Notícia
2024-02-09 18:14:00.0Iberdrola supera os 42.000 MW renováveis e consolida sua posição como uma das empresas mais limpas do mundo
- Nos últimos 12 meses, a empresa instalou 3.250 MW provenientes de energias renováveis, o que representa 8% a mais do que a capacidade de 2022.
- Graças à sua produção renovável de quase 80.000 milhões de kWh, um 6,3% a mais do que no ano anterior, a empresa evita a emissão de quase 14 milhões de toneladas de CO2 na atmosfera.
A Iberdrola continua avançando em sua luta pela descarbonização como única forma de ter um planeta mais sustentável. Por esse motivo, a empresa terminou 2023 com uma capacidade renovável que supera os 42.000 MW - 42.175 MW de forma mais específica - depois de instalar cerca de 3.250 MW nos últimos 12 meses, conforme informado pela empresa à Comissão Nacional do Mercado de Valores (CNMV). Com isso, a companhia continua promovendo a autossuficiência, a eletrificação e, consequentemente, uma maior eficiência energética e econômica para todos os consumidores.
Graças à sua produção renovável, que se aproxima de 80 bilhões de kWh, um 6,3% a mais do que no ano anterior, a empresa evita que quase 14 milhões de toneladas de CO2 sejam lançadas na atmosfera. Isso equivale às emissões de 1 milhão de carros dirigindo 100.000 km cada.
Excluindo o Brasil, afetado pela situação hidrelétrica, a produção renovável aumentou em 10%. Na Espanha, a produção renovável cresceu 24% no ano. As reservas hidrelétricas aumentaram 13%, chegando a 6.298 GWh.
Dado o compromisso da empresa com as energias renováveis, o Grupo gera energia 100% livre de emissões em países como Reino Unido, Brasil, França, Itália, Alemanha, Polônia, Portugal, Grécia, Romênia e Bulgária. A produção livre de emissões chega a 87% na Espanha.
Liderando o caminho da energia limpa
A Iberdrola reforçou sua liderança global em energia eólica após alcançar 22.676 MW instalados no final do ano, o que representa um 6% a mais do que em 2022. A empresa conta com 20.883 MW em energia eólica onshore, após instalar 655 novos MW.
Graças a um investimento de cerca de 6 bilhões de euros, a Iberdrola conectou à rede um novo parque eólico offshore na França (Saint-Brieuc), o primeiro parque eólico de grande escala na Bretanha, e este ano colocará em funcionamento outro na costa de Massachusetts (Vineyard Wind), que se tornará o primeiro parque eólico offshore dos Estados Unidos.
O crescimento da energia eólica offshore está compensando a menor produção eólica onshore em países como o Reino Unido, onde, depois de crescer 13% no ano, a energia eólica offshore agora representa 50% da produção total.
O foco da Iberdrola Energía Internacional na energia eólica offshore na Alemanha e na França levou a um aumento de 28% na produção no trimestre, representando 10% da produção renovável total do Grupo no período.
Além disso, a empresa continua aumentando sua capacidade de armazenamento hidrelétrico: foram adicionados 160 MW correspondentes à última barragem do complexo Alto Tâmega (Portugal), que constitui a maior gigabateria da empresa. Graças a isso, a Iberdrola conta agora com 100 milhões de kWh de armazenamento, o que equivale a abastecer 24 milhões de residências durante cerca de 12 horas, o que lhe permite integrar um fluxo crescente de energia limpa, promover uma maior eletrificação e continuar oferecendo o melhor serviço a seus clientes 24 horas por dia e 365 dias por ano.
A Iberdrola continuou oferecendo um serviço de qualidade aos 100 milhões de pessoas que abastece com energia em todo o mundo.