Notícia

2024-06-24 15:00:00.0 - 2024-06-24 15:00:00.0 UTC +02:00

Ministro de Minas e Energia do Brasil se reúne com Ignacio Galán e visita a usina de hidrogênio verde da Iberdrola

O ministro de Minas e Energia do Brasil, Alexandre Silveira, esteve presente hoje nos escritórios da Iberdrola em Madrid e realizou uma reunião de trabalho com Ignacio Galán, presidente executiva da empresa, com quem discutiu as principais questões da atualidade do setor, especialmente no Brasil.

Em sua viagem à Espanha, o ministro também visitou a usina de hidrogênio verde da Iberdrola em Puertollano, a maior planta dessa tecnologia para uso industrial na Europa. Durante a visita, a companhia explicou como o hidrogênio verde pode ser um grande diferencial para o avanço da transição energética para usos energéticos de difícil eletrificação.

Atualmente, a Neoenergia possui um projeto de pesquisa e desenvolvimento (P&D), regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), para a implementação de uma usina pioneira de hidrogênio verde no Brasil. A planta, que está sendo construída em Brasília, deverá ser inaugurada no ano que vem. A unidade receberá energia de uma usina fotovoltaica de 150kWp e ajudará no processo de descarbonização de segmentos ainda difíceis de reduzir as emissões de CO2, como o de transporte automotivo. A nova usina será um dos primeiros pontos de abastecimento de hidrogênio verde veicular no país para o abastecimento de ônibus e veículos leves.

A Neoenergia também conta com cinco acordos de cooperação com governos e empresas para projetos de hidrogênio verde de baixo carbono no Rio Grande do Norte, Ceará, Pernambuco, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro. Além disso, a empresa possui projetos concretos, em estágio avançado de maturidade, que envolvem mais de R$ 500 milhões em investimentos.

A visita ocorre poucos dias depois que o governo brasileiro aprovou um decreto que regulamenta a prorrogação antecipada das concessões de distribuição de energia elétrica por 30 anos.

De acordo com seu plano para 2024-26, a Iberdrola destinará um total de 4,5 bilhões de euros ao setor de redes elétrica no Brasil nos próximos três anos.

O CEO da Neoenergia, subsidiária da Iberdrola no Brasil, Eduardo Capelastegui, também participou da reunião e reforçou o interesse da empresa em investir em hidrogênio verde e derivados no Brasil.

A empresa está confiante de que a recente aprovação do PL 2.308/2023 no Senado Federal, que estabelece o marco regulatório para a produção de hidrogênio verde, garantirá maior segurança jurídica e regulatória para a tomada de decisões por parte dos investidores. A empresa pretende ser um dos catalisadores do avanço desta tecnologia no país. 

Algumas observações sobre a Iberdrola no Brasil

A Iberdrola opera no Brasil por meio da Neoenergia, uma empresa líder em redes elétricas com quase 730.000 quilômetros de linhas de energia. Presente em 18 estados e no Distrito Federal, a Neoenergia conta com cinco distribuidoras de eletricidade e quase 4.500 megawatts de energia renovável instalada.

A Neoenergia distribui eletricidade para cerca de 40 milhões de brasileiros por meio de 16 milhões de pontos de fornecimento. A empresa emprega mais de 15.000 pessoas e gera 28.000 postos de trabalho no país por meio de suas atividades.