Notícia
2022-07-05 01:43:00.0Iberdrola para medir a pegada de carbono do festival de música Mad Cool
- O evento deve atrair cerca de 60.000 pessoas por dia entre 6 e 10 de julho.
- A empresa planeja aumentar a conscientização e tomar medidas de redução e compensação em edições futuras graças à tecnologia da GreeMko.
Iberdrola, através de seu programa PERSEO Start-ups, está dando mais um passo em direção à sustentabilidade no Madre Cool, um dos principais festivais de música europeus realizados em Madri, em seu caminho para a descarbonização. Este projeto será implementado pelo start-up espanhol GreeMko, Green Management Technology, que tem uma solução de software que ajuda as empresas em seu caminho para a sustentabilidade e a neutralidade de carbono.
Ambas as empresas medirão a pegada de carbono do evento e conscientizarão os participantes sobre o impacto de suas viagens, a fim de tomar medidas para reduzir e compensar as emissões nas futuras edições do Mad Cool. Estima-se que o evento, que será realizado entre 6 e 10 de julho e do qual Iberdrola é um parceiro sustentável, contará com a presença de mais de 60.000 pessoas por dia.
Entre outras coisas, será calculada a pegada de carbono associada ao consumo de combustível, eletricidade e gases refrigerantes, assim como as viagens dos participantes e funcionários. Isto permitirá à organização consultar todos os dados em tempo real e desenvolver uma estratégia para reduzir e compensar as emissões em eventos futuros. A medição é o primeiro passo para se tornar neutro em carbono.
Os códigos QR serão localizados em locais estratégicos durante todo o evento para que os participantes possam completar uma pesquisa de mobilidade para calcular instantaneamente o impacto de sua viagem até o evento. Além disso, os painéis solares em forma de girassol estarão localizados dentro do local, um ao lado da etapa "TheLoop Powered by Iberdrola", contribuindo com energia 100% limpa para a energia necessária para a realização do evento.
15 años innovando con ‘start ups’
Desde sua criação em 2008, a PERSEO investiu mais de 100 milhões de euros em start-ups que desenvolvem tecnologias e modelos de negócios inovadores, com foco naqueles que melhoram a sustentabilidade do setor energético através de uma maior eletrificação e descarbonização da economia.
O programa concentrou suas atividades na análise de oportunidades de negócios e colaboração tecnológica com start-ups e empresas emergentes ao redor do mundo, analisando 300 empresas a cada ano e criando um ecossistema de quase 7.000 empresas empreendedoras. Este instrumento de investimento atualmente detém uma carteira de oito empresas.
Através da PERSEO, a Iberdrola realiza mais de 25 testes reais de tecnologias por ano, que servem como um primeiro passo para o estabelecimento de uma relação comercial ou parceria com start-ups. Além disso, nos últimos dois anos o grupo lançou um total de quatorze desafios nos quais participaram 700 empresas iniciantes.
Além da contribuição financeira, o apoio da PERSEO a estas empresas tem sido fundamental na definição de seus produtos e negócios, oferecendo-lhes seu conhecimento e acesso ao mercado da Iberdrola. Por outro lado, o trabalho realizado com as start-ups tem servido à Iberdrola como uma antena tecnológica para descobrir para onde seu setor está se dirigindo.
Energía competitiva y sostenible y equilibrio del medio ambiente
A Iberdrola redobrou seus esforços para preservar ecossistemas saudáveis como elementos-chave para o crescimento sustentável. A este respeito, o grupo - líder internacional na luta contra a mudança climática e líder mundial em energias renováveis - estabeleceu o objetivo de alcançar zero perda líquida de biodiversidade até 2030, concentrando-se, sempre que possível, em um impacto líquido positivo no desenvolvimento de novas infra-estruturas.
Como parte deste compromisso, a Iberdrola anunciou o plantio de mais de 20 milhões de árvores até 2030. Este importante compromisso, através de seu Programa Árvore, significará a absorção de mais de seis milhões de toneladas de dióxido de carbono em 30 anos e ocupará a superfície de 25.000 campos de futebol. Esta absorção de CO2 seria equivalente às emissões de um carro que circula 116 vezes ao redor da Terra.
O Programa Árvore da Iberdrola está alinhado com as Metas de Desenvolvimento Sustentável (SDG 15) das Nações Unidas e a Agenda 2030. Faz parte do compromisso da Iberdrola com a preservação dos ecossistemas e da biodiversidade, assim como com a descarbonização para combater a mudança climática.