Notícia

2024-03-11 16:24:00.0

Iberdrola obtém a mais alta classificação de sustentabilidade da Fitch

  • A agência garante que a companhia elétrica tem um plano de transição confiável e que orientou grande parte de seu modelo de negócios para atividades "verdes".
  • A grande maioria dos investimentos da empresa está dirigida a negócios alinhados com a taxonomia da UE e a atividades consideradas ecológicas.
     

A agência de classificação Fitch Sustainable atribuiu à Iberdrola a classificação "Green", a mais alta em transição verde. De acordo com a avaliação da agência, a empresa tem um plano de transição confiável e já orientou grande parte de seu modelo de negócios para atividades mais "verdes".

A Iberdrola conta com objetivos ambiciosos, uma vez que busca atingir zero emissões líquidas dos escopos 1, 2 e 3 até 2040, antes que seus concorrentes, que estabeleceram uma meta para 2050. A empresa se comprometeu a reduzir as emissões absolutas em todas as áreas em 90% até 2039, tendo 2020 como ano-base. Em termos de metas intermediárias, a Iberdrola se comprometeu a reduzir suas emissões absolutas de GEE dos escopos 1, 2 e 3 em 65% até 2030, a partir de um ano-base de 2020.

A Iberdrola está tomando medidas para lidar com a transição energética, investindo fortemente na produção de eletricidade renovável. A grande maioria de seus investimentos está em atividades alinhadas com a taxonomia da UE e atividades que são consideradas ecológicas de acordo com essa avaliação.

A Iberdrola recebeu a classificação mais alta da Fitch Sustainable de acordo com sua metodologia, que mostra classificações que vão de "Black", a mais baixa, a "Green". As posições intermediárias são "Brown", "Light Brown", "Olive" e "Light Green". 

Comprometidos com a transição verde

A Iberdrola conta agora com uma capacidade renovável de mais de 42.000 MW – especificamente, 42.187 MW – depois de somar cerca de 3.250 MW de nova capacidade nos últimos 12 meses. Com isso, a empresa continua a impulsionar a autossuficiência, a eletrificação e, consequentemente, uma maior eficiência energética e econômica para todos os consumidores.

Devido ao seu compromisso com as energias renováveis, o Grupo gera energia 100% livre de emissões em países como Reino Unido, Brasil, França, Itália, Alemanha, Polônia, Portugal, Grécia, Romênia e Bulgária. A produção livre de emissões chega a 87% na Espanha. 

Em 2023, o grupo continuou a reduzir suas emissões para apenas 55 gramas de CO2/kWh na Europa, cerca de 80% a menos do que seus concorrentes. Graças à sua produção renovável de cerca de 80 bilhões de kWh, 6,3% a mais do que no ano anterior, a empresa poupou a atmosfera de quase 14 milhões de toneladas de CO2 em 2023.