Notícia

2024-12-05 18:26:00.0

Jaime Alfonsín, novo presidente do Comitê de Fundações da Iberdrola

  • O renomado jurista, que serviu a S.M. o Rei por quase três décadas, agora poderá transferir sua vasta experiência e sua vocação de serviço à sociedade para o terceiro setor ligado à responsabilidade social corporativa.
  • Ele substitui Fernando García Sánchez, que encerrará sua carreira profissional no Grupo depois de consolidar o Comitê de Fundações e a Fundación Iberdrola España como instituições líderes por seu compromisso com o desenvolvimento energético, cultural, ambiental e social das comunidades nas quais o grupo Iberdrola opera.

Em sua reunião realizada hoje, o Comitê de Fundações da Iberdrola nomeou Jaime Alfonsín como seu novo presidente. Assim, Alfonsín presidirá o órgão que coordena as atividades das diversas fundações do Grupo nos países em que está presente (principalmente Espanha, Reino Unido, Estados Unidos, Brasil e México).

Advogado do Estado e depois de quase três décadas a serviço de S.M. o Rei Felipe VI - ocupando o cargo de Chefe da Casa do Rei de 2014 a 2024 - Jaime Alfonsín agora liderará uma instituição líder no campo do terceiro setor em nível espanhol e internacional.

Nas próximas semanas, Alfonsín também assumirá as demais funções que Fernando García Sánchez vinha desempenhando até o momento, ao encerrar sua trajetória profissional de mais de 6 anos no Grupo. Sob a presidência de García Sánchez, e graças ao seu excelente trabalho, o Comitê de Fundações da Iberdrola e a Fundación Iberdrola España consolidaram suas atividades nas áreas de formação e pesquisa, biodiversidade e mudanças climáticas, arte e cultura e ação social em todos os territórios em que estão presentes.

Perfil de Jaime Alfonsín

Jaime Alfonsín Alfonso é formado em Direito pela Universidad Autónoma de Madrid (onde obteve o primeiro prêmio extraordinário de sua promoção) e é advogado do Estado. Ele também lecionou Direito da União Europeia no ICADE e Direito Tributário na Universidad Autónoma de Madrid. Em 1995, ingressou na Casa de Sua Majestade o Rei como Chefe do Secretariado de Sua Alteza Real o Príncipe das Astúrias e, em 2014, foi nomeado Chefe da Casa de Sua Majestade o Rei, cargo que ocupou até janeiro passado.

Iberdrola: compromisso com a sociedade no cumprimento de seu dividendo social

Desde sua criação, há quase 124 anos, a Iberdrola sempre esteve vinculada ao desenvolvimento energético, socioeconômico e cultural das comunidades em que está presente. A empresa foi pioneira nesse compromisso em seu Sistema de Governança por meio do conceito de "dividendo social". Desde então, a Iberdrola vem relatando sistematicamente as iniciativas específicas nas quais esse conceito é fundamentado. 

O papel das diversas Fundações da empresa - e do Comitê de Fundações - é fundamental para o cumprimento desse dividendo social. Por meio delas, o Grupo Iberdrola promove uma ampla gama de atividades para melhorar a qualidade de vida das pessoas nas áreas de formação e pesquisa - por exemplo, por meio de programas de bolsas e subsídios destinados a jovens -; biodiversidade e defesa do meio ambiente, arte e cultura; e ação social - por meio de iniciativas de inclusão social e trabalhista, especialmente com crianças e jovens.