Notícia
Por segundo ano consecutivo, a companhia energética lidera o ranking graças ao seu compromisso com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)
Iberdrola, melhor empresa do Índice OpenODS
- A Iberdrola foi selecionada como empresa de referência do OpenODS Index, a primeira plataforma de classificação e transparência no cumprimento dos objetivos de desenvolvimento sustentável
- O Grupo incluiu os ODS da Agenda 2030 da ONU em sua estratégia empresarial e em sua Política de sustentabilidade
A Iberdrola recebeu outro reconhecimento pelo seu compromisso com a consecução dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A Companhia foi selecionada como empresa de referência do OpenODS Index, a primeira plataforma de classificação e transparência no cumprimento dos objetivos de desenvolvimento sustentável.
A Iberdrola ocupa o primeiro lugar desse ranking, entre um total de 35 empresas espanholas (as mesmas que fazem parte do principal índice bolsista espanhol Ibex 35), perfazendo a maior pontuação no total das três fases de implantação da Agenda 2030 do Sistema OpenODS: alinhamento, localização e implementação e acompanhamento.
A plataforma OpenODS Index oferece a um público global o primeiro nó digital desde o qual qualquer organização, pública ou privada, grande ou pequena, pode informar seus progressos no referente ao cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
Iberdrola comprometida com os ODS
A Iberdrola incluiu os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas na sua estratégia empresarial e na sua Política de sustentabilidade.
Convencida que a recuperação da economia e da criação de empregos somente pode ser verde, a Iberdrola defende o impulso à transição rumo a um novo modelo socioeconômico que seja climaticamente neutro, resiliente, sustentável e inclusivo. Por essa razão, e em consonância com sua atividade, o Grupo põe o foco principalmente no ODS 7 ("energia acessível e limpa") e no ODS 13 ("ação contra a mudança global do clima").
Esse esforço converteu a Iberdrola na maior produtora de energia eólica do mundo e líder em energias renováveis em âmbito global, graças aos seus investimentos de mais de 120 bilhões de euros nos últimos 20 anos. A Iberdrola se antecipou à atual transição energética, sendo uma referência internacional no combate contra as mudanças climáticas, com o objetivo de ser neutra em carbono na Europa até 2030 e globalmente até 2050.
Para tal, propôs acelerar seus investimentos em energias renováveis, digitalização e mobilidade elétrica, contribuindo de forma direta para o ODS 9 ("indústria, inovação e infraestrutura"). A Companhia anunciou um plano de investimento histórico de 75 bilhões de euros até 2025 —ampliado agora para 150 bilhões até 2030— que se concentra principalmente nas energias renováveis e nas redes inteligentes.
A empresa também contribui de forma indireta para os restantes ODS. A contribuição da Iberdrola para o desenvolvimento social e econômico das comunidades onde está presente e para a proteção do meio ambiente está baseada em um modelo de negócio energético sustentável. Neste sentido, protagonizou investimentos recorde para contribuir para a reativação da economia e a criação de empregos. Igualmente, se propôs realizar cerca de 20.000 novas contratações entre 2020 e 2025. Em termos globais, a atividade da Companhia ajuda na manutenção de 400.000 empregos, que serão aproximadamente 500.000 em 2025.