Notícia

O presidente executivo da empresa entregou hoje os Prêmios Iberdrola Supera em Madri

2025-01-29 20:06:00.0

Ignacio Galán: “Com nossos prêmios, estamos gerando um entusiasmo compartilhado que deixa muitas pessoas felizes”

  • A quinta edição desses prêmios, que distribuem um total de 300.000 euros e têm como objetivo promover a igualdade por meio do esporte a partir da base, estabeleceu um número recorde de inscrições com mais de 1.300 candidatos, em comparação com mais de 900 na edição de 2023.
  • Club M-Urban, The 3x3 Academy, Fundación Segunda Parte, Visibilitas.com, Aloka Surf e Escola Judo Club foram os premiados nas seis categorias (Supera Base, Supera Competição, Supera Social, Supera Difusão, Supera Inclusão e Supera Rural).
     

A Iberdrola realizou hoje, em sua sede em Madri, a quinta edição dos Prêmios Iberdrola Supera, com os quais busca destacar projetos e iniciativas que incentivem o esporte feminino e promovam a igualdade por meio do esporte. O evento representa uma cerimônia de premiação mais que especial, já que neste ano estabeleceu um número recorde de inscrições com mais de 1.300 candidatos, em comparação com mais de 900 na edição de 2023. No total, desde sua primeira edição em 2020, os Prêmios Iberdrola Supera receberam quase 4.000 indicações.

O presidente executivo da empresa, Ignacio Galán, realizou a entrega dos prêmios, divididos em seis categorias (Supera Base, Supera Competição, Supera Social, Supera Difusão, Supera Inclusão e Supera Rural) e dotados de 50 mil euros cada. Club M-Urban, The 3x3 Academy, Fundación Segunda Parte, Visibilitas.com, Aloka Surf e Escola Judo Club foram os premiados da noite.

Alexia Putellas, Carolina Marín, Teresa Perales, Susana Rodríguez, Sandra Sánchez, Adiaratou Iglesias, Ona Carbonell, María Pérez e Irene Paredes, embaixadoras da Iberdrola, estiveram ao lado do presidente executivo em seu discurso para parabenizar as entidades premiadas. A cerimônia de gala, conduzida pela apresentadora e comediante Ana Morgade, contou com a presença de mais de 30 embaixadoras da Iberdrola, esportistas que, por suas conquistas, valores e esforço pessoal, se tornaram referências sociais.

Também estiveram presentes o Presidente do Comitê Olímpico Espanhol (COE), Alejandro Blanco; o Presidente do Conselho Superior de Esportes (CSD), José Manuel Rodríguez Uribes; e o Presidente do Comitê Paraolímpico Espanhol (CPE), Alberto Durán Lopez.

Com a entrega desses prêmios, a Iberdrola quer contribuir para tornar realidade os projetos e o crescimento de todos os candidatos. O Prêmio Supera Base foi concedido à iniciativa "Adelante, Patina", do M-Urban Club, que busca promover o esporte juvenil feminino na patinação de velocidade. O Supera Competição reconheceu os esforços da associação esportiva The 3 x 3 Academy por criar uma referência no basquete 3 x 3 feminino e promover a prática dessa modalidade olímpica, enquanto o Supera Social destacou o trabalho da Fundación Segunda Parte por promover programas esportivos destinados a favorecer a recuperação de mulheres com sequelas de acidente vascular cerebral.

Por sua vez, o prêmio Supera Difusão destacou a importância da cobertura que o jornal digital Visibilitas.com dá às notícias das diferentes modalidades esportivas femininas, enquanto o prêmio Supera Inclusão reconheceu o trabalho da empresa Aloka Surf para garantir que as pessoas, independente de sua condição física ou mental, possam desfrutar do surfe. 

Por fim, o Supera Rural, criado nesta edição para reconhecer de forma singular a atividade que promove o esporte entre meninas ou mulheres em municípios com menos de 5.000 habitantes, elogiou o projeto da Escola Judo Club de criar e implementar escolas de judô nas cidades em que foram detectados mais problemas no ensino e na prática desse tipo de esporte.

Essa foi a decisão do Júri de Honra, formado por grandes personalidades do esporte e dos meios de comunicação: Vicente del Bosque, Sandra Sánchez, Carolina Marín, Teresa Perales, Jesús Carballo, Marta Arce, Ona Carbonell, Eli Pinedo, Alexia Putellas, Susana Rodríguez, Lydia Valentín, Sonsoles Ónega, Susana Griso, Manu Carreño, Paloma del Río, Paco González e Fátima Iglesias. 

Durante a cerimônia de entrega dos Prêmios Iberdrola Supera, Ignacio Galán destacou o orgulho da empresa em colaborar para que diversas comunidades possam se beneficiar das esperanças e projetos de pessoas extraordinárias que querem melhorar a qualidade de vida de seus vizinhos, tendo o esporte como pilar fundamental de uma sociedade mais integral e igualitária.

“Este é, sem dúvida, um dos eventos mais bonitos e cativantes que podem ser realizados ao longo do ano. Para uma empresa como a nossa, que faz algo tão simples e ao mesmo tempo tão necessário como gerar e distribuir eletricidade, é muito especial ver como, com nossos prêmios, estamos gerando um entusiasmo compartilhado que faz muitas pessoas felizes. Também é uma honra contar com o júri que compõe esses prêmios e com nossas embaixadoras, que são essenciais para que todas as meninas deste país tenham modelos femininos do mais alto nível”, disse ela.


Duas décadas sendo uma força motriz para a igualdade por meio do esporte

Para a Iberdrola, o esporte é um dos veículos essenciais para a igualdade. Desde 2016, a companhia é a principal promotora do esporte praticado por mulheres. Atualmente, apoia 35 federações nacionais e dá seu nome a mais de 160 competições. Com seu compromisso, ajudou a aumentar o número de membros dessas federações em mais de 80%, chegando a quase 820.000 atletas. 

O incentivo da empresa de energia elétrica também se estende ao esporte paraolímpico. Desde sua criação, em 2005, colabora com Plano de Apoio ao Esporte Paraolímpico  (ADOP)  do Comitê Paraolímpico Espanhol (CPE), com o objetivo de proporcionar aos nossos atletas as melhores condições para realizar sua preparação e disputar todas as competições com sucesso garantido.

Da mesma forma, a Iberdrola, por meio de sua Fundação na Espanha e em conjunto com a CPE, oferece aos atletas paraolímpicos beneficiários do Plano ADOP bolsas de estudo para a formação universitária e de pós-graduação. Esse acordo de colaboração tem como objetivo facilitar a formação profissional dos atletas com vistas à sua futura integração no mercado de trabalho após o término de sua carreira esportiva.

Por último, vale lembrar que a empresa é uma das que colaboram com o Universo Mujer, uma ampla iniciativa para o desenvolvimento da mulher e sua evolução pessoal dentro da sociedade. O programa foi criado para desenvolver projetos que contribuam para a melhoria e transformação social por meio dos valores de todos os esportes femininos.