Notícia

2024-09-23 09:00:00.0 - 2024-09-23 09:00:00.0 UTC +02:00

Iberdrola restaura mais de 1.000 hectares de zonas úmidas no parque eólico Whitelee, no Reino Unido

A Iberdrola, por meio de sua subsidiária britânica ScottishPower, concluiu um dos projetos autorizados de restauração de turfeiras mais ambiciosos até o momento no país. Após mais de 15 anos de trabalho, sua equipe de Meio Ambiente conseguiu restaurar 1.113 hectares dessas valiosas zonas úmidas nas proximidades do emblemático parque eólico Whitelee.

A iniciativa recebeu um investimento de mais de 1,63 milhão de euros e representa um avanço importante na conservação e proteção de habitats e uma importante contribuição para a mitigação das mudanças climáticas. Até o momento, a empresa investiu mais de 4,5 milhões de euros nessa tarefa nas diferentes áreas em que opera.

As turfeiras são um tipo de zona úmida formada pelo acúmulo de matéria orgânica em decomposição, principalmente musgos, que é saturada com água. Esses ecossistemas são essenciais para o equilíbrio climático, uma vez que, em boas condições, armazenam grandes quantidades de carbono. Entretanto, quando se degradam, liberam gases de efeito estufa que agravam o aquecimento global. Na Escócia, as turfeiras degradadas são responsáveis por cerca de 15% das emissões nacionais.

Leia a notícia completa na Sala de Comunicação da ScottishPower.