Notícia
2025-02-13 15:50:00.0 - 2025-02-13 15:50:00.0 UTC +01:00Iberdrola se une à Marinas de España para eletrificar as marinas do país
A Iberdrola e a Marinas de España, a Federação Espanhola de Associações de Marinas e Portos Turísticos, firmaram um acordo de colaboração para implementar soluções de eletrificação com o objetivo de promover a descarbonização dos 180 marinas pertencentes às associações da Andaluzia, Astúrias, Ilhas Baleares, Ilhas Canárias, Catalunha, Galícia, Múrcia e Valência. A foco é melhorar a competitividade e reduzir a dependência dos combustíveis fósseis.
O primeiro passo dessa parceria será realizar uma análise setorial por meio do Net Zero Emissions Manager da Balantia. A plataforma, lançada recentemente após a aquisição de 100% da Balantia pela Iberdrola, calcula a pegada de CO2, identificando os processos de maior impacto e elaborando automaticamente um plano de descarbonização focado no cumprimento das normas e metas climáticas para 2030 e 2050. Além disso, gerencia dados de inventário de equipamentos, perfis de ativos e faturas.
Com base nos resultados, será desenvolvido um plano de eletrificação para descarbonizar e aumentar a competitividade das marinas, contemplando, entre outras soluções, pontos de recarga para veículos e embarcações elétricas, autoconsumo fotovoltaico, eletrificação de sistemas térmicos e tarifas de fornecimento de energia com garantias de origem, além de outras soluções que possam agregar valor.
Por outro lado, para as emissões que não puderem ser reduzidas, a Iberdrola, por meio do Carbon2Nature, oferece às empresas créditos de carbono de alta qualidade com base em projetos naturais que absorvem CO2, fomentam a economia circular e promovem o desenvolvimento sustentável.
Leia a notícia completa na Sala de Comunicação da Iberdrola Espanha.