenientes de diferentes organizações e países. O seu objetivo é conscientizar sobre a importância do desafio climático, de unir esforços em todos os âmbitos e agir com ambição e urgência para frear as mudanças climáticas. 

Este Manifesto destaca a necessidade de aumentar a ambição climática e avançar rumo a cenários que limitem o aumento da temperatura abaixo de 1,5 ºC, o que equivale a atingir emissões líquidas nulas em 2050.

Para consegui-lo, pedem para que se avance, fundamentalmente nos seguintes aspectos:

  • A urgência de unir esforços a partir de todos os âmbitos, garantindo medidas de apoio aos grupos sociais mais vulneráveis.
  • A importância de considerar a luta contra as mudanças climáticas não só como um importante desafio, mas também como uma oportunidade para construir um modelo econômico sustentável.
  • A necessidade de acelerar a transição energética, apostando nas energias renováveis.
  • O valor de contar com a natureza como aliada.
  • A importância de mobilizar recursos para melhorar a adaptação climática.

A iniciativa Moving for Climate NOW está alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 das Nações Unidas. Está, sobretudo, diretamente vinculada ao objetivo 13 (ação pelo clima) e 17 (parceria e meios de implementação). Também contribui para os pontos 5 (igualdade de gênero) e 7 (energia acessível e limpa). A expedição fez o cálculo de suas emissões através do projeto ZeroCO2 e compensou sua pegada de carbono através da compra de créditos de carbono nas plataformas Climate Neutral Now da Organização da Nações Unidas e ZeroCO2.


Terceira edição do Moving for Climate NOW

A iniciativa oving for Climate NOW chega assim à sua quinta edição, depois de a equipe ciclística já ter percorrido mais de 3.700 quilômetros desde a primeira edição, que saiu de Bilbao para a COP21 de Paris. Posteriormente, chegaram até a COP22 de Marraquexe saindo de Sevilha, à COP23 de Bonn saindo de Paris e à COP24 de Katowice (Polônia) saindo de Viena.

Ao longo destes cinco anos, fizeram parte da Moving for Climate NOW representantes de organismos internacionais como a Comissão Europeia, o Banco Europeu de Investimentos, a Convenção das Nações Unidas para as Mudanças Climáticas (UNFCC); o World Resources Institute (WRI), a Agência Internacional da Energia (AIE) e a Agência Internacional de Energias Renováveis; instituições como o Gabinete Espanhol de Mudanças Climáticas, o Conselho Econômico, Social e Ambiental do Marrocos, a Fundação Biodiversidade e a Prefeitura de Sevilha; iniciativas como o World Business Council for Sustainable Development, Sustainable Energy for All (SEforALL) ou o Carbon Disclosure Project, ou a sociedade civil através de ONGs como ECODES, Cruz Vermelha e Ajuda em Ação; criadores de opinião, atletas e centros de pesquisa e universidades como a Universidade Pontifícia Comillas e a Universidade Federal do Rio de Janeiro.