Notícia
2024-10-31 09:00:00.0 - 2024-10-31 09:00:00.0 UTC +01:00Garantimos os primeiros 50 MW de energia fotovoltaica da nossa parceria com o Norges Bank Investment Management
- Iberdrola e Norges Bank Investment Management fecham os primeiros 50 MW do portfólio de desenvolvimento de energia fotovoltaica de 2.500 MW, estabelecido em sua aliança.
- Trata-se do projeto Peñarrubia, a primeira usina solar do portfólio a ser inaugurada, contribuindo, assim, à parceria entre as duas empresas.
- A conclusão do projeto Peñarrubia consolida o acordo de investimento conjunto de mais de 2 bilhões de euros.
A Iberdrola e o fundo soberano norueguês, administrado pelo Norges Bank Investment Management, garantiram os primeiros 50 MW de energia fotovoltaica de sua aliança de mais de 2 bilhões de euros. Trata-se da instalação fotovoltaica Peñarrubia, de 50 MW, em Múrcia.
Esse parque eólico consolida o acordo estratégica de mais de 2 bilhões de euros de investimento conjunto na Espanha e em Portugal, que já inclui outros projetos que já estavam em operação, atingindo assim quase 200 MW em operação na joint venture. A previsão é que outros ativos, atualmente em estágio avançado de construção, também entrem em operação no curto prazo.
O banco Norges e a Iberdrola trabalham juntos desde 2023 para acelerar a descarbonização na Espanha, um projeto que poderá ser ampliado a outros países no futuro. A Iberdrola terá uma participação majoritária de 51% nos ativos. Dessa forma, as empresas apresentam uma aliança sólida entre dois sócios preferidos cujo compromisso pode ser estendido a outras regiões geográficas.
O portfólio renovável de 2.500 MW desse projeto, estabelecido na aliança entre as duas empresas, terá a capacidade de fornecer energia para mais de 400.000 residências por ano, o que significará mais de 350.000 toneladas de CO2 evitadas por ano. No caso específico de Peñarrubia, localizada entre Yecla e Jumilla, a usina já produz energia limpa para abastecer mais de 25.000 residências por ano e contribui para evitar a emissão de 15.000 toneladas de CO2.
O sócio perfeito para coinvestir
O Norges Bank Investment Management, que administra o fundo soberano da Noruega, possui ativos sob gestão de cerca de 1,4 trilhão de euros e participações em mais de 9.000 empresas. A companhia detém em média, 1,4% de todas as empresas listadas em todo o mundo e 2,5% de todas as empresas listadas na Europa.
Além disso, o Norges Bank Investment Management é um dos principais acionistas da Iberdrola, com uma participação de mais de 3% há mais de sete anos. Como resultado dessa relação, o Norges Bank Investment Management decidiu realizar seu primeiro investimento direto em ativos renováveis na Espanha com a Iberdrola, a maior empresa de eletricidade da Europa por capitalização e a segunda maior do mundo.
A Iberdrola e o Norges Bank Investment Management criam, assim, uma parceria sólida entre dois sócios preferidos cujo compromisso pode ser estendido a oportunidades renováveis adicionais em outras regiões.
Parcerias para crescer
Nos últimos meses, o grupo de energia assinou uma série de parcerias de longo prazo para promover a descarbonização da economia:
- Na semana passada, a Iberdrola fechou a compra da empresa britânica ENW para continuar sua expansão nessa região.
- A BP e a Iberdrola formaram uma joint venture 50/50 para desenvolver um projeto de hidrogênio verde de 25 MW, a maior usina da Espanha, para a qual anunciaram a decisão final de investimento em setembro.
- Em janeiro de 2023, a empresa assinou uma aliança de energia renovável de 1.265 MW na Espanha com o Norges Bank Investment Management, que foi prorrogada em janeiro e abril deste ano para atingir o valor de 2.500 MW do acordo.
- Em dezembro, a Iberdrola fechou um acordo com a Masdar para coinvestir 15 bilhões em energia eólica offshore e hidrogênio verde na Alemanha, no Reino Unido e nos EUA, após o acordo de investimento anunciado em julho para investir conjuntamente no parque eólico offshore Baltic Eagle.
- Em setembro de 2023, Iberdrola fechou um acordo com a GIC para a expansão das linhas de transmissão no Brasil por 430 milhões de euros.
- A empresa vendeu mais de 8.400 MW de usinas de gás de ciclo combinado no México por 6,2 bilhões de dólares.
- A Iberdrola e a BP também assinaram uma aliança estratégica em março de 2023 para instalar 11.700 pontos de recarga rápida na Espanha e em Portugal, e lançaram sua joint venture em 1º de dezembro.
- A Iberdrola e a MAPFRE avançaram em sua aliança estratégica ao instalar 150 MW por meio de uma sociedade conjunta que já conta com 450 MW.
- Além disso, há alguns meses, a Iberdrola assinou uma aliança com a Energy Infrastructure Partners para coinvestir no parque eólico offshore de Wikinger e aumentar seu portfólio eólico em alto-mar.