Notícia
2024-09-24 16:34:00.0 - 2024-09-24 16:34:00.0 UTC +02:00Ignacio Galán na Semana do Clima de Nova York: "Podemos fornecer a eletricidade limpa que o mundo precisa"
- O presidente executivo da Iberdrola destacou a importância de se investir mais em redes elétricas, ressaltando que a infraestrutura é essencial para promover a eletrificação do transporte e da indústria.
O presidente executivo da Iberdrola, Ignacio Galán, participou da Semana do Clima 2024 em Nova York. Sua presença reflete o compromisso da empresa com a transição energética, um caminho que também segue as Nações Unidas.
Durante sua viagem, o presidente executivo da Iberdrola garantiu que o futuro do planeta depende da transformação da demanda por energia fóssil em energia elétrica proveniente de fontes renováveis. "Acreditamos que as coisas estão mudando no mundo, talvez não na velocidade que todos nós gostaríamos, mas estão mudando. Precisamos gerar demanda por eletrificação modificando muitos setores que utilizam energia fóssil. Como, por exemplo, todas as questões relacionadas com a climatização ou transporte, mas, para isso, também precisamos de redes elétricas", explicou.
Galán insistiu nas vantagens das tecnologias verdes em relação aos combustíveis fósseis. "As energias renováveis são hoje mais competitivas do que os combustíveis fósseis. Se compararmos as novas usinas de energia fóssil com as novas usinas de energia renovável, o investimento necessário é menor em energias renováveis, a manutenção é menor e, além disso, não há custo variável. Não é preciso estar sujeito às flutuações dos combustíveis", afirmou.
Entre as diversas reuniões às quais compareceu, o presidente executivo da Iberdrola participou, entre outras, do Fórum de Liderança Climática TIME100, realizado em Nova York, que reúne os executivos das empresas mais comprometidas com as mudanças climáticas. Também participou de uma mesa redonda com Jennifer Granholm, secretária de Energia dos Estados Unidos, e Fatih Birol, diretor executivo da Agência Internacional de Energia.
O painel, intitulado The Green Economy is Here (A economia verde chegou), abordou a transição energética global, o avanço da implantação de energia renovável e o impacto de políticas como a Inflation Reduction Act (Lei de Redução da Inflação) nos Estados Unidos.
Galán destacou que o foco da Iberdrola em energia limpa permitiu que a empresa crescesse consideravelmente nas últimas duas décadas, com planos de investimento ambiciosos focados em acelerar a transição energética que se aproxima, incluindo 30 bilhões de dólares - quase 27 bilhões de euros - somente nos EUA até 2030.
Galán voltou a mencionar as "regulações estáveis e previsíveis" para garantir o investimento em energias renováveis e avançar com a transição energética. "Podemos fornecer a eletricidade limpa que o mundo precisa", assegurou.
Em novembro de 2023, pouco antes da COP28, Galán foi incluído na lista inaugural TIME100 Climate, que reconhece os 100 líderes mais inovadores que promovem a ação climática empresarial.
Comprometidos com a transição energética
A Iberdrola é uma das empresas mais comprometidas com a transição energética. Nesta semana, por exemplo, o ranking elaborado pela consultora InfluenceMap reconheceu a companhia como uma das que lideram as políticas de mudanças climáticas.
Sob a liderança de Galán nas últimas duas décadas, a Iberdrola investiu mais de 160 bilhões de euros para impulsionar a transição para a energia limpa.
O foco da Iberdrola em energias renováveis, redes inteligentes e armazenamento fez com que a empresa se colocasse na vanguarda da transição energética. A companhia se comprometeu a investir 46 bilhões de euros até 2026 para apoiar a transição.
Nas últimas duas décadas, a Iberdrola deixou de ser a vigésima maior empresa de serviços públicos em termos de capitalização de mercado para se tornar uma das três maiores do mundo, ao mesmo tempo em que lidera o setor em termos de ambição climática. Seu valor de mercado de ações, em um recorde histórico, ultrapassa 86 bilhões de euros.
Galán concluiu a desativação das 17 usinas de carvão e óleo combustível da Iberdrola em todo o mundo e estabeleceu uma capacidade de energia renovável líder do setor de mais de 43.400 MW.