Pasar al contenido principal

Notícia

2025-04-24 08:00:00.0 - 2025-04-24 08:00:00.0 UTC +02:00

Iberdrola e Kansai fecham sua aliança eólica offshore com um investimento de 1,28 bilhão de euros no Báltico

  • Após obter as aprovações regulatórias necessárias, as empresas fecham o acordo anunciado em dezembro de 2024 para investir conjuntamente no parque eólico offshore Windanker (315 MW) . 
  • Além de concluir a aquisição da Electricity North West, as duas empresas fortalecem sua parceria para acelerar a eletrificação em vários países.
     

A Iberdrola fechou um acordo estratégico com a Kansai, a segunda maior empresa de serviços públicos do Japão e uma das maiores da Ásia, para investir de forma conjunta no parque eólico offshore alemão Windanker, de 315 MW, localizado no Mar Báltico. Depois de obter todas as aprovações regulatórias necessárias, a Iberdrola terá uma participação majoritária de 51% nos ativos e, assim, acelerará a independência energética na Europa.

De acordo com os termos da transação, a avaliação de 100% desse parque eólico chega a aproximadamente 1,28 bilhão de euros. A Iberdrola controlará e administrará os ativos, prestando serviços de operação e manutenção e outros serviços corporativos.

Além disso, ambas as empresas são parceiras da Electricity North West (ENW), uma empresa de distribuição de eletricidade no Reino Unido, onde a Iberdrola adquiriu uma participação de 88% em outubro passado, com os 12% restantes pertencentes a um consórcio liderado pela Kansai.

Em fevereiro, Ignacio Galán, presidente executivo da Iberdrola, e Toru Kuwahara, vice-presidente executivo da Kansai, anunciaram a extensão de sua aliança estratégica com o objetivo de acelerar a eletrificação no mundo. A colaboração entre as duas companhias se concentrará em vários projetos de rede e energia renovável em diferentes países.

O Windanker terá 21 turbinas eólicas com uma capacidade unitária de 15 MW e estará operacional no último trimestre de 2026. Além disso, o ativo já vendeu 100% de sua produção em contratos de longo prazo.

A política de alianças da Iberdrola é uma estratégia para acelerar seu crescimento e impulsionar a descarbonização da economia, mantendo sua solidez financeira. Além do acordo com a Kansai, a empresa presidida por Ignacio Galán firmou as seguintes alianças nos últimos meses: