Notícia

2023-06-28 20:28:00.0

Galán recebe o prêmio Echegaray

  • O jornal El Economista destacou a carreira e a figura do presidente executivo da Iberdrola

O presidente executivo da Iberdrola, Ignacio Galán, foi reconhecido com o prêmio José Echegaray, concedido pelo jornal econômico elEconomista. Nesta quinta edição, o veículo decidiu ressaltar a excelente carreira e a figura do empresário espanhol, que há duas décadas está à frente do grupo energético.

Entre os anteriores vencedores estão o atual governador do Banco da Espanha, Pablo Hernández de Cos, o vice-presidente do Banco Central Europeu, Luis de Guindos, o presidente da Autoridade Bancária Europeia, José Manuel Campa, e o ex-presidente da Telefónica, César Alierta.

Na cerimônia de premiação, o presidente executivo da Iberdrola enfatizou que "uma economia social de mercado aberta ao mundo é a melhor maneira de promover um tecido industrial e empresarial sólido em nosso país para beneficiar o triângulo formado por funcionários, acionistas e a sociedade a que servimos. O núcleo de toda atividade econômica são as pessoas, e é por isso que qualquer projeto empresarial deve ser baseado em valores como ética, honestidade, lealdade e espírito de equipe, além da busca de competitividade, inovação e eficiência.

Durante seu discurso, o presidente executivo quis destacar o trabalho dos funcionários da Iberdrola. "Graças ao trabalho dos milhares de homens e mulheres que fazem parte da Iberdrola, nessas mais de duas décadas conseguimos multiplicar por seis nosso tamanho para nos tornarmos hoje a empresa líder do Ibex, a maior companhia elétrica da Europa e a segunda maior do mundo em capitalização de mercado", afirmou o presidente.

Além disso, Ignacio Galán destacou o forte compromisso da empresa com o investimento na sociedade. "Nos últimos 20 anos, geramos atividade e emprego por meio de investimentos de cerca de 150 bilhões de euros. São investimentos com os quais buscamos promover a internacionalização de nossa economia", garantiu.

O presidente executivo lembrou que o crescimento internacional da empresa foi realizado junto com centenas de empresas espanholas que acompanharam e cresceram no ritmo de nossa expansão global. "Estou orgulhoso de que os 17 bilhões de euros que gastamos no ano passado em compras ajudaram a manter 400.000 postos de trabalho em nossos fornecedores em todo o mundo, com quase 90.000 somente na Espanha. Tudo isso fez da Iberdrola uma grande empresa em termos de tamanho e presença global, mas acima de tudo em termos de seu compromisso com a sociedade", declarou presidente.

A cerimônia de premiação contou com a presença do presidente da CEOE, Antonio Garamendi, que foi o responsável pela apresentação de Galán e a entrega do troféu, juntamente com o presidente da Ecoprensa, Gregorio Peña.