Notícia
2019-10-24 00:00:00.0Ignacio Galán, entre os cinco melhores CEO do mundo, de acordo com o ‘ranking’ anual da ‘Harvard Business Review’ 2019
O Presidente e CEO do grupo Iberdrola, Ignacio Galán, está entre os cinco melhores CEOs do mundo de acordo com a edição 2019 do ranking anual elaborado pela prestigiada revista de negócios Harvard Business Review, divulgado ontem à noite nos Estados Unidos.
A lista dos CEO 100 da referida publicação também revela que, com seu quinto lugar — que contrasta com o trigésimo sexto de 2018 —, Ignacio Galán se converteu no melhor CEO de todas as companhias energéticas mundiais, assim como se tornou o primeiro executivo das empresas espanholas participantes.
Esse ranking mundial, além de considerar a evolução econômico-financeira positiva das empresas, também leva em conta, e cada vez mais, o compromisso ambiental, social e de governança corporativa que teve um peso de 30% nesta edição.
Só outros três CEOs espanhóis estão presentes na lista de 2019 elaborada pela Harvard Business Review: Luis Maroto, da Amadeus IT (44º); Íñigo Meirás, da Ferrovial (46º) e Florentino Pérez, da ACS (66º).
Em relação às companhias energéticas, novamente só há três executivos presentes no ranking deste ano: Alfred Chan, da Hong Kong and China Gas (28º); Paolo Roca, da Tenaris (65º) e James Robo, da NextEra Energy (82º).
O atual Presidente e CEO da Iberdrola ingressou na Iberdrola em 2001 e, desde então, a companhia se converteu em líder energética global, na primeira geradora eólica e em uma das maiores empresas elétricas por valor de mercado do mundo.
O Grupo fornece energia para aproximadamente 100 milhões de pessoas em vários países, tais como a Espanha, Reino Unido (ScottishPower), Estados Unidos (Avangrid*), Brasil (Neoenergia**), México, Alemanha, Portugal, Itália ou França. Com 34.000 funcionários e ativos cujo valor supera a cifra de 113 bilhões de euros, a empresa teve um faturamento acima dos 35.075,9 bilhões de euros e um lucro líquido de 3,014 bilhões de euros em 2018.
Sob a liderança de Galán, a Iberdrola lidera a transição energética rumo a um modelo sustentável através de seus investimentos em energia renovável, redes inteligentes, armazenamento de energia em larga escala e transformação digital oferecendo os produtos e serviços mais avançados aos seus clientes. Graças ao seu compromisso com as energias limpas, é uma das empresas com as menores emissões e uma referência internacional devido à sua contribuição na luta contra a mudança climática e em prol da sustentabilidade.
No último mês de setembro, Ignacio Galán, precisamente, foi um dos poucos empresários presentes e ativos na Cúpula de Ação Climática 2019 da ONU em Nova York, onde voltou a reivindicar aos governos de todo o mundo que esse é o momento de passar das palavras à ação para reduzir as emissões.
* A Avangrid, Inc. é detida em 81,50% pela Iberdrola, S.A.
** A Iberdrola, S.A. tem uma participação indireta de 50% + 1 ação na Neoenergia, S.A.