Notícia
Representa uma oportunidade para desenvolver a cadeia de valor no país e posicionar a indústria espanhola como uma referência internacional
Iberdrola já tem alianças com 150 empresas para realizar projetos de transformação em energias renováveis, armazenamento e hidrogênio que ajudem a alcançar os objetivos do novo PERTE
- Estes projetos estão distribuídos por toda a Espanha e envolverão um investimento de cerca de 15.000 milhões de euros
A Iberdrola, junto com mais de 150 pequenas e médias empresas, tem uma carteira de 90 projetos renováveis inovadores de armazenamento e hidrogênio verde, de acordo com as normas estabelecidas pelo Projeto Estratégico de Recuperação e Transformação Econômica (PERTE) de Energias Renováveis, Hidrogênio Renovável e Armazenamento (ERHA) apresentado hoje pelo Governo.
Os projetos podem resultar um investimento de cerca de 15 bilhões de euros em energia eólica offshore flutuante, fotovoltaica flutuante, armazenamento e hidrogênio verde para a produção de fertilizantes, processos industriais, transporte pesado e fabricação em larga escala de eletrolisadores.
As iniciativas representam uma oportunidade para desenvolver a cadeia de valor no país e posicionar a indústria espanhola como uma referência internacional. Esta atividade envolveria quase todas as comunidades autônomas, contribuindo assim para a estruturação do território e a criação de oportunidades industriais e de inovação em um mercado em crescimento com um grande componente de exportação. Os projetos também contribuirão para a luta contra as mudanças climáticas, evitando a emissão de milhares de toneladas de CO/ano2 na atmosfera.
Eles também terão um impacto positivo na competitividade do panorama industrial espanhol, e permitirão a recuperação verde a curto prazo e a transformação do país a médio e longo prazo, orientando-o a setores do futuro. Os desenvolvimentos contribuirão para o binômio transição verde e digital estabelecido pela União Europeia e estão alinhados com o Plano de Recuperação, Transformação e Resiliência do governo espanhol.
Estes projetos aumentarão as capacidades do campo industrial em nosso país. Durante anos, a empresa colaborou com fornecedores espanhóis como Navantia, Windar, Ingeteam e Haizea Wind para a construção de componentes críticos dos seus parques eólicos offshore como Wikinger (Alemanha), East Anglia ONE (Reino Unido) e aqueles em desenvolvimento, como Saint Brieuc (França).
Por exemplo, esta atividade promoveu uma base comercial que tornou a Espanha o quinto país do mundo em termos do número de fábricas na cadeia de fornecimento de energia eólica offshore.
Rumo à liderança eólica mundial também no mar
Uma grande parte dos projetos estará orientado à energia eólica offshore, onde a Iberdrola é uma referência internacional já que possui uma das maiores carteiras eólicas offshore do mercado, em torno dos 30.000 GW.
Na Europa, a Iberdrola está na vanguarda do mercado eólico offshore com 1.300 MW de capacidade operacional na Alemanha (Wikinger) e no Reino Unido (East Anglia ONE e West of Duddon Sands), e quase 1.000 MW em construção na Alemanha (Baltic Eagle) e na França (St. Brieuc). Além disso, administra uma grande carteira de projetos no Reino Unido, na França e na Alemanha, assim como em novas plataformas de crescimento como Irlanda, Suécia e Polônia.
A empresa também é líder e pioneira no desenvolvimento do mercado eólico offshore dos EUA. Além da Vineyard Wind 1 (800 MW), a empresa tem 2.000 MW de capacidade através do projeto Park City Wind, que tem um contrato de venda de energia em Connecticut e Commonwealth Wind, submetido ao leilão organizado pelo estado de Massachusetts.
Avangrid também é proprietária da área de desenvolvimento Kitty Hawk (2.500 MW) na Carolina do Norte, assim como já iniciou o processo de obtenção de licenças BOEM para o Kitty Hawk North (800 MW), o primeiro projeto a ser construído nessa área, e administra outros parques em uma fase anterior de desenvolvimento.
Até 2025, a Iberdrola espera atingir 60.000 MW de capacidade renovável instalada em todo o mundo, dos quais 4 GW serão relativos à eólica offshore.
Alianças e projetos nos principais mercados em que atua
A Iberdrola já é uma referência em hidrogênio verde, uma alternativa à eletrificação para certos processos industriais e transporte pesado.
A empresa está atualmente construindo a maior usina de hidrogênio verde da Europa em Puertollano (Ciudad Real), que permitirá o início da descarbonização do processo de fabricação de fertilizantes da Fertiberia; e também realizou uma parceria com a empresa americana Cummins, que instalará em Castilla-La Mancha uma das maiores fábricas de eletrolisadores do mundo.
Na Espanha, a empresa estabeleceu alianças para o desenvolvimento de projetos de hidrogênio verde, além de outras iniciativas promovidas nos principais mercados onde atua como o Reino Unido, Brasil e Estados Unidos.