Notícia
2024-10-16 08:04:00.0 - 2024-10-16 08:04:00.0 UTC +02:00Iberdrola e Masdar concluem instalação das turbinas eólicas do parque eólico 'offshore' Baltic Eagle
- No total, as 50 turbinas operam com uma capacidade de 476 MW e gerarão energia renovável suficiente para abastecer 475.000 residências na Alemanha.
- O parque eólico offshore acaba de ser conectado à rede elétrica nacional.
A instalação das 50 turbinas do parque eólico offshore Baltic Eagle, de 476 MW, foi con-cluída com sucesso. O projeto faz parte do acordo estratégico entre a Iberdrola e a Abu Dhabi Future Energy Company – Masdar.
Quando estiver em operação, o parque Baltic Eagle, que já está conectado à rede elétrica, fornecerá energia renovável para cerca de 475.000 residências e reduzirá as emissões de CO2 em cerca de 800.000 toneladas por ano.
Cada uma das 50 turbinas eólicas, fornecidas pela Vestas e instaladas pela Fred Olsen Windcarrier, funcionam com uma capacidade unitária de 9,53 MW.
O Baltic Eagle é o segundo dos três grandes parques eólicos da Iberdrola na Alemanha, juntamente com o Wikinger (350 MW, em operação) e o Windanker (315 MW, em planeja-mento). Juntos, esses parques eólicos offshore formam o Baltic Hub da Iberdrola.
O Baltic Eagle é o primeiro projeto da Masdar com a Iberdrola, além de ser o primeiro da empresa na Alemanha e o que contou com o maior financiamento até hoje.
"A conclusão da instalação de turbinas no parque eólico Baltic Eagle é um marco impor-tante em um ano recorde para o negócio eólico offshore da Iberdrola. Com esse projeto, a Iberdrola está próxima de atingir 5.000 MW de capacidade eólica offshore global até o final de 2026", afirmou Ignacio Galán, presidente executivo da Iberdrola.
"Quando estiver totalmente operacional, o Baltic Eagle, o segundo parque eólico offshore do complexo Baltic Hub, será muito importante para a transição energética da Alemanha, fornecendo energia limpa para quase meio milhão de residências e reduzindo as emissões de CO2", acrescentou.
O presidente executivo destacou que "esse marco histórico foi alcançado graças à sólida relação com a Masdar, que compartilha nossa visão de contar com a energia eólica offshore para acelerar a independência energética na Europa. Isso também foi possível graças à experiência e ao compromisso incansável da equipe que trabalha no projeto".
Sua Excelência Sultan Al Jaber, Ministro da Indústria e Tecnologia Avançada dos Emirados Árabes Unidos, Presidente da Masdar e Presidente da COP28, disse: "A instalação da últi-ma turbina do parque eólico offshore Baltic Eagle é um marco emocionante. Com o an-damento do projeto dentro do cronograma, o Baltic Eagle abastecerá 475.000 residências alemãs com energia limpa e renovável. Essa conquista também fortalece a parceria da Masdar com a Iberdrola, promovendo uma grande expansão do nosso portfólio eólico offshore e avançando na transição energética global. Nossa colaboração, reforçada pelo acordo de 15 bilhões de euros assinado na COP28 nos Emirados Árabes Unidos, reafirma nosso compromisso conjunto de ajudar a triplicar a capacidade global de energia renová-vel até 2030."
O CEO da Masdar, Mohamed Jameel Al Ramahi, declarou: "O anúncio de hoje é um marco importante no progresso do Baltic Eagle, o projeto que lançou nossa parceria com a Iber-drola em julho do ano passado, reunindo duas empresas líderes em energia limpa. A energia eólica offshore é uma tecnologia vital para a transição energética, e a Masdar espera que a relação com a Iberdrola desenvolva mais projetos transformadores que nos condu-zam rumo às emissões zero na Europa".
Até 2026, o Baltic Hub terá uma capacidade total de mais de 1.100 MW e gerará investimen-tos de cerca de 3,7 bilhões de euros. O parque eólico offshore Baltic Eagle é uma parte importante da estratégia de crescimento da Iberdrola na Alemanha. A Iberdrola está tra-balhando com os principais agentes da economia alemã para ajudá-los a atingir suas me-tas climáticas.
Um elemento-chave disso é a parceria estratégica da Iberdrola com a Masdar. As duas empresas assinaram uma aliança para investir de forma conjunta no Baltic Eagle em julho de 2023. Na COP28, elas anunciaram um acordo adicional de 15 bilhões de euros para ex-plorar o desenvolvimento conjunto de projetos de energia eólica offshore e hidrogênio verde em mercados importantes como a Alemanha, o Reino Unido e os EUA.
A Masdar tem um compromisso de longo prazo para promover projetos eólicos offshore em todo o mundo. Seu objetivo é atingir um portfólio de energia renovável de 100 GW até 2030, com o objetivo de triplicar a capacidade global de energia renovável até o final da década.