Notícia

2025-02-07 10:13:00.0

Join venture entre bp e Iberdrola inicia os trabalhos de construção da maior usina de hidrogênio verde da Espanha

  • A futura usina poderá gerar até 500 novos empregos durante sua construção, que contará com a participação de aproximadamente 25 empresas espanholas.
  • O trabalho, que começa com a adaptação de um terreno próximo à refinaria da bp em Castellón, continuará com as obras civis e a subsequente chegada e montagem dos principais equipamentos, incluindo os eletrolisadores. 

A joint venture entre a bp e a Iberdrola anunciou o início dos trabalhos de construção do maior projeto de hidrogênio verde da Espanha, com 25 MW. Este empreendimento poderá gerar até 500 empregos durante a fase de construção, que contará com a participação de aproximadamente 25 empresas espanholas. 

A primeira etapa do projeto consiste na terraplenagem e na preparação de um terreno de cerca de 20.000 m2 localizado próximo à refinaria da bp em Castellón. As obras civis terão início no segundo trimestre do ano.

O próximo marco do projeto será a entrega e a instalação dos primeiros equipamentos principais, entre eles os eletrolisadores, o que deverá ocorrer no segundo semestre de 2025. Esse equipamento são responsáveis por produzir hidrogênio verde por meio de um processo químico (eletrólise) capaz de separar as moléculas de hidrogênio e oxigênio que compõem a água, utilizando eletricidade proveniente de fontes renováveis.

Carolina Mesa, vice-presidente de hidrogênio da bp para a Espanha e novos mercados, afirmou: "O início da construção da maior usina de hidrogênio verde da Espanha é uma excelente notícia, pois representa um avanço concreto em um projeto crucial para a descarbonização industrial. A refinaria da bp em Castellón se consolida como um modelo para a transformação das refinarias em centros de energia integrada."

Jorge Palomar Herrero, Diretor de Desenvolvimento de Hidrogênio da Iberdrola, destacou: "Este projeto já está possibilitando o desenvolvimento real da cadeia de valor do hidrogênio em nosso país, com equipamentos essenciais fabricados na Espanha e empregando mais de 25 empresas locais. Além disso, o projeto demanda 200 GWh/ano de energia renovável proveniente de usinas eólicas e fotovoltaicas da Iberdrola na Espanha, atendendo a todos os requisitos da UE para garantir que o hidrogênio produzido seja hidrogênio verde".

O anúncio reforça a liderança da bp e da Iberdrola no setor de hidrogênio, um vetor energético que tem o potencial de desempenhar um papel significativo na descarbonização da indústria. Além disso, a Iberdola e a bp continuam avançando em sua parceria para acelerar a mobilidade elétrica e liderar o segmento de recarga pública de alta potência na Espanha e em Portugal.

A maior usina de hidrogênio verde da Espanha

O projeto receberá um investimento de mais de 70 milhões de euros e está sendo desenvolvido em conjunto pela bp e pela Iberdrola España por meio da Castellón Green Hydrogen S.L., uma empresa criada com participação igualitária entre as duas companhias. A previsão é que a usina esteja operacional no segundo semestre de 2026.

O eletrolisador de 25 MW será alimentado com eletricidade renovável por meio de um contrato de compra de energia (PPA) fornecido pela Iberdrola a partir de parques fotovoltaicos e eólicos.

Estima-se que a produção de 2.800 toneladas de hidrogênio verde por ano substitua parte do hidrogênio cinza atualmente utilizado pela refinaria em seus processos. Com isso, seria possível evitar a emissão de aproximadamente 23.000 toneladas de CO2 por ano, o que equivale às emissões de 5.000 carros no mesmo período.

Em etapas futuras do projeto, o hidrogênio verde produzido também poderá ser empregado em indústrias importantes da Comunidade Valenciana que são difíceis de descarbonizar, como o setor de cerâmica, para substituir o gás natural usado em seus processos, as indústrias químicas e o transporte pesado.

Essa iniciativa, que conta com a participação do Instituto Tecnológico de Energia (ITE), obteve financiamento equivalente a 15 milhões de euros provenientes dos programas de apoio à Cadeia de Valor Inovadora e Conhecimento de Hidrogênio Renovável do Plano de Recuperação, Transformação e Resiliência da Espanha, com recursos do programa NextGenerationEU da União Europeia.

Confiança em empresas espanholas

Recentemente, as empresas concederam a fabricação e o fornecimento do transformador à empresa espanhola Imefy. Com sede em Toledo, a empresa sediada em La Mancha fabricará, fornecerá e supervisionará a montagem e o funcionamento do transformador de energia trifásico, com 37 megavolt-amperes (MVA) de potência e 66/30 quilovolts (kV) de taxa de transformação. A entrega está prevista para o primeiro trimestre de 2026.

Essa concessão reflete a confiança da bp e da Iberdrola, por meio da empresa criada para o projeto Castellón Green Hydrogen, nas empresas espanholas para o desenvolvimento da cadeia de valor do hidrogênio renovável. A iniciativa contribui para a estruturação do território e a criação de oportunidades industriais e de inovação em um mercado em crescimento, atuando como um motor de desenvolvimento.