Notícia
Iberdrola tramita 370 MW fotovoltaicos no município de Peralta em Navarra
Iberdrola tramita 370 MW fotovoltaicos no município de Peralta em Navarra
- O projeto de energia renovável representará um investimento de mais de 200 milhões de euros e sua construção envolverá mais de 1.200 trabalhadores
Com o início da tramitação da usina fotovoltaica de Peralta, município localizado na região de Navarra, a Iberdrola mostra que continua contribuindo para a promoção de projetos de energias renováveis geradores de energia limpa e competitiva. O empreendimento, de 370 megawatts (MW) de capacidade instalada, representa um investimento de mais de 200 milhões de euros e acaba de ser declarado de Interesse Foral.
A companhia projetou a instalação de energia renovável nos limites municipais de Peralta e Andosilla. O projeto será completado com a construção de outras infraestruturas, entre as quais uma subestação elevadora de 400 kV e uma linha elétrica de escoamento para a rede de transmissão de energia elétrica entre as localidades de Funes, Milagro, Cadreita, Valtierra e Castejón.
O projeto fotovoltaico, apresentado ao Ministério de Transição Ecológica e Desafio Demográfico espanhol, já tem a conexão da linha de escoamento preparada para as subestações existentes, o que minimiza o impacto ambiental.
A construção da usina fotovoltaica Peralta envolverá mais de 1.200 profissionais, contribuindo assim para a reativação da economia e a criação de empregos em setores do futuro. Uma vez em funcionamento, gerará energia limpa para abastecer o equivalente a 163.000 residências, evitando a emissão na atmosfera de 76.800 toneladas de CO2/ano.
Desenvolvimento de energia limpa e transformação do tecido industrial
Em Navarra a companhia opera o complexo eólico Cavar, com uma potência instalada de 111 MW, que exigiu para seu desenvolvimento 200 profissionais e gerou mais de 80 milhões de euros em compras realizadas dos fornecedores, muitos deles de municípios e regiões vizinhas. Cavar gera energia suficiente para abastecer o equivalente a 46.500 residências/ano e evita a emissão na atmosfera de 84.000 t CO2/ano.
A Iberdrola aposta na transição energética como fator determinante para a transformação do tecido industrial, a recuperação verde da economia e a criação de empregos nas comunidades. Para tal, a companhia lançou um plano de investimento histórico de 75 bilhões de euros para o período 2020-2025, com o objetivo de dobrar sua capacidade renovável e aproveitar as oportunidades da revolução energética que as principais economias do mundo enfrentam.
Os investimentos na Espanha para o referido período atingirão a cifra aproximada de 14,3 bilhões de euros e a metade dessa cifra – mais de 7 bilhões de euros – será destinada ao desenvolvimento de novos projetos renováveis, enquanto mais de 4,5 bilhões serão para as redes elétricas.
Depois de vinte anos promovendo a transição energética, a Iberdrola é líder em energias renováveis na Espanha, com uma capacidade instalada de mais de 16.700 MW em setembro de 2020; um volume que no mundo supera os 35.000 MW, convertendo seu parque de geração em um dos mais limpos do setor energético.
Com emissões de 98 CO2/kWh, que já são dois terços inferiores em relação à média europeia, a estratégia de investimento em energias limpas e redes levará a Iberdrola a ser uma companhia "neutra em carbono" na Europa até 2030.