Notícia
2024-10-17 09:00:00.0 - 2024-10-17 09:00:00.0 UTC +02:00Iberdrola é a única empresa espanhola a obter o certificado internacional ‘Fair Tax’
- O certificado atesta que uma empresa paga impostos de forma responsável em todos os países em que está presente.
A Iberdrola recebeu o prêmio Fair Tax Mark, um certificado concedido a empresas que pagam impostos de forma responsável em todo o mundo.
A Fair Tax Foundation é uma organização sem fins lucrativos que promove a justiça fiscal e a transparência nas práticas tributárias corporativas. Seu objetivo é incentivar e reconhecer as companhias que pagam a quantidade correta de imposto corporativo no momento e no lugar adequado. Atualmente, cerca de 250 empresas comerciais diferentes possuem esse certificado Fair Tax Mark, mas nenhuma delas é espanhola.
Jaime Boswell, Diretor de Certificação da Fair Tax Foundation, afirma: "É fantástico que a Iberdrola lidere a tributação justa como a primeira empresa certificada pela Fair Tax Mark na Espanha. Ela está abrindo o caminho para que outras empresas adotem essa prática. Seu relatório de transparência fiscal é realmente abrangente. Ele contém informações sobre os impostos do grupo em várias jurisdições, incluindo seu relatório público país por país, assim como contribuições fiscais significativas em dinheiro. E esse é exatamente o nível de detalhes que buscamos ao conceder o selo Fair Tax Mark".
Contribuição para a comunidade onde atua
A Iberdrola se consolidou como uma das empresas que mais contribui para a tributação dos países em que está presente. Seu compromisso com as administrações públicas resultou em uma contribuição histórica de quase 9,3 bilhões de euros. Foram exatamente 9,281 bilhões de euros no ano passado, 24% a mais do que em 2022, de acordo com o relatório de transparência fiscal do grupo. Esse valor é equivalente a mais de um milhão de euros por hora.
A Espanha é o país em que a empresa mais contribui entre todos aqueles em que está presente. Atualmente, o imposto pago no país é de quase 3,5 bilhões de euros, o que representa um aumento de 35%.
O impacto positivo na sociedade da atividade da empresa de energia elétrica presidida por Ignacio Galán se reflete tanto em seu compromisso com um modelo sustentável, que promove a economia e o emprego, quanto em sua contribuição fiscal. Assim, nos últimos cinco anos, a contribuição para os cofres públicos dos mais de 25 países em que a companhia opera ultrapassou o valor de 40 bilhões de euros.
A contribuição histórica da Iberdrola em 2023, considerando apenas os impostos que afetam a demonstração de resultados, correspondeu a 44% de seu lucro antes dos impostos e da Previdência Social. O aumento na Espanha se deveu principalmente aos impostos sobre a eletricidade – como a taxa de 1,2% sobre as vendas ou as regras hidráulicas –. Além do aumento significativo no imposto de renda corporativo, outros impostos praticamente dobraram. Na Espanha, os impostos e encargos que afetam a demonstração de resultados, excluindo o imposto de renda de pessoa jurídica, representam 123% das despesas operacionais líquidas, um número chamativo em comparação com a mesma porcentagem no resto do mundo (22%).
A contribuição total da Iberdrola por país é liderada pela Espanha (3,482 bilhões de euros), seguida pelo Brasil (2,53 bilhões de euros), Estados Unidos (1,261 bilhão de euros), Reino Unido (1,119 bilhão de euros) e México (310 milhões de euros). O restante dos países contribuiu com 579 milhões de euros.