Notícia
A demanda ultrapassou 3 bilhões de euros, com mais de 185 investidores internacionais
Iberdrola reabre o Euromercado para renda fixa com uma emissão de bônus verdes de 1 bilhão de euros
- Com um vencimento de dez anos, o cupom foi fixado em 1,375%, demonstrando a liderança da Iberdrola neste tipo de emissão, em um contexto de mercado complexo, marcado pela instabilidade dos últimos dias
A Iberdrola reabriu o mercado de renda fixa na Europa em meio à crise gerada pela guerra na Ucrânia, fechando com sucesso a emissão de um novo bônus verde no valor de 1 bilhão de euros e com vencimento de dez anos. A empresa se tornou assim o primeiro emissor espanhol a entrar no mercado na situação atual e um dos primeiros europeus, juntamente com a alemã BASF, a dinamarquesa Vestas e a americana Berkshire Hathaway, que a acompanharam hoje.
Esta operação lhe permite reforçar sua já confortável posição de liquidez, antecipando uma grande parte do financiamento que será concedido durante 2022 em excelentes condições e reduzindo o risco de mercado devido à evolução das taxas de juros e das margens de crédito.
Com uma demanda superior a 3 bilhões de euros, o cupom foi fixado em 1,375%, o que se tornou possível ao atingir um diferencial de 60 pontos-base sobre o marco de referência do midswap para o prazo correspondente.
As boas condições obtidas demonstram a solidez e robustez da solvência da Iberdrola, assim como a liderança da Iberdrola em sua estratégia de financiamento verde, e endossa sua trajetória nos mercados financeiros. Em particular, a emissão foi colocada entre 181 investidores, principalmente da Europa e do Reino Unido.
Os bônus verdes tendem a gerar maior demanda e menores custos, pois o interesse dos investidores socialmente responsáveis é acrescentado ao interesse dos investidores regulares. Uma grande parte da transação (69% de acordo com o BBVA, Green Advisor da transação) foi colocada entre este grupo de investidores, portanto a Iberdrola continua diversificando sua base de investidores e expandindo a demanda, o que melhora a execução destas transações em tempos difíceis de mercado.
Os fundos obtidos serão utilizados para financiar parcialmente os investimentos do grupo em instalações renováveis de eólicas offshore na França (o parque eólico offshore de St. Brieuc) e na Alemanha (Baltic Eagle).
Nove bancos internacionais líderes, como o Bank of America (Coordenador), Citibank, BNP, HSBC, BBVA, Santander, Sumitomo, Intesa San Paolo e ING, participaram da colocação, em um contexto de mercado extremamente volátil devido à incerteza global gerada pela guerra na Ucrânia.
Com esta nova emissão, a empresa presidida por Ignacio Galán continua consolidando sua liderança em financiamento sustentável, com mais de 39 bilhões de euros de operações pendentes, dos quais cerca de 16 bilhões de euros são emissões de bônus verdes.
Uma das principais características dos bônus verdes é que os fundos captados são utilizados para financiar projetos sustentáveis, socialmente responsáveis e com impacto positivo para o meio ambiente.