Notícia

Consegue 11 % da potência total leiloada em Tenerife no segundo processo de licitação de capacidade eólica dotado com fundos FEDER (Eolcan2)

2021-05-17 00:00:00.0

Iberdrola reforça sua aposta nas energias renováveis nas Ilhas Canárias, através do parque eólico Aulagas

A Iberdrola reforça sua aposta no mercado de energias renováveis nas Ilhas Canárias, após conseguir 11 % da potência total leiloada em Santa Cruz de Tenerife no processo de licitação de capacidade eólica dotado com fundos FEDER (Eolcan2).

A Companhia promoverá o parque eólico Aulagas em Granadilla de Abona, com um total de 10,5 MW de capacidade instalada, integrado por 4 aerogeradores, de 2,6 MW de potência unitária. O projeto possui a Declaração de Impacto Ambiental (DIA) e sua colocação em funcionamento está prevista para o final de 2022.

A construção e desenvolvimento do parque Aulagas contribuirá para promover a estratégia de energias renováveis nas Ilhas Canárias, dinamizará a criação de empregos na região e reduzirá os custos energéticos adicionais decorrentes da singularidade dos territórios insulares.

Nas Ilhas Canárias, a Iberdrola opera desde 2019 o parque eólico de Chimiche em Tenerife. Com uma potência de 18,3 megawatts (MW) e um investimento de mais de 25 milhões de euros, o projeto criou durante sua construção mais de 200 empregos. O parque fornece energia limpa para uma população equivalente a 15.000 residências, evitando a emissão de 33.000 toneladas de CO2 por/ano.

Em março de 2021, a Iberdrola reforçou sua aposta nas energias renováveis na região, após conseguir 36 % da potência total leiloada em Fuerteventura, onde promoverá os parques Huriamen I e Huriamen III, de 6 e 15 MW, respectivamente, e mais 15,5 MW das usinas fotovoltaicas Llanos Pelaos I, II, III e Blanca Solar, promovidas conjuntamente com as empresas Ingeniería y Aplicaciones Solares (Iasol) e Energy Projects & Investment Capital (Energy Capital).


Investimentos verdes para promover a recuperação econômica e criar empregos

A Iberdrola está plenamente convencida de que a transição energética pode atuar como um agente indutor fundamental para a transformação do tecido industrial, a recuperação verde da economia e a criação de empregos. Para tal, a Companhia lançou um plano de investimento histórico de 150 bilhões de euros para a próxima década – 75 bilhões até 2025 – com o objetivo de triplicar sua capacidade em energias renováveis e dobrar os ativos de redes, aproveitando as oportunidades da revolução energética que as principais economias do mundo enfrentam.

Os investimentos na Espanha rondam os 14,3 bilhões de euros até 2025 e a metade – mais de 7 bilhões de euros – será destinada ao desenvolvimento de novos projetos de energias renováveis.

Após vinte anos promovendo a transição energética, a Iberdrola é líder em energias renováveis com cerca de 35.000 MW instalados; um volume que converte seu parque de geração em um dos mais limpos do setor energético.

Com emissões de 98 gCO2/kWh, que já são dois terços inferiores à média europeia, a estratégia de investimento em energias limpas e redes levará a Iberdrola a ser uma companhia “neutra em carbono” na Europa em 2030.