Notícia

Durante sua nomeação como Doutor honoris causa pela Universidade de Comillas

2024-10-09 16:04:00.0 - 2024-10-09 16:04:00.0 UTC +02:00

Ignacio Galán: "as pessoas devem estar no centro de qualquer atividade"

  • Essa é a quarta maior distinção universitária recebida pelo presidente executivo da Iberdrola, depois das concedidas pela Universidade de Salamanca, Edimburgo e Strathclyde (Glasgow).

A Universidade Pontifícia Comillas concedeu o título de doutorado honoris causa ao presidente executivo da Iberdrola, Ignacio Galán, por sua carreira profissional e seu envolvimento e compromisso com a energia verde. 

Galán orientou seu discurso em torno da defesa da eletrificação da economia e sua capacidade de melhorar a produtividade, facilitar o acesso a serviços essenciais, como educação e saúde, e promover a inclusão social e econômica.

Em sua fala, lembrou o "dividendo social" como uma marca registrada da empresa "com a qual estamos explicitamente comprometidos em garantir que nossa atividade comercial seja uma fonte diária de emprego, inovação, cuidado com o meio ambiente, contribuição para os cofres públicos e proteção dos grupos mais vulneráveis", e acrescentou que "nunca na história foi tão necessário capacitar as empresas com uma responsabilidade real para com as comunidades às quais elas servem. As pessoas devem estar no centro de qualquer atividade".

No início de seu discurso, Galán dirigiu algumas palavras de carinho ao centro universitário onde se formou como engenheiro. "Ao receber este título hoje, assumo o compromisso pessoal de preservar a dignidade que me foi conferida e de transmitir o legado que recebi desta instituição", assegurou, depois de agradecer às autoridades universitárias, à sua família e aos colegas da ICAI por esse reconhecimento. 

"Cada um de nós recebe certas habilidades – algumas inatas e outras adquiridas ao longo da vida – e é nosso dever aproveitá-las ao máximo, desenvolver essa riqueza material, intelectual ou espiritual e fazê-las crescer para o benefício de todos", disse.

Galán relembrou suas cinco décadas de carreira profissional, sua passagem pelas baterias na Tudor, a aeronáutica na ITP, as telecomunicações na Airtel e, por último, a energia elétrica na Iberdrola, sobre a qual concentrou a maior parte de seu discurso. 

Para isso, contou que existem três máximas em seu trabalho: pessoas, ou seja, o talento das equipes, inovação e internacionalização.  

Galán insistiu que as fontes de energia renováveis darão à sociedade "maior segurança e autonomia, reduzirão nossa vulnerabilidade e nossa dependência de importações".

O presidente executivo da Iberdrola revelou alguns dados sobre o futuro da eletrificação, como o fato de que o consumo da demanda de eletricidade dobrará nos próximos 25 anos, de acordo com a Agência Internacional de Energia. 

No caso da Europa, as contas de energia das residências europeias podem ser reduzidas em 45% até 2050 com a substituição do petróleo e do gás natural por eletricidade renovável, de acordo com a Eurelectric. 

De qualquer forma, o presidente executivo reconheceu que a experiência passada lhe ensinou que qualquer reconversão industrial é tremendamente complexa e, portanto, exige coragem, determinação e solidariedade. 

No entanto, incentivou os presentes a "nos distanciarmos da mesma maneira do dogmatismo que demoniza algumas soluções energéticas e da imobilidade promovida por aqueles que veem em perigo um status quo que eles favorecem há décadas".

O evento, realizado na Aula Magna da Universidade e com a presença de cerca de 400 convidados, foi presidido pelo reitor, Antonio Allende Felgueroso SJ. A "laudatio" foi feita pelo professor Mariano Ventosa, vice-reitor de Pesquisa e Ensino e especialista em engenharia eletrônica. 

Galán é o sétimo Doutor honoris causa na história do ICAI. Entre os agraciados anteriores estão um Secretário de Energia dos EUA, um presidente do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, cientistas importantes e ex-professores. Esta é, portanto, a primeira vez que um empresário e ex-aluno do centro recebe essa distinção no ICAI. 

Em sua história, a Universidade de Comillas reconheceu apenas cerca de trinta outras personalidades, incluindo, por exemplo, três "pais da Constituição" e importantes juristas e economistas internacionais. 

Entre os reconhecimentos e prêmios que o presidente executivo da Iberdrola recebeu estão os doutorados honoris causa entregues pela Universidade de Edimburgo (2011), a Universidade de Salamanca (2011) e a Universidade de Strathclyde (Glasgow). Também foi condecorado pela Rainha Elizabeth II com o título de "Commander of The Most Excellent Order of the British Empire".