Notícia
2022-11-11 12:48:00.0Ignacio Galán é nomeado presidente do Conselho Social da Universidade de Salamanca
- O presidente da Governo Regional de Castela e Leão, Alfonso Fernandez Mañueco, presidiu a cerimônia de posse nesta manhã
- No dia 15 de setembro, o Conselho de Administração aprovou a renovação do cargo do presidente da Iberdrola, que começará agora seu terceiro mandato
Ignacio Galán, presidente da Iberdrola, foi nomeado nesta manhã presidente do Conselho Social da Universidade de Salamanca (USAL) durante uma cerimônia realizada em Valladolid com o presidente do Governo Regional de Castela e Leão, Alfonso Fernandez Mañueco, e a ministra regional da Educação, Rocío Lucas, na presença dos reitores de todas as universidades públicas de Castela e Leão, incluindo Ricardo Rivero, reitor da USAL.
O Conselho de Administração aprovou no dia 15 de setembro, após o término do mandato anterior, a renovação do cargo do presidente da Iberdrola, bem como dos presidentes dos Conselhos Sociais das Universidades de Burgos, León e Valladolid.
Ignacio Galán inicia assim seu terceiro mandato no Conselho Social da Universidade de Salamanca, um órgão formado por 26 membros do mundo social, empresarial e econômico cuja função é garantir a participação da sociedade de Salamanca nesta instituição e representar os diversos interesses sociais de cidade e da comunidade universitária.
Junto com Galán, tomaram posse de seus cargos Luis Alfonso Abril Pérez, Luis Javier Cepedano Valdeón e Óscar Campillo Madrigal, os presidentes dos Conselhos Sociais das universidades de Burgos, León e Valladolid, respectivamente.
O Conselho Social da Universidade de Salamanca decidiu, no último sábado, renovar seus membros. Foram renovados especificamente 15 dos 26 conselheiros, de modo que foram feitas 11 novas nomeações. Pedro Díaz presidirá o Comitê Econômico-Financeiro; Josefa García Barrado o Comitê Acadêmico-Científico; o Comitê de Relações Sociais será liderado por Carmen Escalera; Sergio Pérez presidirá o Comitê de Planejamento; e, por último, Miguel Ángel Martín Herrero presidirá o Comitê de Regulamentação e Cumprimento.
Impulsionar a formação e o talento
O firme compromisso de Ignacio Galán com o mundo universitário, a formação e a promoção de talentos em todas as áreas de sua vida o levou a apoiar várias iniciativas acadêmicas que facilitam a preparação e especialização dos jovens e sua incorporação ao mundo do trabalho. O presidente executivo da Iberdrola é doutor honoris causa pelas universidades de Salamanca, Edimburgo e Strathclyde (Glasgow), além de membro do Conselho Consultivo Presidencial do Massachusetts Institute of Technology (MIT).
Nascido em Salamanca, Ignacio Galán é formado em Engenharia Industrial pela Escola Superior Industrial ICAI da Universidade Pontifícia de Comillas, em Madri, além de ter um diploma em Administração de Empresas e Comércio Exterior pela ICADE da Universidade Pontifícia de Comillas e também ser diplomado pela Escola de Organização Industrial de Madri.
Galán é presidente executivo da Iberdrola e presidente das subholdings do grupo Iberdrola no Reino Unido (ScottishPower), nos Estados Unidos (AVANGRID, empresa listada na Bolsa de Nova Iorque) e no Brasil (Neoenergia, empresa listada na BOVESPA).
Desde sua chegada à Iberdrola em 2001, seu compromisso com a expansão internacional e a necessidade de eletrificação através de energias renováveis, redes inteligentes e armazenamento de energia transformaram a empresa em uma das maiores do setor no mundo, com presença em dezenas de países como Espanha, Estados Unidos, Reino Unido, Brasil, México, Alemanha, Portugal, França, Itália e Irlanda, assim como Austrália, Polônia, Suécia e Japão, além de fornecer energia a mais de 100 milhões de pessoas em todo o mundo.
Além disso, o novo presidente do Conselho Social da Universidade de Salamanca é membro do Fórum Econômico Mundial (Davos), presidente da Coalizão do Hidrogênio Renovável e membro do Comitê Executivo da Mesa Redonda Europeia da Indústria (ERT) e do Conselho Internacional do JP Morgan.
Entre outros prêmios, em 2020 recebeu da Associação Espanhola de Qualidade o prêmio de Liderança em Gestão e o Prêmio de Trajetória Empresarial do elEconomista. Em 2019, foi classificado como um dos cinco CEOs mais importantes do mundo e o primeiro no setor de utilities pela Harvard Business Review, e como um dos 30 líderes mais influentes na luta contra as mudanças climáticas pela Bloomberg. Também recebeu do Ministério da Ciência, Inovação e Universidades o Prêmio Nacional de Inovação e Projeto para a Trajetória Inovadora.
Em 2014, foi distinguido pela Rainha Elizabeth II com o Commander of The Most Excellent Order of the British Empire.