Notícia
Na Cúpula da AIE sobre o Futuro da Segurança Energética
Ignacio Galán insiste: "A eletrificação é imparável e significa segurança"
- O presidente executivo da Iberdrola defende a aceleração dos investimentos em redes elétricas para atender à crescente demanda.
O presidente executivo da Iberdrola, Ignacio Galán, participou hoje da Cúpula da Agência Internacional de Energia (AIE) sobre o Futuro da Segurança Energética, organizada pelo governo do Reino Unido em Londres, juntamente com o primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, e a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.
Na sessão plenária de abertura, o presidente executivo da Iberdrola afirmou que o foco contínuo na eletrificação é fundamental para alcançar a segurança energética global. A Iberdrola, como uma das duas maiores empresas de serviços públicos do mundo, continuará apoiando os governos na consecução desse objetivo para seus cidadãos.
"Minha mensagem é muito clara: a eletrificação é imparável e significa segurança. Com a expectativa de que a demanda global de eletricidade dobre até 2050, o investimento em redes, tanto de transmissão quanto de distribuição, geração e armazenamento é mais urgente do que nunca para atender à crescente demanda", afirmou.
Além disso, o presidente executivo da Iberdrola enfatizou que "para conseguir uma fonte de energia limpa, segura e competitiva, os países precisam de políticas energéticas sólidas, retornos atraentes, processos de licenciamento mais rápidos e racionalização da tributação da energia. A criação dessas condições será fundamental para atrair investimentos e reduzir a volatilidade e a dependência. A instabilidade regulatória ou a falta de previsibilidade significam custos mais altos e afastam os investimentos.
A cúpula reuniu os principais líderes governamentais e do setor de mais de 60 países para promover ações sobre o futuro da segurança energética.
Coorganizado por Ed Miliband, Secretário de Estado do Reino Unido para Segurança Energética e Net Zero, e Fatih Birol, Diretor Executivo da AIE, o evento teve como foco o avanço no desenvolvimento de uma nova estrutura para a segurança energética para enfrentar os desafios do mundo.
A participação da Iberdrola na cúpula demonstra um compromisso contínuo com a energia limpa e a segurança energética no Reino Unido e em todo o mundo.
A Iberdrola é a maior empresa de energia da Europa em valor de mercado, com uma capitalização de mercado de cerca de 100 bilhões de euros, e atende a 100 milhões de pessoas em todo o mundo por meio de um portfólio diversificado de negócios na cadeia de valor da eletricidade no Reino Unido, EUA, Espanha, França, Alemanha, Brasil e Austrália.
No Reino Unido, a Iberdrola planeja investir 24 bilhões de libras esterlinas - 28 bilhões de euros - até 2028 por meio de sua subsidiária ScottishPower, principalmente em redes de transmissão e distribuição e energia eólica offshore.
O Grupo destina cerca de 70% de seus investimentos em redes elétricas para acelerar a eletrificação como forma de aumentar a segurança e a competitividade energética, criar indústrias e empregos e melhorar a sustentabilidade. Cerca de dois terços dos investimentos globais da Iberdrola estão no Reino Unido e nos EUA.