Notícia
2023-09-27 16:24:00.0Iberdrola recebe o prêmio de melhor ‘utility’ regulada da EMEA, entregue pela Citywire
- A companhia elétrica foi escolhida pelos gestores de fundos que obtiveram os maiores retornos
A Iberdrola foi reconhecida como a melhor empresa de serviços públicos (utility) regulada da região EMEA (Europa, Oriente Médio e África), de acordo com o prestigioso grupo de informações financeiras Citywire, especializado em medir o desempenho de gestores de carteiras há mais de 20 anos. A Iberdrola faz parte do chamado grupo Elite, que reúne empresas líderes em 42 setores. A Iberdrola recebeu o prêmio graças ao voto dos gestores de fundos que obtiveram os maiores retornos com suas carteiras.
Os investimentos da Iberdrola de mais de 150 bilhões de euros em energias renováveis e redes permitiram que a empresa se posicionasse na vanguarda da transição energética global. A empresa também avança com solidez em seu plano de investimento de 47 bilhões de euros para o período 2023-2025.
O mercado recompensou esse esforço. Nos últimos 20 anos, a ação da Iberdrola aumentou seu valor de 3,5 euros para cerca de 11 euros, distribuindo cerca de 6,5 euros adicionais por ação em dividendos. Para um acionista que reinvestiu os dividendos, o retorno total durante esse período representa um aumento de oito vezes em seu investimento.
A Iberdrola também é uma empresa AAA para a Citywire, uma classificação que significa que companhia está entre as 10% de maior convicção de compra dos melhores gestores de carteiras.
A Citywire afirma: "Ao nos concentrarmos em onde os melhores administradores de fundos investem o dinheiro de seus clientes, obtivemos uma visão única sobre quem são os líderes do setor para esses investidores influentes”. As empresas que esses investidores consideram ser as melhores em suas categorias são escolhidas com base no dinheiro que eles investiram em suas ações. Em cada uma das 31 categorias da Europa, do Oriente Médio e da África, a empresa mais apoiada pelos gerentes de portfólio com melhor desempenho foi a vencedora.
Joseba Mota, diretor de Renda Fixa e ESG da área de Relações com Investidores da Iberdrola, foi o responsável de receber o prêmio em Londres, nesta primeira edição dos prêmios. Ele destacou as grandes oportunidades em energias renováveis e redes apresentadas pela transição energética e que, embora os projetos da Iberdrola sejam de grande dimensão, o tempo em que alcançam a rentabilidade é relativamente curto em média, graças à diversificação de tecnologias e geografias.